SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

28 abril 2018

Em Defesa do FC Porto

28 abril 2018 1 Comentários
COMPLETAM-SE HOJE 106 ANOS EM QUE SE REALIZOU O PRIMEIRO JOGO COM O FC PORTO.



O texto de hoje não é acerca disso pois já foi por duas vezes feita a respectiva evocação. Aquando do Centenário (em 28 de Abril de 2012; clicar) e quando este blogue homenageou os pioneiros em cada tipo de viagem, pois para realizar esse jogo o "Glorioso" fez a primeira longa viagem de comboio, sem ser a Carcavelos ou à Amadora, mas sim à cidade do Porto (em 30 de Agosto de 2016; clicar). 



O texto de hoje é acerca de uma promessa que foi publicada neste blogue, em 12 de Outubro de 2011 para desmentir uma vigarice a propósito da Fundação do FC Porto. É que o pintecostismo quer fazer passar a ideia que o FCP durante 82 anos, até 1988 comemorou o aniversário em 2 de Agosto referente a 1906 porque não se tinha "descoberto" que afinal a fundação era 13 anos antes. Só em 1987, isso foi possível, quando o topogigio Rui Guedes descobriu ao publicar a «Fotobiografia do FC Porto». Ora isso é uma mentira gigantesca pois sempre se soube que houve uma tentativa de fazer um FCP em 1893, só que também sempre se soube que a notícia de 1893 nada tem a ver com a verdadeira fundação em 2 de Agosto de 1906. Sempre se soube porque os fundadores sempre negaram e isso foi diversas vezes publicado em jornais da época. E isso foi escrito neste blogue como se pode comprovar (clicar)  Pois hoje são publicadas digitalizações de uma dessas justificações. Há muitas outras, mas esta, a de hoje, foi publicada na página 5 do jornal "Mundo Desportivo", em 20 de Outubro de 1954. Há mais de 63 anos. Segue-se o comprovativo que foi publicado neste blogue em 2011 e a seguir publicam-se as digitalizações de 1954. 



A NOTA FINAL completa desse texto publicado neste blogue em 12 de Outubro de 2011:



Quem vicia a própria Fundação e os nomes dos Fundadores pode viciar tudo. Mesmo tudo. TUDO! É gente sem vergonha, inqualificável e sem valores nem pingo de honestidade

Alberto Miguéns

NOTA FINAL: O texto de António Martins foi publicado, na edição de 1 de Março de 1926, do extinto semanário «O Tripeiro» editado na cidade do Porto. De referir que António Nicolau de Almeida certamente que o leu e não contestou pois viria a falecer em 21 de Fevereiro de 1948, ou seja, 22 anos depois da descrição da Fundação feita por António Martins e publicada num jornal da cidade!
1 comentários
  1. Que aldrabões. O tal clube Lisbonense, que era capitaneado pelo Pinto Bastos DO CIF, era um misto de clubes de Lisboa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: