SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

14 março 2024

Todos Por Mim (Lema Para Alguns)

14 março 2024 45 Comentários

NESTE MOMENTO NÃO FAZ SENTIDO A EXISTÊNCIA DESTE ESPAÇO POR NÃO HAVER E PLURIBUS UNUM.



Apesar deste espaço ser da minha responsabilidade há duas situações distintas. Eu enquanto Benfiquista exercendo os meus direitos individuais inalienáveis (como associado) nunca deixarei de o fazer e este blogue que é público não se enquadra no actual Benfica. 



O Benfica sempre viveu da pluralidade e nunca do unanimismo, por isso nascendo pequeno como todos os outros soube encontrar o caminho certo para crescer. Não tenho dúvidas que foi o facto de ter sempre "massa crítica", em vez de "massa acéfala" e ser fiel caninamente, que lhe permitiu conseguir escolher e apresentar na generalidade as melhores soluções.


É diferente ser crítico (construtivo) a ser crítico (destrutivo) pois criticar esperando melhorias é muito diferente de boicotar para forçar mais o erro e perder para mostrar que se tem razão.


Não consigo fazer contabilidade a quantos criticam por quererem melhorias e quantos boicotam para ter razão provocando o caos. Ou tentando. Sei (tenho essa percepção) é que são Benfiquistas a mais tentando fazer uma "política de terra queimada".


Não votei em Rui Costa e afirmei que não votaria nele, em 2025, se entendesse recandidatar-se. Disse que ele nem conseguiria no seu mandato de quatro anos (épocas) conquistar qualquer título de Campeão Nacional (enganei-me pois fomos campeões, em 2022/23). Disse que se conseguisse dois títulos de campeão nacional (50 por cento) até votaria nele, pois com as mudanças que se anunciam no futebol europeu estar na Liga dos Campeões é mais importante como nunca o foi, a não ser nos Anos 60 e aí tal situação permitiu ao Benfica "descolar" do cinzentismo do futebol português tornando-se imparável até ao advento do formato Liga dos Campeões. E foi este falhanço nos Anos 90 que obrigou o Benfica a ceder perante outro clube que conseguiu afastar, sistematicamente, o Benfica da Liga dos Campeões e dos milhões gerados de forma diversificada: vitórias e visibilidade a futebolistas, muitos deles sobrevalorizados por essas presenças contínuas. Temo que se volte a repetir. Só que nesses tempos não havia blogues e agora há. Não me sinto confortável para assistir a isso, escrevendo, se tal vier a ocorrer. 


Também tenho os meus «onzes fétiche» como qualquer adepto, mas seria incapaz de insultar um treinador só porque não utiliza o plantel como eu o faria. Apoiarei sempre Roger Schmidt mesmo que sinta que não está a tomar as melhores opções. Total apoio para ter total capacidade, como associado, em lhe pedir responsabilidades se falhar. Mas nunca boicotar para facilitar a existência de um clima de insucesso.


Há futebolistas de que gosto mais e outros de que gosto menos, muitas vezes por mais ou menos empatia, nem tanto pelo desempenho individual dentro de um colectivo, como é o futebol. Nem tenho dados que me permitam saber isso, pois não os treino nem recebo registos fisiológicos.


Por tudo isto torna-se penoso estar a escrever com assiduidade acerca do Benfica - continuarei a fazê-lo - só que não o tornarei público. Já o fazia antes de haver este blogue. Este só deu visibilidade ao que fui escrevendo.


Estou tranquilo pois sei que há muitos Benfiquistas - as mensagens que tenho recebido mostram-no - aptos a defenderem mais que, simplesmente, o Clube, só porque sim, mas essencialmente a defender os valores eternos do Benfica. Neste momento não faço falta alguma, até porque há quem seja mais eficaz a defender o Clube, utilizando contra a arruaça as mesmas "armas" de quem boicota, algo onde nunca estaria confortável, por não ser esse o meu modo de ser. Como não sou egocêntrico até digo que ainda bem que há Benfiquistas intratáveis a "destratar" outros que estão a enxovalhar o nome do Clube.


