SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

12 dezembro 2024

Molho à Bolonhesa

12 dezembro 2024 3 Comentários

COM ESTA EDIÇÃO DA LIGA DOS CAMPEÕES EM OITO JORNADAS A PONTUAR NUMA VOLTA HÁ MAIS SURPRESAS QUE O HABITUAL.



Embora como esta é a primeira neste formato seja experimental, por isso, ainda faltam dois jogos e no final logo se verá. Agora que parece haver clubes surpreendidos... parece.

 

Aquando da definição dos clubes que integravam os quatro potes fizeram-se as contas como é habitual

Havia 26 clubes dos sete principais campeonatos, pelo alinhamento da UEFA, só com 24 a poderem ser apurados. Os oito primeiros directamente para os oitavos-de-final e os dezasseis seguintes (entre o 9.º e 24.º classificado) para uma eliminatória intermédia, a duas mãos, cujos vencedores defrontarão os oito primeiros. Os últimos doze (25.º a 36.º classificados) serão eliminados das competições da UEFA, em final de Janeiro de 2025.

 

Há emblemas que se deixaram surpreender pelo novo formato

Os clubes têm que estabelecer prioridades e os principais emblemas têm que assegurar no início das temporadas vitórias nas competições internas (campeonatos) pois o principal objectivo de qualquer grande clube é ser Campeão Nacional, pelo prestígio, apuramento para a edição da temporada seguinte da Liga dos Campeões e onde o factor de presibilidade é maior, pois são competições mais longas, onde há mais margem de erro e recuperação que na Liga dos Campeões. Só que sendo esta edição 2024/2025 uma incógnita, daí estas edições serem sempre experimentais, há factores que os grandes clubes substimaram. Se não o fizeram, parece terem interiorizado que numa competição a  oito jogos conseguiriam recuperar de algum percalço. 

 

Depois do sorteio percebeu-se que, independentemente do pote, havia calendários mais facilitados para uns e menos para outros

Mas os grandes colossos desportivos (e financeiros) nunca podem justificar desaires com questões de calendários e tipo de adversários. Com maior ou menor dificuldade têm obrigação de pontuar, no seu terreno ou no dos adversários. Os clubes menos pujantes podem aproveitar o "factor casa" se tiverem adversários menos cotados para irem somando pontos. 


A duas jornadas do final desta fase há certezas e algumas dúvidas, embora haja surpresas

Até ao 18.º lugar só estão clubes dos sete principais campeonatos. E até ao 26.º lugar estão 23 dos 26 clubes desses sete campeonatos. O KV Club Brugge, Celtic FC e HFK Dínamo Zagrebe são as excepções afastando o Girona FC (30.º), Bolonha FC 1909 (33.º) e o RB Lípsia (34.º) como continua a ser conhecido em Itália, tal como era em Portugal até aos Anos 80 (clicar).


Inglaterra, Portugal e Países Baixos

São os países com menos surpresas quando se comparam as duas competições, embora o Manchester City FC seja excepção. Mas só o é devido às características das competições. Os desaires do clube nos últimos dois meses fazem-se sentir mais numa competição onde há menos encontros para recuperar. Manchester City FC de provável apurado directamente, entre o 1.º e o 8.º lugar, para os oitavos-de-final a ser incerto se fica entre o 9.º e o 24.º lugar. 




 

França é o País que mais surpreende

Consegue ter o líder destacadíssimo (PSG FC)  em lugar (25.º) de não apuramento quando se esperava que fosse um dos principais candidatos a ficar  nos lugares de apuramento directo (entre o 1.º e o 8.º classificado). E a duas jornadas do final da competição mantém o 11.º classificado num incrível 7.º lugar e ainda tem, em 8.º,  o 4.º classificado do campeonato gaulês.



Alemanha é o País desconcertante

Tem o líder destacado a tentar entrar os oito primeiros lugares, enquanto o 3.º classificado do campeonato germânico está em 4.º lugar. O 6.º em 9.º na Liga dos Campeões. Mas tem o 8.º (VfB Estugarda) em risco de ser eliminado da próxima fase da Liga dos Campeões e o 4.º classificado do seu campeonato, eliminado das competições europeias, com zero pontos em 18 possíveis! Inacreditável!





Espanha... a incerta

Desde o Real Madrid CF (campeão europeu em título) com dificuldades em conseguir o apuramento para a eliminatória intermédia, entre o 9.º e o 24.º lugar, até ao Girona FC, 9.º classificado no campeonato espanhol, praticamente afastado das competições europeias, pois tendo 3 pontos vai depender muito de outros clubes.



Itália o país com mais clubes (cinco) nesta edição da Ligha dos Campeões

Tem o FC Inter(nazionale) quase de certeza nos oito primeiros, três clubes praticamente apurados, com 12 e 11 pontos, mas um praticamente afastado das competições europeias, com dois pontos (EE) em 18 possíveis. Apenas um golo marcado, para sete sofridos. E o Bolonha FC 1909 está em 8.º lugar no campeonato transalpino! Inexplicável. Só um "milagre" ou andar tudo a saborear "molho à bolonhesa".



Como o prometido é devido

Eis uma receita de «Molho à Bolonhesa» mas podia ser outra semelhante.


 

Acredita Benfica!

 

Alberto Miguéns


3 comentários
  1. Caro Alberto Miguens,
    Com este formato ou outro qualquer que a UEFA venha a desencantar. Com os actuais ou outros dirigentes no futebol luso.
    Sera que teremos que nos resignation a este Benfica do quase, da calculadora na mao, dos campeonatos ganhos a rasca e na ultima jornada? Que nao ganha uma taca ha um ror de anos?
    Que gasta fortunas em sucessivos barretes e nao ve excelentes jogadores ao virar da esquina que outros aproveitam?
    Sera que teremos que nos resignar a votar em mal menores em vez de votarmos em quem nos possa guiar para uma nova fase do Glorioso contemporaneo com os valores historicos?
    Ja nao vou para novo e estas sao as perguntas que me atormentam.
    Que bom que e ter este seu, nosso Blog para desabafar.
    Abraco Glorioso

    ResponderEliminar
  2. Já fiz as contas de olho no calendário. É quase impossível ficarmos abaixo do vigésimo quarto mesmo perdendo com barça e juve. Algumas das equipas abaixo de nós vão jogar entre elas.

    ResponderEliminar
  3. Não sei se já perceberam como funciona a fase seguinte mas por exemplo os clubes nas posições 15 e 16 vão ser sorteados obrigatoriamente contra os clubes nas posições 17 e 18. Agora façam as contas. E sim, não há impedimento de confrontos entre clubes dos mesmos países.

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: