SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

31 dezembro 2024

Foco no Essencial

31 dezembro 2024 14 Comentários

QUE É VENCER OS PRÓXIMOS JOGOS ATÉ VOLTAR À LIDERANÇA.


O Benfica ficou a cinco pontos do Sporting CP na 4.ª jornada e só na 13.ª jornada (embora o jogo por concluír não o permitisse saber) chegou à liderança, num esforço gigantesco de Bruno Lage e do plantel.

 

O Benfica só não chegou à 16.ª jornada a cinco pontos da liderança

Porque o grupo acreditou que vencendo sucessivamente os seus jogos poderia beneficiar dos outros cederem pontos. E assim foi. E assim terá que continuar a ser.


Agora é continuar a porfiar que quem o faz sempre alcança

Com mais uma série de nove vitórias consecutivas o «Glorioso» arrisca-se a ser Campeão Nacional. Terá que ser este o foco.

 

91.º CAMPEONATO NACIONAL 2024/25

J

RES

S

Adversário

SCP

FCP

SCB

01

D 0-2

F

FC Famalicão

- 3

- 3

- 1

02

V 3-0

C

Casa Pia AC

- 3

- 3

- 1

03

V 1-0

C

CF Estrela

- 3

- 3

- 1

04

E 1-1

F

Moreirense FC

- 5

- 2

- 1

05

V 4-1

C

CD Santa Clara

- 5

- 2

+ 2

06

V 3-0

F

Boavista FC

- 5

- 2

+ 2

07

V 5-1

C

Gil Vicente FC

- 5

- 2

+ 2

08

V 2-0 *

F

CD Nacional

- 5

- 2

+ 5

09

V 5-0

C

Rio Ave FC

- 5

- 2

+ 5

10

V 2-1

F

SC Farense

- 5

- 2

+ 5

11

V 4-1

C

FC Porto

- 5

+ 1

+ 8

12

V 2-0

F

FC Arouca

- 2

+ 1

+ 8

13

V 1-0

C

Vitória SC Guimarães

+ 1

+ 3

+ 10

14

E 1-1 

F

AVS

- 1

+ 1

+ 10

08

*

F

CD Nacional

 

15

V 3-0

C

GD Estoril Praia

+ 1

+ 1

+ 10

16

 D 0-1

F

Sporting CP

- 2

- 2

+ 10

17

 

C

SC Braga

 

 

 

N

Taça da Liga: meia-final

18

 

C

FC Famalicão

 

 

 

7.ª jornada na Liga dos Campeões

19

 

F

Casa Pia AC

 

 

 

8.ª jornada na Liga dos Campeões

20

 

F

CF Estrela

 

 

 

21

 

C

Moreirense FC

 

 

 

22

 

F

CD Santa Clara

 

 

 

23

 

C

Boavista FC

 

 

 

24

 

F

Gil Vicente FC

 

 

 

25

 

C

CD Nacional

 

 

 

26

 

F

Rio Ave FC

 

 

 

27

 

C

SC Farense

 

 

 

28

 

F

FC Porto

 

 

 

29

 

C

FC Arouca

 

 

 

30

 

F

Vitória SC Guimarães

 

 

 

31

 

C

AVS

 

 

 

32

 

F

GD Estoril Praia

 

 

 

33

 

C

Sporting CP

 

 

 

34

 

F

SC Braga

 

 

 

NOTA: * jogo interrompido aos 08:05 (6 de Outubro) e retomado para ser finalizado, entre a 14.ª e 15.ª jornada, em 19 de Dezembro


Fundamental é conseguir já cinco vitórias consecutivas nas próximas cinco jornadas

Se até à 21.ª jornada o Benfica conseguir somar 15 pontos - o calendário não é demasiado complexo - com dois jogos nos terrenos dos adversários (Casa Pia AC e Club Football Estrela) e três na «Catedral» (SC Braga, FC Famalicão e Moreirense FC) - há que esperar por essa quinta jornada da segunda volta com um FC Porto frente ao Sporting CP. Somando o Benfica os quinze pontos ou é lider isolado no final dela (se os dois clubes às riscas empatarem) ou ficará um para trás. 

 

Treinadores e futebolistas têm muitos anos de experiência e são profissionais

Como em qualquer profissão coloca-se sempre à frente a razão e não a emoção. Têm que continur a fazer o que conseguiram depois dos desaires em Famalicão, Moreira de Cónegos e Vila das Aves. Têm qualidade suficiente para conseguirem mais uma série de nove jornadas consecutivas a vencer, não se deixando arrastar para o péssimo e a descrença. Devem ser imunes a isso, aceitando as críticas, mas mostrando estar acima delas. 