Desde já um muito obrigado, pois nem mereço tanto apreço, visto só divulgar e deixar escrito em várias publicações o que é minha obrigação como Benfiquista conhecendo esses factos, por isso, tendo obrigação de torná-los públicos para que outros os conheçam.


Eu simplesmente estou desgastado, não tendo capacidade para aceitar com bonomia o que ultraja o Lema do Clube, definido pelos 24 fundadores e explicado por Félix Bermudes, no Hino preparado para as «Bodas de Prata»: Todos Por Um (Todos Pelo Benfica). 


Ter opiniões divergentes em nada se relaciona do querer que tudo corra mal para erguer a (fraqueza da) razão. Isso é sinal de pequenez, falta de humildade democrática, insensatez clubística e sinal de que se utiliza um bem sagrado (o Clube) como arma de arremesso.


Este espaço ficará inactivo até 31 de Maio de 2024 e depois se verá. Poderá haver alguma publicação ocasional para assinalar um falecimento de uma Glória do Benfica (por isso espero que fique mesmo inactivo).


Já não tenho idade (e muito menos paciência) para andar a brincar ao Benfica!


Alberto Miguéns

45 comentários
  1. Muito obrigado, Senhor Alberto, tenho sido um leitor assíduo mas anónimo do seu blogue, pois não faço comentários. Só para ver até onde chega o seu benfiquismo, eu sou das ilhas maravilhosas de São Tomé e Príncipe. Uma vez mais muito obrigado, até já.....

    ResponderEliminar
  2. Parafraseando Schmidt: "compreendi e aceito".
    É extraordinária a capacidade das pessoas de comerem toda a palha que lhes põe à frente.
    Esta época até já com familiares deixei de benficar....
    A algumas pessoas, ainda as hei-de ver de bandeira do Sporting e cachecol do porto, a gritar chega!, ao mesmo tempo que garantem estar a defender o Benfica e a democracia.
    Por isso, " compreendo e aceito", mas lamento.
    Um bem haja, caro Alberto!
    JP

    ResponderEliminar
  3. O Rui Costa ainda não viu que o Benfica precisa de Presidente, talvez o encontre em um ou vários jogadores acima da média, num treinador, diretor de comunicação ou na lapide do já defunto Pinto da Costa. Obrigado Alberto Miguéns

    ResponderEliminar
  4. obrigado, Alberto.
    subscrevo na totalidade. tenho vergonha de muitos portugueses, como é natural muitos benfiquistas estão incluídos nessa vergonha. o nosso povinho é muito inculto e por isso...
    muita força!
    Rumo ao 39!
    e pluribus unum

    ResponderEliminar
  5. Vou ficar sem a minha bíblia do Glorioso! Quando precisava de alguma informação ou tirar uma dúvida, vinha até aqui espreitar, pois sei que o lugar é de confiança. No outro blog que também frequento, o NGB, é só crítica e má-língua que de pouco me serve. Fico no mato sem cachorro!!!

    ResponderEliminar
  6. Muito obrigado pelas páginas e páginas de Benfiquismo. Corroboro inteiramente a sua perpetiva.

    ResponderEliminar
  7. Como eu o compreendo! O Benfica de hoje está reduzido a uma máquina de vender pipocas.

    ResponderEliminar
  8. Caro Alberto Miguens,
    Quero dizer-lhe que percebo e respeito a sua decisao.
    Para mim tambem nao tem sido facil verificar que o SLB da minha juventude, da Antiga Catedral, do Terceiro Anel mitico e assustador para os adversarios, de mistica, valores e atitudes, tem vindo gradualmente a modificar-se, a diluir-se, a desaparecer.
    Tem sido quase um processo de luto, que as vezes procuro negar porque e doloroso e preocupante, e outras vezes me faz reflectir sobre como me relacionar com o "actual" SLB.
    Sera que o actual SLB ja nao sabe quem e? Nem do que precisa, nem para onde ir?
    Por vezes, demasiadas vezes parece-me que sim.
    Caro Alberto,
    Bem haja. Obrigado por tudo o que nos tem dado e ao Benfiquismo.
    Ate breve ou ate sempre.
    Abraco Glorioso.

    ResponderEliminar
  9. Lamento imenso, mas compreendo em especial quando fala em desgaste, da minha parte a impotência perante a tacanhez produz o mesmo sentimento.

    Um bem haja e obrigado pelo oásis de comentários durante estes anos, fui um leitor assíduo e continuei a aprender o Benfica.

    Por Todos Um
    Nuno

    ResponderEliminar
  10. Muito obrigado caríssimo, por todos os excelentes textos que escreveu acerca do Glorioso, e que tanto prazer me deram a ler, ao longo dos anos.
    Espero que volte a escrever, para eu e outros podermos ler com grande entusiamo, o que escreve e como escreve acerca desta eterna paixão que nos une, mas apenas e só, se também lhe der prazer a escrever e partilhar.
    Mais uma vez muito obrigado, e que, como sempre, em maio o Benfica seja campeão!!

    ResponderEliminar
  11. Caro Alberto, compreendo a sua posição, e respeito-a, embora com muita pena. Este blogue é antes do mais uma enciclopédia da História e Glória do SLB, e pelo menos essa parte deve ser mantida, para usufruto de gerações vindouras.
    Quanto à parte pessoal, concordo plenamente consigo, é preciso muita paciência e tenacidade para aguentar com o que se passa... mas as conjunturas väo passando mas o Benfica vai ficando, e daqui a uns anos ninguém se lembrará das bocas impróprias que alguns mandaram para sobressair, mas todos väo poder ler e apreciar o trabalho do Alberto Miguéns (porque é um milhäo de vezes mais digno e fidedigno que muitas das publicações ditas oficiais acerca da Hstória do nosso Clube). Isso não se pode perder!
    Grande abraço!

    ResponderEliminar
  12. Caro Alberto Miguéns,
    O seu blog, os seus textos, a sua lucidez e a sua força fazem muita falta aos Benfiquistas, ao Benfica.
    Infelizmente, o nosso clube parece amorfo, fruto talvez de um passado recente em que uma personagem achou-se o dono do clube.
    Na minha humilde opinião Rui Gomes da Silva foi trucidado de forma a não ter condições de vir a ser (estar como) presidente do nosso clube.
    O atual presidente fruto da imagem de jogador, conseguiu conquistar o "poder" mas sinto que se rodeou de pessoas que nao fazem bem ao clube nem o defendem (ex. Fernando Seara, etc).
    Nao parece haver uma liderança no clube, na equipa, uma estratégia, uma visao para o presente e futuro do maior emblema do país.
    Permitem queimar em lume brando treinadores, nao há comunicação para dentro nem para fora, o gozo de ditos "jornalistas" e nao fazem quanto aos poderes instalados no futebol português.
    Lamento que o nosso treinador da equipa principal pareça algo perdido, parece nao estar em conexão com o plantel e a estrutura parece assobiar para o lado.
    O Alberto é repeitado pela maioria dos Benfiquistas que têm opiniões iguais ou diferentes mas que repeitam o próximo. Sócios e adeptos que gostam de discutir Benfica no sntido de crecermos juntos.
    O caminho com a gestao atual nao parece agradável mas quero acreditar que muita gente acorde a tempo.
    Um abraço com consideração
    E Pluribus Unum

    ResponderEliminar
  13. Talvez seja necessário agregar e não deixar de escrever.
    Apoiar a equipa e o treinador sempre, criticar de modo construtivo sempre, ficar calados é o pior que podemos fazer, mesmo quando achamos que somos apenas uma gota no oceano.
    O Benfica não é só investimento, resultados financeiros e vendas... também é, mas é sobretudo coesão, força desportiva ímpar, ecletismo, governar tendo em conta as aspirações, as críticas e as expectativas dis sócios.
    A comunicação do Benfica é um desastre, a defesa do clube junto dis órgãos do poder do futebol (FPF e Liga) é de uma covardia atroz.
    Tirar o apoio aos Presidentes da FPF e da Liga era uma exigência.
    Sempre gostei do Rui Costa, mas a decepção é enorme.
    O clube é gerido para todos os objectivos possíveis, menos para representar a vontade, os anseios dos sócios e honrar os seus fundadores.
    Não sei o que é que o presidente da mesa da assembleia geral está lá a fazer... representar os sócios não é certamente.
    Hoje temos um jogo importante para vencer, sermos Benfica.
    Até à 34 jornada é apoiar sempre, no entanto um balanço quer dos resultados, quer nos objectivos, quer na construção do plantel, tem que ser feito e isso inclui, uma avaliação não só da equipa técnica mas também da direção.
    Desperdiçar esta diferença na solidez financeira, no centro de formação do seixal, relativamente aos nossos principais adversários é um caso de estudo.
    Benfica SEMPRE

    ResponderEliminar
  14. Não faça isso Alberto! Temos de resistir! Ou o Vieirismo vence! Se não formos nós quem vai manter este legado de militância e associativismo? O Alberto é muito importante! Muito!

    ResponderEliminar
  15. Não esperava.
    Não me resta mais nada do que tentar compreender e aceitar, como é óbvio.
    Não posso deixar de pensar, que é mais uma vitória, dos tais mencionados que tentam boicotar o Benfica.
    Tenho muita pena que desista...
    VIVA O BENFICA.

    ResponderEliminar
  16. Compreendo-o perfeitamente... No meu caso, embora por questões relacionados com o mundo igualmente podre da literatura portuguesa, com os escrevinhadores sobrevalorizados de que fala Lobo Antunes, nem redes sociais tenho. Seria só para me chatear. De qualquer forma, pode ser que o Sr. Alberto esteja apenas a necessitar de uma pausa... Seja como for, um abraço e tudo de bom. Vou sentir falta das suas fotografias a assinalar os golos do Sport Lisboa e Benfica... O que eu ficava feliz ao ver as bolas a entrar na baliza dos adversários e a pensar no "trabalho" que o senhor iria ter :). Um bem-haja.
    José António Carvalho Batista

    ResponderEliminar
  17. O meu voto também não irá para Rui Costa. Farto de ver o Benfica tão maltratado.
    Que regresse muito em breve. Para bem do Benfica!

    ResponderEliminar
  18. Caríssimo Alberto Miguéns,

    Tal como outros companheiros, nunca comentei mas o "Em defesa do Benfica" faz parte das minhas leituras diárias.

    É com grande tristeza que testemunho esta sua decisão que gostaria que não fosse definitiva.

    Um bem haja!

    Pelo Benfica sempre!

    ResponderEliminar
  19. Não consigo acreditar que um marco do Benfiquismo, e motivo pelo qualq também eu comecei um blogue sobre o Glorioso, vai deixar de dar a voz a todos os que procuram uma referência do que já foi o Benfiquismo. Também me esforço para não apontar aqueles que batiam palmas à direcção anterior, e batem a esta, a despeito de todos os outros. Pelo que vejo, o desejo, aparente, de alguns em ver a terra queimada, não é outra coisa que não um desespero, por ano após ano, verem serem eleitas pessoas, que prestam um péssimo serviço ao SLB.Grande abraço Benfiquista.

    ResponderEliminar
  20. Espero que o melhor blog do Benfica volte a ser reactivado no futuro. Para já, muito obrigado, caro Alberto.

    ResponderEliminar
  21. Alberto é com tristesa que li o Snr anunciar o fim da militancia para ser sincero li-a sempre o seu blogue pela justesa e a verdade sobre o Benfica ainda me lembro das suas passagens pela BTV enfim um periodo de um Benfiquismo desinteressado e militante porém compreendo o desgaste e vêr o nosso clube governado por gente pouco militante me deixa completamente desesperado enfim Monsieur Alberto Miguéns au plaisir de vos revoir un jour.

    ResponderEliminar
  22. Caro Sr Alberto Migueis, espero que seja uma pausa e não o fim deste, peço desculpa por o dizer, nosso blog. Desde que descobri o seu blog que todos os dias é, para mim, de leitura obrigatória em que aprendi muitíssimo sobre o Gloriosa História do nosdo Glorioso Benfica. O meu muito obrigado por tudo o que me ensinou e, volto a referir, espero que seja um até já. Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
  23. Lamento saber da sua decisão, é um blog de leitura diária.
    Volte depressa Sr. Miguéns

    ResponderEliminar
  24. Fico triste com essa decisão , mas como a entendo , só posso dar os parabéns pelos belos textos ,análise e informação que pautou este blog nestes longos anos.
    Sou adepto e sócio desde a época do antigo estádio, passei grandes épocas, e outras não tão boas,em todas, NUNCA assobiei ninguém que vestisse o manto sagrado.É algo que sempre me pareceu impossível um Benfiquista fazer , vi sempre uma massa critica no nosso Benfica e aprendi que é normal alguns desabafarem as suas frustrações em um jogo de futebol.
    Agora o que esta a passar esta época,é algo de inacreditável, esta pressão e critica vêm desde a pré época , com agenda , feita e utilizada por Benfiquistas .
    É estranho lembrar que apesar de tudo , somos campeões em título e ainda podemos ser bi campeões , ganhar a taça e vamos chegar a abril ,de novo , como o unico clube Português nas competições europeias..
    Um grande abraço,e com pena minha, a primeira e única , portagem seja esta.
    Muito obrigado .

    ResponderEliminar
  25. Caro Miguéns, Como escrevi na publicação anterior, é nestes momentos "obscuros" que mais necessários são os pontos de Luz. É com pena que assisto a este seu interregno mas também não posso deixar de entender o que o leva a isto. Espero que nos dê o prazer da sua escrita muito em breve (e que não seja pelos motivos que indicou agora). Cá estarei à espera... Um grande abraço. Rui

    ResponderEliminar
  26. Este é, de longe, o melhor blogue sobre o Benfica. O único que vale a pena consultar todos os dias. Não só opinativo como informativo. A notícia da sua suspensão é uma péssima notícia para quem gosta de se informar, de se inteirar das coisas do Benfica, mas sobretudo para quem ama o Benfica.
    Espero que Alberto Miguéns reconsidere o seu regresso. Se não for ele, que tão bem conhece a história do Benfica, a fazer a sua defesa, quem o fará?

    ResponderEliminar
  27. Parabéns, obrigado e BEM HAJA, por todos estes anos de GLORIOSO BENFIQUISMO no seu Blog.

    ResponderEliminar
  28. Caro Alberto, um grande obrigado pela sua dedicação ao Benfica.
    Quando quiser regressar (que seja rapidamente – é o que eu espero), vai encontrar como este seu leitor a ler as suas publicações.
    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
  29. Alberto, é com muita pena que leio este post. Aceito as razões e entendo o "cansaço".
    Este blog é um manual de Benfiquismo, não só pela forma como vive o presente mas também pelo modo como tem transmitido a história e o passado do clube sem revisionismos fantasiosos ou desonestos.
    No final de cada jogo, uma das coisas que mais gosto de fazer é vir ler a sua crónica (inclusive saber o que vai jantar :) ) É a única crónica ou artigo que leio sobre o Benfica, pois não dou um segundo sequer de atenção aos programas patéticos de comentário desportivo.
    Respeito a sua decisão e espero que queira voltar no final de maio. Penso que, pelos muitos que o seguem e gostam de o ler, valerá sempre a pena.
    Um abraço
    Frederico

    ResponderEliminar
  30. Tudo de bom para si Senhor Miguéns.
    Nada a apontar. Deu sempre tudo o que tinha. Pena que não tenham aproveitado melhor as suas qualidades. O Benfica ficaria melhor servido. Muito obrigado pelo seu trabalho de serviço público irrepreensível. Um abraço. Que o Pai o abençoe. Muitos conhaques e carapaus alimados. E... VIVA O BENFICA!!..

    ResponderEliminar
  31. Acho que é a primeira vez que publico no seu blog.... Por ser incapaz de sentir o que lhe vai na alma apenas posso agradecer o seu Benfiquismo e o exemplo que é para mim. Deixo-lhe o meu público agradecimento e uma humilde vénia. Quando, e se vier a reconsiderar, cá estarei para o ler com agrado. Um abraço e até breve.

    ResponderEliminar
  32. A falta de leitura regular do seu blogue, das suas crónicas, reflexões e inquietações, vai ser muito sentida por uma larga comunidade de Benfiquistas que procuram diariamente este blogue. Este é um refúgio, um espaço de grande amor ao Clube, mas também de racionalidade, objetividade e inteligência. Nenhum homem é eterno, nenhum Benfiquista infalível e insensível. Os dias atuais estão cheios de pressões, de indignidades, de futilidade e rancor e agressividade. O Alberto, melhor que ninguém percebe os dias que vivemos no Benfiquismo. Estou esperançado que encontre em breve razões para nos voltar a dar o prazer da sua lucidez, perspicácia, inteligência e verticalidade. Acima de tudo, do seu Benfiquismo, puro, impoluto, leal e integral. Tem sido um prazer aprender consigo e este blogue é parte fundamental do seu legado para todos os Benfiquista, passados, presentes e futuros. Viva o Sport Lisboa e Benfica!

    ResponderEliminar
  33. Caro Sr. Alberto Miguéns....Apenas para lhe dizer que compreendo as suas razões...Mas, na minha opinião singela, acho que não deve desistir, apesar das opiniões contrárias às nossas, que vão sempre existir....Obrigado por este seu, mais do excelente, blogue....Mas acho que vai ser um ATÉ BREVE, como o Sr. diz...VIVA SEMPRE O SPORT LISBOA E BENFICA...Um Abraço Glorioso.

    ResponderEliminar
  34. Senhor Alberto Miguéns,

    Tenho saudades dos seus textos e até do diálogo construtivo que tive consigo algumas vezes.
    Com todo o respeito, reconsidere e volte ao convívio da comunidade Benfiquista.
    Desalentos, todos nós sentimos na nossa vida, vezes sem conta, infelizmente ...
    O Senhor é uma personalidade singular para o Clube. Reconsidere, por favor, e volte ao diálogo connosco!

    ResponderEliminar
  35. Às 0h costumo passar por aqui.
    Talvez possa retomar e seria com grande prazer que voltava a ler um pouco mais acerca do nosso Benfica, pela sua singular visão.

    ResponderEliminar
  36. Caro Benfiquista Alberto Miguens eu também sinto tristeza pelo que vê e ouve
    na catedral insultos a jogadores e treinador a equipa joga em casa debaixo de assobios e sobre brasas quando deveria ser o contrário ser aplaudida quando as coisas correm mal e o seu
    Blogue é uma aprendizagem contínua de benfiquismo e da história do nosso grandioso clube precisamos de quem defenda o clube e quem melhor que o senhor Alberto.

    ResponderEliminar
  37. Meu bom amigo Alberto
    Tenho muita pena que deixe de escrever os seus belíssimos textos. Mas compreendo muito bem o seu cansaço. Apesar de ter deixado de ler todos os blogs do Benfica, o seu ,era para mim de leitura obrigatória. Não comentava( deixei de comentar em todos os blogs) mas lia o que escrevia todos os dias. Tenho pena que tenha decidido dar uma pausa no seu blog, mas compreendo-o muito bem.
    Resta-me desejar-lhe as maiores felicidades e muita saúde para si e para os seus.

    ResponderEliminar
  38. Boa noite, Apenas o conheço por este blogue do qual sou leitor assíduo há alguns anos a esta parte e tenho muita pena que não sinta condições para o continuar. Gostaria muito que reconsiderasse pois nunca senti nos seus posts qualquer divisionismo, antes uma grande força de união. Abraço de um Benfiquista. Et Pluribus Unum.

    ResponderEliminar
  39. A blogosfera benfiquista fica mais pobre mas sejamos realistas, bastava fechar a caixa de comentários ou se tal não for possível bastava não publicar nenhum.
    É esse o cancro das redes sociais, dos blogs e do yt, as caixas de comentários...
    Não percebi para ser sincero se essas manifestações a que se refere têm origem nos comentários ou noutros blogs, nunca li ninguém na nossa blogosfera a dizer mal do Miguens.
    Um abraço.



    ResponderEliminar
  40. Por esta não esperava...
    Só hoje me apercebi da sua decisão. Costumava receber a notificação dos seus posts através da sua publicação no facebook, e estranhei não a ter visto nos últimos dias. Normalmente era a minha última leitura noturna.
    Pensei que fosse algo relacionado com o facebook e só hoje tive oportunidade de aqui vir tentar perceber o que se passava.
    Lamento a decisão.
    Nos últimos anos têm sido vários os blogues com valor, afetos ao Benfica, a fechar portas. Não me parece que seja positivo para os Benfiquistas. Deixar de ter acesso a opinião diversificada nunca será positivo...
    Compreendo a saturação e a sensação de impotência, mas já passámos por fases piores, até recentemente, e manteve-se aqui sempre firme.
    Tire umas "férias", descanse uns tempos, mas volte, sff. Faz falta ao Benfica.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  41. Caro Senhor Alberto Miguéns,

    Encontro por este meio uma forma de comunicar consigo após a nossa derrota (mais uma) de Alvalade.
    Fui um defensor acérrimo de Roger Schmidt até onde a razão me permitiu. A partir de certo momento, não foi mais possível ignorar o que estava à vista dos meus, e de todos, os olhos: a passividade táctica, a paralização a qualquer mudança durante o curso do jogo, em todos os jogos.
    Não sei sinceramente o que se passará no interior da cabeça de Roger Schmidt. Tenho muita dificuldade em compreender, e aceitar, a inércia com que nos brinda a cada jogo, em forte contraste com Ruben Amorim, que lhe tem dado lição sobre lição.
    Vejo uma equipa acabrunhada, triste, sem rasgo, inspiração e motivação, apesar de ter cerrado os dentes nos dois últimos jogos. Vale a pena continuar assim?
    Penso que a mudança se afigura hoje inevitável e embora compreenda que Rui Costa não o tenha querido fazer até agora, até porque a aposta em Schmidt é sua, não pode fugir a fazê-la num futuro próximo. Se calhar, se houvesse sido antes, ainda teríamos ido a tempo de festejar o 39. Agora, acabamos a tergiversar com a vitória alheia, em ano de investimento absurdo e sem qualquer rentabilidade.
    Mudar tornou-se inevitável, porque de outro modo o futuro fica enegrecido.
    Espero que volte em breve ao nosso contacto. O Senhor faz a sua parte no engrandecimento do Clube; tenho esperança que continue a fazê-lo.

    ResponderEliminar
  42. Toda esta informação irá perder-se a partir de 31 de Maio?
    Peço desculpa a minha ignorância relativamente ao funcionamento de blogs e afins.
    Isto é a minha Bíblia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Benfiquista.

      1. A informação será perpétua enquanto houver internet. Está feita, registada e o blogue nunca será eliminado. Ao contrário das páginas e Facebook;

      2. Espero retomar as publicações diárias pela meia-noite de 31 de Maio para 1 de Junho;

      3. Ainda vou assinalar até 31 de Maio duas datas que me comprometi a fazer anualmente enquanto tiver capacidade para tal: o Dia da Tragédia de Superga homenageando o "Grande Torino" (assinalar os 75 anos em 4 de Maio) e o "Dia da Ignomínia" (6 de Maio) quando em plena «Catedral» o baboso Pinto da Costa gravou o episódio de uma qualquer das suas patetices.

      Abraço Glorioso

      Alberto Miguéns

      Eliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: