SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

06 fevereiro 2025

Aquisições em Janeiro? Mais do Mesmo!

06 fevereiro 2025 3 Comentários

NUNCA ACREDITO NESTAS CONTRATAÇÕES DE INVERNO TIPO "APROVEITAR OCASIÕES".


Este blogue abre uma excepção ao colocar uma imagem de um futeboliosta (Belotti) equipado sem ser À Benfica, mas só por ser o equipamento do Torino FC


Estes futebolistas vindos de clubes inferiores ao Benfica e que nem titulares são nesses clubes têm de me convencer a jogar com o «Manto Sagrado». Antes disso não me dizem, rigorosamente NADA à priori. Há sempre quem venha com Jonas, que não "rendia" no Valência CF e depois foi vedeta no Benfica. Mas cada vez - a cada época - se vai provando, mais e mais, que Jonas foi excepção à regra.

 

Tenho desde há anos sempre o mesmo princípio e nunca irei abdicar dele

O treinador deve ter plenos poderes para escolher quem entende para ser titular, suplente, a que minutos faz as substituições, quem por quem, etc. Deverá ser escrutinado diariamente pelas decisões que toma, em treinos, mas principalmente nos jogos. Todo o apoio durante a temporada - a menos que haja ruptura disfuncional entre pessoas (dirigentes, treinadores e futebolistas) - para no final se avaliar todo o trabalho. Sigo a ideia de Cruijff: «Num clube de futebol a pessoa mais importante é o treinador. O presidente só se torna mais importante quando tem de o despedir». Liberdade total para Bruno Lage decidir, ir avaliando as suas decisões (e resultados) e no final perceber se é (ou não) o treinador certo para fazer evoluir o «Glorioso Futebol».


À priori dando sempre o benefício da dúvida

 

Manu (16)

Parece-me a única contratação acertada e já assim pensava antes de se estrear com o «Manto Sagrado» frente ao Casa Pioa AC. É um centrocampista, mais recuado, diferente dos outros três: Florentino, Aursnes e Barreiro. Por isso pode ser titular para que a equipa crie superioridade (principalmente boas soluções) perante a equipa adversária que o Benfica vai defrontar ou saído do banco de suplentes pode alterar (para melhor) o que a equipa do Benfica está naquele momento a fazer em campo. Pode ser que tenha, em 2024/2025 o "efeito positivo" que Nuno Assis teve, em 2004/2005.

 

Bruma (27)

Sempre me pareceu, do pouco, muito pouco que vi dele e apenas quando foi adversário do Benfica, pois não vejo jogos de outros clubes, nem de selecções, que é futebolista para equipas que privilegiem o contra-ataque. Como o Benfica só joga assim na Liga dos Campeões e ele não pode jogar, parece-me que é uma contratação desnecessária. Preferia ter como prioridades para substituir Di María ou ser titular como médio-ala-esquerdo: Schjelderup, Arktürkoglu, Rollheiser, até João Rego, Prestianni ou Amdouni. E em breve Tiago Gouveia estará apto. Se é para só ter protagonismo frente ao FC Porto e/ou Sporting CP... dispenso.


Dahl (26)

Defesa-esquerdo que chega por empréstimo de um emblema actualmente muito inferior ao Benfica (AS Roma) onde nem era suplente do suplente dos titulares. Será eterno suplente de Carreras que é um dos melhores futebolistas do Benfica, em 2024/2025. Claro que com tantas competições é necessário ter um suplente para proteger Carreras ou jogar no impedimento deste, por castigo ou lesão. Temo que demore a adaptar-se e como é por empréstimo não chegue a provar o suficiente. Preferia aposta num futebolista mais jovem 18/19 anos já conhecedor do futebol português e do Benfica.

 

Belotti (19)

Nem conhecia (e ao que parece chegou a ser apontado como o "futuro goleador italiano") por isso informei-me com um "historiador" do Torino FC. Diz que o tempo passou por ele e que ele quando se apercebeu já era tarde. Com 31 anos e cada vez mais afastado da capacidade de fazer golos não me parece solução. Pavlidis, A. Cabral (se ficar) e Amdouni são-lhe superiores. Como o Benfica só pode utilizar um de cada vez - dois só em "desespero" por isso prefiro não ter dois em campo, pois é bom sinal - será outro empréstimo sem sentido. A jogar com um avançado não me parece que fosse prioridade a aquisição de um quarto avançado. Prefiro que A. Cabral fique a ter Belotti como alternativa a Pavlidis.


Estou pronto para ser enganado!

 

Alberto Miguéns

3 comentários
  1. Caro Alberto Miguens,
    Rui Costa ira provavelmente vir a BTV ter o seu momento "conversas em familia" em que nos explicara a logica dos movimentos no mercado.
    Tudo bem explicado, com folha excel e graficos muito bem feitos.
    Tudo claro, como agua barrenta.
    A verdade ira ficar detras da cortina.
    Sera apresentada uma logica desportiva que escondera as dificuldades financeiras. O imediatismo da pressao de tesouraria a sobrepor-se a uma estrategia de medio e longo prazo.
    O entreposto SLB continua bem activo.
    Ate quando iremos compactuar com isto?

    ResponderEliminar
  2. Só um pequeno aditamento - no caso de Bruma, mesmo que seja necessário com a justificação que é para substituir o Rafa parece, a meu ver, ser inconcebível que só agora, passados mais de 8 meses e depois do meio da época em curso é que tratem deste assunto...

    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
  3. Concordo no essencial com a análise do amigo Alberto. Acrescento apenas que talvez as duas contratações para o ataque tenham sido consideradas tendo em conta o mundial de clubes.
    Oxalá seja o último "mercado" sob a gerência desta direcção Vieirista.

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: