A criação deste Blogue, ideia de António Melo, tem como objectivo divulgar, defender o Sport Lisboa e Benfica e a sua Gloriosa história. Qualquer opinião aqui expressa vinculará apenas o seu autor, Alberto Miguéns.

SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

02/12/2014

Ser Boneco

02/12/2014 + 0 Comentários API
É POR ESTAS E POR OUTRAS QUE EVITO VER JOGOS FORA DA "CATEDRAL".


Mais uma vez fizeram dos Benfiquistas bonecos. Talvez porque as iniciais são as mesmas. Mas também por outros "assuntos".

Mais a pagar muito mais
Os Benfiquistas são os adeptos que mais contribuem para encher estádios e cofres. Preenchem mais os sectores das bancadas reservados aos adeptos visitantes, o Benfica atrai mais os adeptos dos clubes locais (querem ver o "Manto Sagrado" ao vivo e a cores) e pagam os bilhetes mais caros.



Ser maltratado
Depois os adeptos do "Glorioso" são mal recebidos. Lugares porcos, sem cadeiras, com estas em mau estado, sem manutenção porque geralmente em bancadas sistematicamente fechadas durante a temporada. Instalações sanitárias abandonadas. Domínio do pó em detrimento da limpeza. Barreiras a desprezar os espectadores pagantes, obrigados a ficar em filas intermináveis, com controles de entrada apertados, menos para detectar proibições e mais para dificultar o acesso aos lugares que é feito passo-a-passo ou "gota-a-gota".



Porquê?
Por que somos mais. Por que o Benfica tem mais probabilidades de derrotar o clube local. Por que somos mais fervorosos (até de mais como foi o caso de Coimbra com os petardos estúpidos). Tudo duplica ou até quintuplica quando o clube local se quer mostrar como Anti-Benfica para fazer fretes ao FC Porto.

Depois há as nossas "culpas"
O facto do Clube, a nível de propaganda, ser arrogante tem feito crescer o ódio dos adeptos de clubes mais pequenos contra o Benfica. O Benfica que até há alguns anos além de ser o clube com mais adeptos em Portugal era o segundo clube da simpatia dos portugueses (apenas os sportinguistas e portistas não o indicavam como segundo clube "espalhando" a simpatia por outros clubes pulverizando as escolhas) os adeptos de outros emblemas tinham como "segundo clube" o Benfica. Já não é assim! Os adeptos, principalmente os mais jovens, odeiam o Benfica. NOTA: é uma ideia que resulta de conversas com jovens adolescentes e jovens adultos (sou professor) e visualização. Porque, incrivelmente, desde 2002 (há mais de uma década) que não é feito, em Portugal, uma sondagem acerca das preferências clubísticas. Há países - Brasil, Espanha, Inglaterra - onde são feitas pesquisas/ sondagens anualmente.

Experiência pessoal
Entre muitas peripécias que, raramente, não enxovalhavam (tentavam enxovalhar...) o meu Benfiquismo recordo a gota de água que fez transbordar o copo... até hoje. Em Leiria (ainda pré-estádio actual) depois de pagar um preço pornográfico para lugares inqualificáveis (era muito mais fácil fazer de urinol nos pinheiros atrás das bancadas, mas que estavam plantados e bem crescidos dentro do estádio, do que ir aos urinóis de facto), no final do jogo "roubado" pelo árbitro António Costa ainda tive que ouvir um sócio do UD Leiria afirmar que tinha visto o jogo de borla e pagava uma quota mensal simbólica (era 7/8 vezes mais baixa que a do SLB) porque: «Basta um Leiria-Benfica por ano para serem vocês a pagarem-nos os bilhetes e quotas!» Adeus.

Viva o Benfica! E os Benfiquistas. 
Com destaque para os inocentes que levaram 
porrada sem piedade (psp) conimbricense

Alberto Miguéns

NOTA FINAL: Percebo que quem vive a receber do futebol - dirigentes, treinadores, futebolistas, árbitros, jornalistas, funcionários vários e variados - goste do que (e como se joga) em Portugal. Mas os adeptos - que o pagam - gostam?

MELHORES ATAQUES NA PRIMEIRA LIGA
(Após 11 jornadas)
Clas
Golos
Clube
1.º
25
SL BENFICA
2.º
24
FC Porto
3.º
22
Vitória SC Guimarães
4.ºs

21
SC Braga
21
Sporting CP
6.ºs

19
Rio Ave FC
19
CS Marítimo
8.ºs
16
FC Paços Ferreira
16
GD Estoril Praia
10.º
15
CF "Os Belenenses"
11.ºs

8
Talisca
8
Jackson Martínez
8
Maazou
8
Moreirense FC
8
Vitória FC Setúbal
16.ºs
7
Deyverson
7
Boavista FC
7
CD Nacional
7
Ass. Académica Coimbra
7
Gil Vicente FC
7
FC Penafiel
22.ºs

6
Hassan
6
Bruno Moreira
6
Slimani
6
FC Arouca



0 comentários
comentários

Enviar um comentário

Em Defesa do Benfica no seu E-mail