A criação deste Blogue, ideia de António Melo, tem como objectivo divulgar, defender o Sport Lisboa e Benfica e a sua Gloriosa história. Qualquer opinião aqui expressa vinculará apenas o seu autor, Alberto Miguéns.

SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

06/09/2014

Se Este Não é um Plantel Para Ser Campeão...

06/09/2014 + 0 Comentários
... O QUE É UM PLANTEL PARA SER CAMPEÃO?


Olho para os jogadores do Benfica (2014/15) e comparo este plantel com o do FC Porto e não vejo grandes diferenças de qualidade. Nem melhor, nem pior... O que estão é mais próximos em 2014/15 do que em 2013/14. Também pelo que já se viu... podem "des -aproximá-los". Afastá-los "à força"!

Quando "eles" assobiam para o lado
Vamos ter outra vez o FCP a beneficiar da mediocridade do "Futeluso" para o qual os media (televisões, telefonias e jornais) são coniventes! Fortes com os fracos, fracos com os fortes!



Note-se a dificuldade em fazer um bom trabalho de imagem, num esforço monumental, pois a Sport TV não mostrou mais imagens do que aquelas que foram exibidas durante o jogo "em tempo real". Mesmo passados tantos dias seria bom que a Sport TV mostrasse mais imagens (de outros ângulos e perspectivas). Para a Sport TV dois ditados populares: Quem não deve não teme. Mais vale tarde do que nunca!

O plantel do Sporting CP parece mais fraco. Até em relação ao de 2013/14. Mas o certo é que o futebol tem sempre duas perspectivas e dois conceitos.


Há a teoria e a prática
Há o plantel e depois as equipas que se estruturam (retiradas do plantel).
O ataque ganha jogos, a defesa ganha títulos e o plantel define a temporada.

Teórico-prático
Sendo um jogo por vezes a teoria perde com a prática. Foi o que aconteceu na última jornada. Perder dois pontos, por que o jogo foi na "Catedral" frente ao Sporting CP. Estou para ver onde (e quando) irá o Benfica recuperar estes dois pontos!

Prático-teórico
Um campeonato é uma maratona. No início é mais fácil acontecerem surpresas. Com o desenrolar do campeonato (34 jornadas) os plantéis fazem a diferença. No início conseguem-se extrair equipas em confronto semelhantes "tiradas" de plantéis com capacidades distintas, ou pelo menos, de valor desigual. Parece-me que foi isso que ocorreu no "Dérbi de Lisboa". Lá para a 10.ª jornada as probabilidades do Sporting CP perder aumentariam.

Teórico-teórico
Nos três jogos em 2014/15 entre os três primeiros classificados da temporada anterior (2013/14) o Sporting CP foi o que teve mais sorte no sorteio. Joga com Benfica (3.ª jornada) e FC Porto (6.ª jornada) quando ainda não se faz sentir, no plantel, a erosão da competição. O FCP frente ao SLB já vai ser na fase da consolidação das equipas (13.ª jornada). É fundamental, até lá, recuperar os dois pontos de atraso face aos portistas.

Prático-prático
Após três jogos o Benfica tem menos dois pontos (duas vitórias e um empate, com quatro-a-um em golos). Tinha três jogos para fazer nove pontos mas só somou sete. A margem de manobra estreitou para o FC Porto. Só colando-se ao FC Porto até o visitar (13.ª jornada) poderá continuar a depender dos seus resultados para consagrar-se no final de Maio de 2015 como Bicampeão de Portugal.
Com três jornadas decorridas o mais forte é o FC Porto (totalista em pontos, nove em três jogos com três vitórias. Seis-a-zero em golos) mas ainda não teve um teste difícil. Será na 6.º jornada, no terreno do Sporting CP.
O Sporting CP revelou-se o mais fraco. Em três jogos, dois empates (a um golo) e uma vitória (em casa, aos 90+2 minutos, por 1-0 frente ao frágil FC Arouca). Mas o último empate soube a vitória, pois foi obtido na "Catedral" frente ao Campeão Nacional. Daqui a três jogos (6.ª jornada; casa; FC Porto) vai ser o tira-teimas. Tem ou não plantel para discutir o título.

Época 111 do Glorioso Futebol: 2014/15
Até 31 de Dezembro, com os plantéis estabilizados - a partir de amanhã o EDB vai dar uma palavrinhas acerca do que pensa em relação ao que conta, o do "Glorioso" - há muito para jogar e em jogo.

CALENDÁRIO INTEGRADO COM TODAS AS COMPETIÇÕES




SL BENFICA
FC Porto
Sporting CP

S
E
T

DOM
14
CN4
F
Vitória FC Set.
F
Vitória SC Gui.
C
CF "Os Belen."
TER
16
LC1
C
FC Zenit
C
FC BATE
F
NK Maribor
DOM
21
CN5
C
Moreirense FC
C
Boavista FC
F
Gil Vicente FC
QUA
24







DOM
28
CN6
F
GD Estoril Praia
F
Sporting CP
C
FC Porto

O
U
T
U
B
R
O
QUA
01
LC2
F
FC Bayer 04
F
FC Shakhtar
C
Chelsea FC
DOM
05
CN7
C
FC Arouca
C
SC Braga
F
FC Penafiel
QUA
08
Selecções Nacionais
DOM
12
"
QUA
15
Selecções Nacionais
DOM
19
TP






QUA
22
LC3
F
AS Mónaco FC
C
Athletic Club
F
FC Schalke 04
DOM
26
CN8
F
SC Braga
F
FC Arouca
C
CS Marítimo
QUA
29







N
O
V
E
M
B
R
O
DOM
02
CN9
C
Rio Ave FC
C
CD Nacional
F
Vitória SC Guim.
TER
04
LC4
C
AS Mónaco FC
F
Athletic Club
C
FC Schalke 04
DOM
09
CN10
F
CD Nacional
F
GD Estoril Praia
C
FC Paços Ferreira
QUA
16
Selecções Nacionais
DOM
23
TP






QUA
26
LC5
F
FC Zenit
F
FC BATE
C
NK Maribor
DOM
30
CN11
F
As. Académica
C
Rio Ave FC
C
Vitória FC Set.

D
E
Z
E
M
B
R
O

QUA
03







DOM
07
CN12
C
CF "Os Belen."
F
As. Académica
F
Boavista FC
TER
09
LC6
C
FC Bayer 04
C
FC Shakhtar
F
Chelsea FC
DOM
14
CN13
F
FC Porto
C
SL BENFICA
C
Moreirense FC
QUA
17
TP






DOM
21
CN14
C
Gil Vicente FC
C
Vitória FC Set.
F
CD Nacional
QUA
24
NATAL
DOM
28
TL






QUA
31
PASSAGEM DE ANO
NOTA: O FCP é o único que defronta para o campeonato nacional adversários da Liga Europa com estes a jogarem na quinta-feira para a fase de grupos da Liga Europa: GD Estoril Praia (6 de Novembro) e Rio Ave FC (27 de Novembro)

Viva o Benfica

Alberto Miguéns

PLANO PARA OS PRÓXIMOS DIAS
Amanhã (7): Umas palavrinhas acerca dos guarda-redes;
Depois de amanhã (8): Umas palavrinhas acerca da defesa;
Terça-feira (9): Umas palavrinhas acerca do meio-campo;
Quarta-feira (10): Umas palavrinhas acerca dos avançados
Quinta-feira (11): Umas palavrinhas acerca das competições
0 comentários
comentários

Enviar um comentário

Em Defesa do Benfica no seu E-mail