SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

16 agosto 2025

Cruz no Quarto Anel

16 agosto 2025 4 Comentários

 FALECEU UMA DAS GLÓRIAS ETERNAS DO BENFICA.


Fernando da Conceição Cruz nasceu a 12 de Outubro de 1940 e faleceu, aos 84 anos e 10 meses, em 16 de Agosto de 2025.


Iniciou-se no futebol no clube do seu bairro, na freguesia de Campolide - Liberdade AC - jogando duas temporadas, mas cedo ingressou no Benfica entrando para associado, a 26 de Outubro de 1956, com 16 anos e 14 dias.


Filho de um futebolista do CF «Os Belenenses» foi a um treino de captação do "Glorioso" no estádio do Campo Grande, sendo de imediato abordado pelo treinador da "Formação" José Valdivielso para passar a representar o Clube. Após quatro temporadas, o treinador Béla Guttmann contratado no final de 1958/59, integrou-o no plantel que haveria de conquistar o campeonato nacional, em 1959/60, que deu acesso à Taça dos Clubes Campeões Europeus, em Berna/Suíça, no estádio Wankdorf, frente ao FC Barcelona (V 3-2). O resto é história e... da boa!


Jogou nos Principiantes (Juvenis) e depois nos Juniores, estreando-se na equipa de Honra do «Glorioso», em 27 de Setembro de 1959, a 15 dias de completar 19 anos. 


Nas onze temporadas, entre 1959/60 e 1969/70, em que honrou o "Manto Sagrado" foi utilizado em 39 619 minutos, participando em 445 jogos, um como capitão, marcando um golo. O último encontro foi em 16 de Novembro de 1969.



(em actualização, embora com dificuldade devido às férias longínquas)


 Obrigado, Cruz.


Alberto Miguéns


NOTA: Agradecimento ao dedicado leitor desde blogue Victor João Carocha pela imagem que honra Cruz junto de Gloriosos que já partiram.

 

4 comentários
  1. Boa Noite, Sr. Alberto Miguéns.....Que péssima notícia....Um dos grandes jogadores que fizeram parte do nosso Glorioso, foi só Bicampeão Europeu....coisa pouca!!!! Condolências à sua família e amigos e ao SLBenfica que viu partir um dos seus melhores...Um Abraço Glorioso

    ResponderEliminar
  2. Sou dos que ainda viu jogar o Cruz. De antes quebrar que torcer. De enorme amor e dedicacao ao Benfica.
    Obrigado Cruz.
    RIP

    ResponderEliminar
  3. Uma perda enorme para o Sport Lisboa e Benfica.
    Um gigante das nossas equipas de futebol.
    Bicampeão Europeu.
    Um dos favoritos de Guttmann.
    Enorme tristeza.
    Desapareceu um dos nossos Maiores.
    Sentidas condolências à família.
    Que descanse em Paz.
    Obrigado, Cruz! Obrigado, campeão!

    ResponderEliminar
  4. Muito obrigado por tão rica partilha, Alberto Minguéns e Victor Carocha! Ainda o vi jogar! Descansa em paz, grande Cruz!

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: