A criação deste Blogue, ideia de António Melo, tem como objectivo divulgar, defender o Sport Lisboa e Benfica e a sua Gloriosa história. Qualquer opinião aqui expressa vinculará apenas o seu autor, Alberto Miguéns.

SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

07/01/2012

Olivedesportos: De Cancro a Lixo

07/01/2012 + 10 Comentários
OPINIÃO
          
Neste início de 2012, com a divulgação dos programas com maiores audiências em 2011, ficou, mais uma vez, a saber-se que o Benfica é incomparável face aos restantes clubes desportivos e mesmo entre todos os programas que interessam aos telespectadores em Portugal.

VINTE PROGRAMAS COM MAIORES AUDIÊNCIAS EM 2011


Sem comparação
Entre os 20 programas mais vistos, estão 15 jogos de futebol. Entre os 15 jogos de futebol estão 5 da Selecção Nacional e 10 que envolvem clubes. Entre os 10 jogos de futebol a nível de clubes, o Benfica está em… oito (!) e o FC Porto em dois. Oito a dois! O SC Braga em três (um com o FC Porto e dois com o Benfica), Sporting CP está num devido ao Benfica, tal como o Vitória SC, de Guimarães (também num com o Benfica).

O Benfica é, de facto um clube, sem paralelo entre a simpatia (e o interesse) dos portugueses. O nosso valor no mercado televisivo é gigantesco face ao dos restantes clubes portugueses. Além de mostrar que somos o clube com mais simpatizantes (porque são poucos – percentualmente - os adeptos que assistem, integralmente, a jogos que não envolvam os seus clubes) estas audiências ilustram, na perfeição, o valor assimétrico do “Glorioso” no mercado televisivo de Portugal. São as maiores audiências que permitem maiores lucros para as operadoras de televisão. O Benfica é um gerador (e desmultiplicador) de lucros para todas as operadoras.

Um cancro chamado Olivedesportos
A empresa monopolista dos direitos televisivos do futebol nacional tem sido um factor retrógrado para a melhoria da qualidade do futebol português. Recebe muito e dá muito pouco. Em qualquer negócio que envolva espectáculos televisivos, quem explora deve fazer retornar aos organizadores dos espectáculos as verbas necessárias para poder melhorar a qualidade dos espectáculos. Todos ficariam a ganhar com o aumento da qualidade, até a Olivedesportos (Sport TV), que certamente teria mais assinantes e telespectadores se os espectáculos fossem melhores. Só que a Olivedesportos está no mercado televisivo por mesquinhez. Interessa-lhes explorar apenas o lado da “paixão” dos telespectadores e muito pouco o negócio Desporto/ Futebol. Por isso nunca poderá, nem deixará, internacionalizar as transmissões televisivas da Liga ZON Sagres. Não há nenhuma estação estrangeira a querer comprar direitos televisivos de espectáculos paupérrimos em 90/95 por cento dos 240 jogos (oito por jornada em 30 jornadas) do campeonato nacional. Poucos golos, bancadas vazias, jogos tácticos entre treinadores e número muito elevado de futebolistas caceteiros vocacionados em destruir, rotinados para não deixar jogar, com instruções, prioritárias, para evitar que se marquem golos.

Será verdade que a política de preços de bilhetes elevados para as bancadas dos estádios deve-se a imposição da Olivedesportos para “justificar” a opção em “ser mais barato assinar a Sport TV que frequentar os estádios”?

A Olivedesportos transforma luxo em lixo
O outro lado negativo são as diferenças de tratamento nos contratos com os clubes. Num negócio que vive da venda de assinaturas e da publicidade face às audiências, os clubes devem ser tratados proporcionalmente. Quem “oferece” mais retorno deve ter maiores receitas. Mas não é assim. Segundo consta, em relação aos lucros da Sport TV, o Benfica contribui com 40 por cento, cabendo ao par FC Porto/Sporting CP mais 30 por cento, sendo o restante (30 por cento) distribuído pelos outros… 29 clubes: 13 da Liga ZON Sagres e 16 da Liga Orangina (incluindo alguns que só dão prejuízo… mas nada a fazer porque fazem parte da competição, onde competem por direito próprio e conseguido em campo... espera-se)!

O “Glorioso” deveria receber aquilo que lhe é devido em função da maior capacidade em gerar receitas para a Sport TV. Pelo bem que é até deveria contribuir com menor percentagem para os lucros totais da Sport TV. Mas… mesmo admitindo paridade com Sporting CP e FC Porto, a Olivedesportos deve, moralmente, ao “Glorioso” milhões de euros após tantos anos com valores abaixo do valor justo. Mas… nem para o futuro querem corrigir o que está, no passado e presente, incorrecto?!

Será verdade que a política de contratos da Olivedesportos com os três principais clubes tem por base, ou seja é deliberado, impedir o Benfica de ter orçamentos mais robustos e elevados face a FC Porto e Sporting CP?

A Olivedesportos é um sorvedouro do dinheiro investido no desporto. Não dá o devido retorno para melhorar o espectáculo e explora o Benfica (dando-lhe menos…) para redistribuir (dando-lhes mais…) ao FC Porto e Sporting CP.

Alberto Miguéns

NOTA: As dificuldades do grupo liderado por Pais do Amaral (GPA) em conseguir garantias bancárias para comprar direitos televisivos “estreita a porta” das negociações do “Glorioso” para os novos contratos. Como não se percebe bem o que se está a passar com o GPA o EDB não traça cenários, nem “opina benfiquisticamente” acerca do assunto. Aguarda por novos desenvolvimentos. Depois falamos!
10 comentários
comentários
  1. Mas que trabalho soberbo.
    Carrega MIGUÉNS !!!!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo7/1/12 01:49

    Temos de acabar com a mama.

    ResponderEliminar
  3. Muito bom trabalho Alberto... e tu, como eu, deves estar preocupado com a reaproximação (real e não ficticia) da estrutura directiva do clube à Oliverdesportos.. Vou desenvolver em breve esses sinais - bem como a 3ª via (para lá do GPA e da Oliverdesportos) da conversão da Benfica TV num modelo de negócio que viabilize receitas e independencia - no meu BLOG. Deste deixo-te para já a antevisão táctica do U.Leiria - S.L.Benfica: http://meditandofutebol.blogspot.com/2012/01/antevisao-ao-uniao-de-leiria-x.html

    ResponderEliminar
  4. Grande post Miguéns!

    Gostaria que seguisse também o meu blog
    http://nosqueremosobenficacampeao.blogspot.com/

    Saudações Benfiquistas!

    ResponderEliminar
  5. Pode ser que agora com a saída de Sócrates a protecção que o governo e a CGD faziam ao grupo Olibeiredo acabe de vez...e como a pesca está mal já vai sendo dificil enviar Robalos...

    ResponderEliminar
  6. Muito bom, Miguéns! Continua!

    Os números aqui não mentem. Contra factos...!

    ResponderEliminar
  7. angolanovermelho7/1/12 23:25

    Caro Alberto Miguéns:
    Isto só vem reforçar o que há muito tempo se sabe, a força do Benfica.
    Provavelmente não será do agrado de muita comunicação social que o Benfica tenha esta capacidade de movimentar massas com esta energia, a guerra das audiências a tudo pode levar. Isto não tem a ver com qualquer teoria da conspiração, mas no mundo concorrencial em que vivemos - e a comunicação social não está arredada disso - existem porventura interesses tão diversos, que tudo vale para se ser lider.
    Há uns meses atrás, li um artigo que referia que a sportv facturava por época em publicidade na transmissão dos jogos do Benfica vinte e um milhões de euros e que com fcp + scp, vinte e quatro milhões, isto é, facturando praticamente tanto com o Benfica como com os outros dois juntos.
    Ainda esta semana, um orgão de comunicação social escrita, mencionou o presidente de um clube (penso que do U.Leiria), que referiu que o Benfica é o abono de família dos clubes, quando se desloca aos estádios destes. Tambem não é novidade.
    Na 5ª jornada da época de 2009/2010 em 20 de Setembro, no jogo Leiria/Benfica estiveram presentes 22676 espectadores (96%).
    Esta realidade incomoda muita gente; a própria liga, nas estatisticas da liga à 13ª jornada, em termos de número de espectadores por jogo tinha em primeiro lugar, o porto/Benfica da 6ª jornada com 49511, e onde nem sequer estava mencionado o Benfica/scp da 11ª jornada com 63146. Isto motivou inclusivamente comentários de alguns blogers que chamaram a atenção para isso. A verdade entretanto já está reposta.
    Em face de tudo isto, não sei o que leva a sportv na figura dos seus comentadores, a tecer alguns comentários muito pouco elegantes aos nossos jogos e aos nossos jogadores. Isto motivou há uns meses atrás inclusivamente, um comunicado do Benfica a mostrar o desagrado perante tais situações, recebendo posteriormente o contraditório.
    Por gerarmos enormes receitas à sportv, não pretendemos que se verguem perante nós, não, nada disso, queremos que todos sejam tratados de igual forma.
    Tenho toda a consideração pelo nosso Presidente e a instituição Benfica muito lhe deve. Sem ele não sei onde estariamos. Tirou o Benfica das cinzas e os Benfiquistas têm que lhe estar muito gratos por isso. Mas não concordo que recorrentemente mencione uma gratidão, quase eterna, à sportv por, em tempos nos ter ajudado.
    E o Benfica?... não tem sido o abono de família desta estação de tv?... está paga e repaga a ajuda que nos prestaram. A dívida de gratidão inverteu-se. A sportv sem o Benfica nunca será o que é e eles sabem isso. Não vejo a hora do final da época 2012/2013 !!!! Se quiserem continuar connosco, cheguem-se à frente.
    E isto é extensivel a outras estações de televisão.
    Já agora vou deixar aqui alguns números de espectadores de alguns jogos do U.Leiria em casa na época atrás referida.
    Ressalvo que não me move nada contra o U.Leiria, apenas foi a referência feita no texto ao comentário do presidente e para ilustrar a força do Benfica e a diferença em relação aos outros ditos grandes.

    - 1ªjor. Leiria/Rio Ave --------- 1808 -- 8%
    - 3ª " " /Marítimo -------- 1536 -- 7%
    - 5ª " " /Benfica --------- 22676 -- 96%
    - 8ª " " /Naval ----------- 946 -- 4%
    -10ª " " /Académica ------- 1749 -- 7%
    -12ª " " /Nacional -------- 817 -- 3%
    -14ª " " /Belenenses ------ 991 -- 4%
    .
    .
    .
    .
    -26ª " " /Braga ----------- 8669 -- 37%
    -28ª " " /Sporting -------- 4365 -- 19%
    -30ª " " /Porto ----------- 2694 -- 11%

    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
  8. Anónimo8/1/12 01:04

    Grande Miguéis...

    Nem de propósito, o Oliveira António, ao que parece embirrou com o irmão e zangam-se as comadres descobrem-se as verdades...parece que esta semana algo mais se vai descobrir sobre a podridão da Olivedesportos...

    http://comunidade.xl.pt/Record/blogs/bolanaarea/archive/2012/01/07/sporting-fc-porto-tamb-233-m-aqui.aspx

    ResponderEliminar
  9. Como se comprova o Benfica é o abono das transmissões de futebol. Será que não conseguimos vender os direitos dos nossos jogos a outra empresa que não a Olivedesportos que ainda ontem, pela voz de um dos seus sócios, disse taxativamente que "comandava o futebol português à 30 anos"?!
    Quanto ao Enorme Alberto Miguéns, espero sinceramente que alguém no Benfica se aperceba que fez um erro ao prescindir de uma verdadeira Enciclopédia Benfiquista e de Futebol. O Alberto Miguéns é daquelas pessoas que podemos estar horas a ouvir que não nos cansamos de querer saber mais. Resultados, momentos importantes, jogos decisivos, minutos de jogo(!), nomes de jogadores (!), factos, provas... Alberto Miguéns tudo isso sabe de cabeça! Já que o saudoso Macarrão não está já entre nós, só consigo ver alguém como o Alberto Miguéns à frente do Museu Cosme Damião! (Desculpe o caro Alberto escrever isto por aqui, mas acho realmente que se deve valorizar quem como o Alberto dedica tudo o que tem á procura e ao conhecimento)

    ResponderEliminar
  10. Outra grande questão é que não se sabe dos milhões que a olivedesportos recebe, quantos não entrarão por debaixo do pano, no saco azul da fruta ou de outras negociatas do fcp e do pc

    ResponderEliminar

Em Defesa do Benfica no seu E-mail