FALECEU UMA DAS GLÓRIAS ETERNAS DO BENFICA.
Fernando da Conceição Cruz nasceu a 12 de Outubro de 1940 e faleceu, aos 84 anos e 10 meses, em 16 de Agosto de 2025.
Iniciou-se no futebol no clube do seu bairro, na freguesia de Campolide - Liberdade AC - jogando duas temporadas, mas cedo ingressou no Benfica entrando para associado, a 26 de Outubro de 1956, com 16 anos e 14 dias.
Filho de um futebolista do CF «Os Belenenses» foi a um treino de captação do "Glorioso" no estádio do Campo Grande, sendo de imediato abordado pelo treinador da "Formação" José Valdivielso para passar a representar o Clube. Após quatro temporadas, o treinador Béla Guttmann contratado no final de 1958/59, integrou-o no plantel que haveria de conquistar o campeonato nacional, em 1959/60, que deu acesso à Taça dos Clubes Campeões Europeus, em Berna/Suíça, no estádio Wankdorf, frente ao FC Barcelona (V 3-2). O resto é história e... da boa!
Jogou nos Principiantes (Juvenis) e depois nos Juniores, estreando-se na equipa de Honra do «Glorioso», em 27 de Setembro de 1959, a 15 dias de completar 19 anos.
Nas onze temporadas, entre 1959/60 e 1969/70, em que honrou o "Manto Sagrado" foi utilizado em 39 619 minutos, participando em 445 jogos, um como capitão, marcando um golo. O último encontro foi em 16 de Novembro de 1969.
(em actualização, embora com dificuldade devido às férias longínquas)
Obrigado, Cruz.
Alberto Miguéns
NOTA: Agradecimento ao dedicado leitor desde blogue Victor João Carocha pela imagem que honra Cruz junto de Gloriosos que já partiram.
Boa Noite, Sr. Alberto Miguéns.....Que péssima notícia....Um dos grandes jogadores que fizeram parte do nosso Glorioso, foi só Bicampeão Europeu....coisa pouca!!!! Condolências à sua família e amigos e ao SLBenfica que viu partir um dos seus melhores...Um Abraço Glorioso
ResponderEliminarSou dos que ainda viu jogar o Cruz. De antes quebrar que torcer. De enorme amor e dedicacao ao Benfica.
ResponderEliminarObrigado Cruz.
RIP
Uma perda enorme para o Sport Lisboa e Benfica.
ResponderEliminarUm gigante das nossas equipas de futebol.
Bicampeão Europeu.
Um dos favoritos de Guttmann.
Enorme tristeza.
Desapareceu um dos nossos Maiores.
Sentidas condolências à família.
Que descanse em Paz.
Obrigado, Cruz! Obrigado, campeão!
Muito obrigado por tão rica partilha, Alberto Minguéns e Victor Carocha! Ainda o vi jogar! Descansa em paz, grande Cruz!
ResponderEliminar