Este
FC Barcelona é de outro mundo. Futebol entediante mas eficiente. Depois de se
dizer que em meados do século XIX o futebol jogava-se com um guarda-redes e dez
avançados, agora o FC Barcelona parece jogar com “zero” avançados, porque tem
cinco centrocampistas versáteis que tanto são médios como avançados. Fazem os
dois sectores tácticos conforme as necessidades e circunstâncias.
Eu sei como vencer ao FC
Barcelona
Se não forem eficazes…
Se tiverem azar…
Se o adversário for eficaz...
Se o adversário tiver sorte...
A pontuar não dão hipóteses
A eliminar… talvez
Só um Benfica que domine em
Portugal…
…
poderá um dia ombrear com estes colossos, tal as diferenças de orçamento. Face às actuais diferenças, só podemos pensar/ sonhar em fazer brilharetes... Ser brilhante na Liga dos Campeões não está ao nosso alcance. Até porque temos um futebol positivo. Jogamos o "jogo pelo jogo". Não andamos à cacetada, nem temos cultura do ódio... E ainda bem!
3/5
Necessitamos de vencer, em Portugal, três campeonatos em cinco anos. E fazer sucessivas Ligas dos Campeões. Quando isso ocorrer estamos em condições de enfrentar, com consistência, os barcelonas desta vida desportiva.
O "Glorioso" não pode perder o norte
Para chegarmos ao patamar dos actuais colossos europeus temos de continuar a ser um "Clube do País". Manter a hegemonia de simpatizantes em todo o País, na diáspora portuguesa pelo mundo e nos PALOP´s. Por motivos financeiros e afectivos, estes os que exponenciam o Benfica como Clube Mítico.
Para chegarmos ao patamar dos actuais colossos europeus temos de continuar a ser um "Clube do País". Manter a hegemonia de simpatizantes em todo o País, na diáspora portuguesa pelo mundo e nos PALOP´s. Por motivos financeiros e afectivos, estes os que exponenciam o Benfica como Clube Mítico.
Não à Balcanização do futebol português
O Minho tem de continuar a ser Benfiquista. Por todas as razões e mais uma. É que a actual estratégia do adversário, imediatamente a sul do Minho, passa por erodir o Benfica em Braga e arredores, para depois se refastelar entre os adeptos, quando deixar cair o SC Braga. Um país como Portrugal - devido à sua fraqueza económica - só pode "fornecer" um grande clube para a Europa. E para um clube português ser grande na Europa tem de ser um "Clube do País".
26/74
A nossa “guerra” é outra. E
há já uma “batalha”, sábado frente ao SC Beira-Mar na “Catedral”.
Alberto
Miguéns
O Benfica tem de ter mais jogos destes. Irrita-me sobremaneira aqueles benfiquistas que sempre que há sorteios da Champions pedem equipinhas da liga europa. O Benfica fez-se grande a jogar contra os grandes e é a jogar contra os grandes que deve recuperar o estatuto. Tem de se habituar a jogar contra Barcelonas, Manchesters, Reais, Milans e por aí fora de modo a que quando jogue contra eles os jogadores não entrem nem a medo nem com uma postura de pedir autógrafos. E por outra evita cenas como a do ano passado do Drogba a gozar quando lhes calha o Benfica num sorteio.
ResponderEliminarOs grupos da Champions devem ser exactamente como este. Uma equipa forte e com grande nome, um equipa com nome mas ao nosso alcance (Celtic) e outra que pode ser de um nível mais fraco, mas deve ter sempre, sempre uma equipa grande.
É preciso ver que nós neste momento apenas somos grandes de nome, pois na prática poucas equipas nos levam a sério.
Para recuperar esse elan como dizes e bem, o Benfica TEM de se concentrar em ganhar campeonatos, em GANHAR CAMPEONATOS e em "ir jogando" contra essas equipas para recuperar o nome, fazendo sempre a melhor figura possível e quando ao nosso alcance GANHAR.
Não é vergonha nenhuma perder com este Barcelona, mau é perceber que alguns jogadores jogaram com o coração nos pés, com medo, nervosos.
Saio como sempre triste e irritado pela derrota, mas tenho bem consciência que este é um resultado "normal" dado o adversário que fez o que faz com o Real Madrid, Milan, Manchester e que tais.
Saio contente porque há 5 anos as equipas espanholas que não conseguiamos ganhar eram os Getafes e Espanhóis, os nossos adversários eram La Louvrières e equipas do género.
Nos últimos anos finalmente subimos de divisão, ainda falta habituarmo-nos e elevarmos o nosso jogo e mentalidade aos adversários. E isso, se não nos habituarmos a jogar com eles dificilmente acontecerá.
Concentremo-nos agora no que interessa: o CAMPEONATO!