Não têm de levantar a cabeça pois no Benfica nunca se tem de a baixar

Há que perceber onde esteve ou estiveram os erros nos jogos com insucesso, corrigir o que não esteve bem ou menos bem, melhorar e vencer. É isso que se pede. Com uma série de vitórias consecutivas voltará, mais breve do que se pensa, a habitual BBB. É a sina do Benfica por ser o maior clube de Portugal e um Clube Mítico. Tem de tudo em maiores quantidades que os outros!


Havia antes do jogo muita BBB: Balada de Bazófia Benfiquista

Senti isso durante dias. A BBB subiu exponencialmente no dia do jogo. Em quantidades estratosféricas. Até houve quem anunciasse uma goleada! Poucos minutos antes de começar, um Benfiquista (V.M.) telefonou-me a garantir que um jogo que ainda nem tinha começado já estava ganho. Se já estava apreensivo, pior fiquei. Nunca dá bom resultado. Depois do Benfica perder ui, ui o que tive de ouvir dele. Ele que me garantira que o jogo já estava ganho!


Até quem tem telhados de vidro dá "bitaites"

Os Benfiquistas (essencialmente os associados que financiam e ocupam horas a zelar pelo Futuro do Clube em AG's, por exemplo) têm todo o direito em exigir sempre vitórias seja em que jogo for, seja em que localidade for. Agora Gaspar Ramos? Onde isto chegou. O Benfica com ele como Chefe do Departamento de Futebol perdeu 14 vezes com o Sporting CP, para quatro competições! E tinha sempre melhores e mais caros plantéis, por isso, nas AG's era conhecido por "Gastar Ramos". E gastou dinheiro a mais, principalmente de Jorge Brito. Quando uma vez (e devem ter sido mais, embora só me lembro de uma) o questionei acerca do modo como o FC Porto estava a viciar jogos e competições eis a resposta. Não há problema. O nosso clube financeiramente é tão superior que é uma questão de tempo até esse vigarista perder as eleições e tudo voltar ao normal. Benfica a ganhar tanto como todos os outros juntos! Viu-se que ele percebia muito do assunto! Nunca esquecer que foi com ele que o Benfica perdeu uma Supertaça para o Sporting CP com duas derrotas, uma na «Saudosa Catedral»  por 0-3 (6 de Dezembro de 1987) e na segunda-mão, por 0-1 (20 de Dezembro de 1987). Duas das 14! O plantel do Benfica, no campeonato nacional somou 51 pontos (2.º classificado) e o SCP foi 4.º classificado com 47 pontos! Gaspar Ramos calado é um poeta!



Com o desaire no terreno do Sporting CP e a queda para o terceiro lugar

Cada jogo será uma oportunidade para haver brio como houve até ao jogo com o AVS ou AFS ou "o raio que os parta". E depois frente ao que restava do CD Nacional e frente ao GD Estoril Praia. Até ao Benfica regressar à liderança cada jogo terá que significar vitória. O Benfica tem um campeonato para conquistar, o SC Farense para ser eliminado na Taça de Portugal, o SC Braga para ser afastado da final da Taça da Liga e dois jogos na Liga dos Campeões para permitirem o apuramento para a eliminatória de onde sairão os oito clubes para defrontarem os oito que vão ser logo apurados para os oitavos-de-final. É fundamental dar já uma resposta À Benfica no próximo sábado, colocando o SC Braga a 13 pontos.


Nem o Benfica é invencível, nem passará a ser um clube perdedor

Só porque não houve capacidade para jogar na primeira parte como se jogou no segundo tempo no terreno de um clube que consegue sempre piorar as riscas do equipamento. O melhor ainda era o segundo, bipartido verde-e-branco. O primeiro, todo branco, também era bom, mas chocou-os serem apelidados de "anjinhos" pelos Benfiquistas que adoravam as "flanelas vermelhas". E se de equipamento andam de cavalo para burro, agora com mais uma lista preta, o estádio continua medonho. Nem sei como deixaram o Benfiquista Tomás Taveira gozá-los durante uns 50 anos que é o que "aquilo" vai durar! 



Os media que larguem o osso (pois o Benfica é tão grande que até perdendo é maior que o Sporting CP)

Têm um bom cardápio até sábado (deixando o Benfica para os Benfiquistas):

1. Um dos melhores treinadores do Universo afinal está a jogar à Ten Hag, como os burros de "A Bola" registaram;

2. Aceitam-se apostas para a primeira expulsão de Sérgio Conceição e durante quantos dias vai ser treinador do AC Milan (onde este Clube Mítico chegou);

3. Ronaldo comprou um candeeiro de tecto novo para a passagem do ano... no calendário muçulmano;

4. Quantos dias é que o FC Porto continuará sem ser prejudicado;

5. Como é que Rui Borges vai enganar duas vezes o Vitória SC Guimarães!


O Benfica tem que fazer o habitual (frase já utilizada por Ferreira Bogalho)

Pôr os cães a ladrar enquanto a caravana passa rumo ao destino!



(escrito pela hora da bucha ao início da tarde e a completar até próximo da meia-noite)


Acredita... Benfica!

 

Alberto Miguéns

14 comentários
  1. É de salutar o seu espírito positivo, apesar da mediocridade inaceitável que aconteceu ontem em Alvalade, prezado amigo Alberto. Uma miséria, foi o que foi.
    Saudações benfiquistas e que alguém ou alguma coisa aconteça para que o panorama mude de figura para melhor... e depressa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já vi muito desde 1979. Já vi o Benfica jogar pior que ontem e vencer os viscondes falidos. Já vi o Benfica jogar melhor e perder. Já vi o Benfica perder 1-7 e no jogo seguinte na «Saudosa Catedral» para a Taça de Portugal, com o SL Cartaxo, num estádio com 120 mil lugartes eu conseguir contar o número de espectadores, pois os Benfiquistas tinham vergonha ao serem enxovalhdos depois do 1-7 pelos amigos virando as costas à equipa e a John Mortimore. O certo é que no final, além do Campeonato ainda se venceu a Taça de Portugal. O plantel e o treinador souberam focar-se no essencial e desprezar o acessório. Também sei, que se viver, vou ver mais vezes jogos em que o Benfica vai perder com os viscondes falidos mesmo tendo melhores plantéis e treinadores. O que conta é o treinador e os futebolistas acreditarem, não são os simpatizantes. Estes não ganham jogos, só podem ajudar a equipa em campo a ter sucesso.

      Alberto Miguéns

      Eliminar
    2. Teríamos muitas histórias para contar, amigo Alberto. Que Deus lhe dê muita saúde e muitos anos de vida para presenciar mais batalhas, na nossa história que se pretende sempre gloriosa. Mas nesta última, foram muitos erros, muitas ofertas, muito descuido e até uma certa displicência ao permitir tantas ofertas ao nosso arqui-rival. Tanto apoio não justifica nada disto. Hoje em dia estes atletas ganham rios de dinheiro e têm condições muito superiores àquelas de outros tempos. Não se admite. Quem veste aquela camisola não pode incorrer em tantos erros sucessivos, consecutivamente. Estamos muito desiludidos. Mas admito muito a sua fé e confiança nesta equipa. Gostava de poder sentir isso também neste momento. Enfim... Também temos sofrido muito nestes últimos 35 anos. Um abraço de Luz do Glorioso. Feliz 2025 *

      Eliminar
  2. Algumas declaracoes pos-jogo, nomeadamente de Otamendi e DiMaria a quem as viagens a Argentina nao parecem ter afectado ja que jogaram com entrega e intensidade, parecem apontar na direccao de Bruno Lage. Medroso, fraco, a jogar como equipa pequena e a ser punido por isso.
    Ja agora aproveito para mais uma vez expressar a minha opiniao em relacao a Florentino. Manter Florentino na equipa, e ate considera-lo quase como indispensavel por muitos benfiquistas cujas opinioes leio em varios blogs, e um sinal bem claro de como os criterios de qualidade e exigencia teem vindo a baixar. Nenhum meio-campo de equipa grande, competitiva e ganhadora joga hoje em dia com um jogador destes no meio-campo. Exigem-se outras valencias e qualidades.
    Tera Bruno Lage aprendido alguma coisa? Sera que tomou consciencia de que o SLB nao pode jogar jamais como equipa pequena?
    Que os fracos lideres contaminam os jogadores e a equipa?
    Que a coragem e ambicao das conferencias de imprensa de nada valem se nao passarem para os jogadores e para o campo?
    Sera que...?
    Os proximos jogos darao a resposta.
    E no fim da epoca avaliado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Fernando Lopes,

      Inteiramente de acordo consigo quanto ao Florentino. É bom no momento defensivo e péssimo em tudo o mais. E no meio-campo do Benfica que queremos não tem certamente lugar. De todo.

      Eliminar
    2. Parece cada vez mais evidente que Bruno Lage não tem o que é necessário para pôr o Benfica a jogar com a qualidade que desejamos. É medroso, não tem arrojo táctico, demora a mexer no jogo, tal qual Roger Schmidt e, igual a este, não explora os jogadores todos que tem.
      Por outro lado, sou da opinião que o plantel do Benfica tem falta de qualidade. Não temos qualquer extremo rápido, faltam-nos médios de qualidade que segurem a bola e pautem o jogo e um ponta de lança finalizador. Não falo do guarda redes, que cada vez que recebe a bola não sabe o que tem de fazer com ela ...
      Reparem a quantidade de dinheiro que gastámos com jogadores que não jogam. Os dois argentinos, o norueguês, etc.
      Não votei em Rui Costa, por várias razões, mas está claro para mim que falhou em toda a linha na estratégia de reforço da equipa ao longo das duas últimas épocas. E nem vale a pena falar do resto.
      Com um quadro destes, esperemos apenas que os nossos adversários façam pior, porquanto dificilmente faremos melhor com o presidente, o treinador e os jogadores que temos.

      Eliminar
    3. Caro Jose Vieira,
      O dinheiro absurdo que se tem gasto em barretes.
      A falta de criterio para responder as necessidades da equipa.
      Junto a isto, como se o resto nao bastasse, o que considero ignorancia das necessidades do futebol actual.
      A ideia de que o plantel do Benfica e o melhor e uma falacia que nos teem vendido.
      Enfim, e o que temos.
      Que la para o fim de 2025 se possa abrir uma nova pagina no nosso SLB.

      Eliminar
    4. Ninguém sabe se o norueguês e os argentinos prestam, porque não jogam.
      Ontem, precisávamos de quem rasgasse o adversário, mas quem foi Lage meter? O rapaz alemão que não tem rasgo nenhum.

      Eliminar
    5. Os resultados que apresenta Bruno Lage não podem deixar dúvidas a ninguém.
      É verdade que é o nosso treinador, que deve ser apoiado e a quem devem ser dadas condições. Mas isso não nos pode tolher a crítica, e não se pode deixar de constatar o óbvio, ou seja, que Bruno Lage é fraco líder, é incapaz de acertar com as melhores opções de forma consistente e de pôr a equipa a jogar um futebol objetivo e eficaz, e de obter os resultados que se exigem a um clube como o Benfica.
      E com o tempo tem vindo a piorar! Anuncia que todos contam, e depois jogam sempre os mesmos, ainda que estejam a render zero. Define planos de jogo e equipas que, de forma reincidente, não funcionam, e leva eternidades a tentar corrigir (e quase sempre sem sucesso real…). Cada vez se joga mais para trás e para os lados, procurando-se quase sempre as jogadas excessivamente trabalhadas e complicativas, basculhando, repetidamente, de um flanco ao outro, em detrimento de um futebol em profundidade e de procura direta da baliza adversária.
      Quanto a Florentino, não só não tem condições para jogar no Benfica - porque é lento, mansarrão, tecnicamente tosco e mentalmente frágil - como também não jogaria na esmagadora maioria das equipas do nosso campeonato. Nem sequer na nossa equipa B, sejamos honestos...

      Eliminar
  3. Não estou como o Alberto, porque não acredito de todo em Lage, desde logo porque é, perdoe-se-me, um cagão. Depois , o plantel não é o que dele fazem: falta nele um 6 de qualidade e um rapaz para meter as bolas na baliza contrária. Em terceiro lugar, não temos dinheiro. Rui Costa estoirou-o em fracassos caríssimos.

    ResponderEliminar
  4. Um Benfica normal venceria todos os jogos até à ida à cidade do Porto. Nas circunstâncias atuais, apenas teria maior dificuldade nos Açores, cujo Santa Clara tem apresentado muito bom futebol.
    Mas o futebol é imprevisível e Lage terá de assumir que o Benfica é uma equipa de ataque, que tem de entrar sempre em campo para vencer, e que, a nível nacional, os adversários é que têm que se adaptar ao Benfica e não a equipa do Benfica, aos adversários. É possível, mas a mentalidade tem de mudar.

    Votos de um excelente 2025 para o caro Alberto Miguéns, e para todos os Benfiquistas!

    ResponderEliminar
  5. Bom dia, Sr. Alberto Miguéns....Após ter lido estes comentários de todos estes sócios/adeptos do nosso Glorioso, tenho de concordar com o Sr., quantos derbys ganhámos e perdemos a jogar bem ou mal...Neste derby jogámos mal, é um facto, faltou mais ambição do nosso treinador, é um facto...mas meus caros amigos benfiquistas ainda falta muito campeonato e isto não ficou resolvido...Agora é levantar a cabeça e ganhar ao Braga, pois ainda dependemos de nós e temos como Benfiquistas de apoiar esta equipa e o nosso treinador..Um Abraço Glorioso

    ResponderEliminar
  6. Peço desculpa....mas esqueci-me de desejar a si e a todos os Benfiquistas um Feliz Ano de 2025, essencialmente com muita saúde e que este ano seja o do nosso 39....Abraço Glorioso

    ResponderEliminar
  7. Este Benfica até pode pôr os cães a ladrar, mas o que um facto é que a caravana não leva o rumo, nem a intensidade indispensável, para chegar ao destino que todos desejamos.
    No tempo do Presidente Ferreira Bogalho a fibra dos dirigentes, treinadores, jogadores e, até, adeptos, era outra!
    Independentemente disso, e das agruras que o estado atual do nosso futebol deixam adivinhar num futuro próximo, e imediato, faço votos de um Feliz ano de 2025 para todos, essencialmente com saúde e paz.

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: