EM 121 ANOS DE HISTÓRIA, OU A SEIS MESES DE OS COMEMORAR.
Tantas e tantas vezes que já se passou por isto!
Há muitos que se fazem passar por Benfiquistas e hão-de ter uma vida que nunca saberão o que isso é!
Outros que sabem que não são, mas aproveitam as fases menos boas para criar confusão.
Outros tantos são do Benfica, nem associados são, mas querem mandar no dinheiro dos associados que pagam as suas quitas, têm Direitos e Deveres, e é destes que saem os Dirigentes, não dos que só exigem.
Agora surgiu um novo conceito que é o Benficómetro: uns dizem que são os verdadeiros Benfiquistas de 1904 exigentes com tudo e todos capazes de fazerem o impensável para expulsar os do SLV2003. Que medo. Mas durante anos e anos foram eles o SLV2003.
Outros que sabem tudo, como resolver tudo, como voltar a fazer do Benfica Campeão Europeu "com uma perna às costas"... mas não fazem nada.
O Benfica seguirá o seu caminho traçado desde 28 de Fevereiro de 1904. Nunca foi um percurso linear de crescimento, teve fases boas, outras assim-assim e outras menos boas, mas em quase 121 anos continuou a crescer de modo a ser o maior clube português, reconhecido, mesmo por aqueles, que são anti-Benfica, por inveja e desespero de não serem do Benfica!
O «Glorioso» atravessa uma fase de menos fulgor, com conquistas mais episódicas do que o Clube merece.
Mesmo os que querem uma "política de terra queimada" vão ter azar. Há uma temporada para competir e em 24/31 de Outubro de 2025 tal como desde sempre, mesmo no tempo da Ditadura em Portugal haverá eleições.
Há um claro declíneo do Benfiquismo no século XXI por isso uma cultura de vitória menor. Os Benfiquistas dos Anos 50, 60, 70 e até (obrigado Eriksson) dedicavam-se mais em engrandecer o Clube por isso tiveram a justa retribuição em conquistas e felicidade. Mereceram tudo.
A Grandeza do Benfica Nunca Será Destruída. Nem por fora, nem por dentro. Desiludam-se os profetas da desgraça.
O Benfica triunfará. Está condenado a ser grande.
Alberto Miguéns
Existe uma contradição lógica na qual se critica os 'benficómetros' ao mesmo tempo que se afere judicativamente que o 'Benfiquismo' está em 'queda'. Por outro lado, não se pode dizer à segunda-feira que o Benfiquismo são 6 milhões, pelo menos, e à 6a dizer-se que os adeptos não sabem ser Benfiquistas, ou sabem o que é o Benfica, ou sequer que a voz dos mesmos conta para alguma coisa. Rui Costa conseguiu criar ou ampliar um divisão que já vem desde antes do Vieirismo, entre Benfiquistas, e essa é quanto a mim, a sua maior falha enquanto dirigente.
ResponderEliminarAh grande Alberto é isso mesmo daí lhes que ainda dói mais, p e viva o Benfica.
ResponderEliminarCaro Senhor Alberto Miguéns,
ResponderEliminarTenho quase 56 anos de associado do Sport Lisboa e Benfica. Já vivi muitas crises no Benfica, algumas, muito graves. Partilhando consigo a fé Benfiquista, que nos une, e tendo a firme convicção de que, grandes somos, grandes continuaremos a ser por muito tempo, não posso deixar de expressar a profunda angústia e preocupação que me assalta neste momento quando assisto ao desenrolar final do mercado de futebol e se vai sabendo mais coisas sobre o que se passa internamente no nosso Clube.
A sensação que tenho é que impera no Benfica uma profunda desorientação estratégica e que o Clube se encontra à deriva do momento, sem qualquer controlo dos acontecimentos. Não há qualquer planeamento que se perceba e muito menos política definida, desportiva, financeira ou outra.
Todos parecem querer sair do Clube e as entradas não parecem corresponder a qualquer lógica plausível. Se a isto juntarmos a liderança controversa de Roger Schmidt e a relação quebrada com larga parte dos associados, não antevejo nada de bom para os próximos tempos. O tempo é de pessimismo, infelizmente.
Não estou a gostar da planificação da epoca nem do criterio na aquisição de jogadores, apouco mais que um dia do fecho do mercado, e já com 3 jornadas quase 4 jogadas, não temos ainda o plantel definido, nem nas entradas nem nas saidas, e não creio que decidir isso nos ultimos dias de mercado seja uma boa solução. Há movimentações que não se compreende e não faz sentido, como ter dispensado o Gilberto e há mais de 1 ano que necessitamos de outro defesa direito.
ResponderEliminarHá anos que não temos um defesa esquerdo em condições, mais precisamente desde a saida do Siqueira.
Porque razão tantos jogadores querem sair do clube? culpa do treinador? culpa da direcção? que se passará internamente para a situação estar como está?
Para agravar mais a situação, saiu o Luis Mendes porquê?, vai sair outro membro penso que da SAD, porquê? parece que estão mais na calha para sair, porquê?
Porque sairam varios elementos do scounting?
Olhando um pouco com o que se passa mais a norte, cheios de problemas financeiros, direcção completamente nova, sem ter nada a ver com a anterior, conseguiram montar um bom plantel e são candidatos ao titulo quando se pensava que passariam um periodo pior.
Os nossos vizinhos, estão estaveis depois de terem saido da turbulencia do disco jockey.
Neste momento penso que o Benfica o clube com mais massa adepta e socios em Portugal, tem o pior presidente e a pior direcção e estrutura no futebol.
Sinceramente com a planificação que foi feito até agora, com o criterio adoptado, ou conseguimos encarreirar rapidamente, ou ao minimo resultado, já nem digo negativo, mas menos positivo, haverá muita turbulencia no clube e creio que não afectará apenas e só o treinador, mas quem preside e governa o clube.
Mais que mudarmos de treinador, não creio que seja esse o problema do Benfica nos ultimos anos, teremos que cortar umbilicalmente com o passado deste seculo no Benfica, ou então não sairemos deste registo.
Basta ver o ambiente no estadio, antes, durante e após o termino dos jogos para se perceber, utilizando um ditado popular, o circo pode pegar fogo e rapidamente.
Nunca perco a esperança mesmo nos piores cenarios, mas tenho muitas duvidas que consigamos fazer uma boa epoca, mas a esperança é a ultima a morrer. Não creio que assobiar e apupar jogadores e treinador ajude a resolver alguma coisa, mas são opções.
Quanto ao Benficometro, isso é tudo coisas do vieirismoe desse periodo negro na historia do clube, aquilo que foi feito de bom, porque não foi tudo mau, não compensa aquilo tudo de mau que foi feito, e muitas dessas coisas têm consequencias nefastas no clube a varios niveis.
Para mim ser do Benfica é servir o clube e nunca servir-se do clube, tudo o que se possa fazer no clube tem que ser feito de forma desinteressada, sem nunca haver qualquer tipo de beneficio para individuais, mas apenas benficio e engradecimento do clube, foi sempre assim que o clube evoluiu até determinada altura.
As pessoas iam para o Benfica por altruismo, para servir o clube, pelo orgulho em servir o clube e nunca para aquilo a que se assiste nos ultimos 30 anos, mais acentuado pelos piores motivos neste seculo.