SERÁ UMA REALIDADE NUM FUTURO AINDA QUE A DATA SEJA INCERTA.
O actual modelo das competições europeias não favorece os clubes, mas sim os empórios financeiros (sediados fora da Europa) criando a ilusão de qualquer clube poder conquistar a Liga dos Campeões, mas com mais dez anos ou duas décadas de competição, provavelmente será conquistada, em 90 por cento, ou mais, por clubes de Inglaterra. Depois os outros "abrem os olhos". A menos que sejam incompetentes a gerir tantos milhões por temporada, o que é sempre possível. a evolução do Mundo nunca é linear.
O actual modelo do futebol interessa aos intermediários, autênticos absentistas e sibaritas
IFA, UEFA, Federações e Ligas nacionais. Que nada ou pouco fazem e ganham milhões com o esforço dos clubes a competir. O dinheiro devia ser totalmente dos clubes e estabelecidos tectos de despesas, mas reais, e não fictícios como faz a UEFA actualmente. Veja-se o caso do FC Porto. Está sempre intervencionado, mas não... pois Fernando Gomes (FPF), Guilherme A-guiar e Tiago €raveiro não estão lá para fazer de flores numa jarra!
A tal Superliga (ou lá o nome que tiver) numa espécie de Campeonato Europeu de Clubes
Tem que ser uma competição bem estruturada, que respeite a História do Futebol (criado em 26 de Outubro de 1863) e permita que seja a força associativa a exponenciar os clubes e não lavagem de dinheiro em bolsa duvidosas, como a de Londres. Os clubes com mais simpatizantes/ associados é que devem ter as melhores condições para singrar e não dinheiro sujo e de sangue, como actualmente, como aquele que vem das Arábias. Os clubes mais populares sempre foram os que tiveram mais condições para conquistar competições, ainda que não haja essa garantia numa modalidade tão incerta como o futebol. Um clube pode colocar em campo uma equipa que nem faça remates à baliza contrária, ao contrário do adversário que pode fazer uma ou duas dezenas, e vencer um jogo com um autogolo!
O Benfica só tem a ganhar com uma Superliga Europeia
Actualmente clubes como o Benfica (e há vários em... vários países) nunca poderão conquistar a Liga dos Campeões (o que não quer dizer que não devam ter a ambição e ilusão) de o conseguir. O FC Porto conquistou uma, mas com vigarice: roubou o 2-0 em Manchester e depois vigarizou o Real Clube Deportivo da Corunha com a estorieta de comprar o árbitro Augusto Duarte para descansar futebolistas, em Aveiro, e depois aquela expulsão "mal amanhada" de Jorge Andrade (ex-FCP) na segunda mão. O Benfica tem muito mais simpatizantes que alguns emblemas de Inglaterra, o Paris Saint-Germain FC e outros que virão poor aí, mas falta "carcanhol" de acordo com a sua dimensão. O estudo da Uefa, mesmo de 2012, não engana.
Só os Benfiquistas percebem o que é o Benfica, enquanto os outros invejam
O Clube tem potencial - uma multidão de adeptos (como mostra, na página 41, este estudo da UEFA) que adoram e fazem sacrifícios pelo Benfica - além do palmarés que tem histórico na Taça dos Clubes Campeões Europeus. Não se pode comparar o Benfica (na relação com Portugal) com qualquer outro clube (na relação com os seus países). O Benfica é o «Clube de um Povo»!
Posso estar enganado, mas o futuro do futebol será dos clubes e não dos intermediários (UEFA e Cia) e dos vigaristas (investidores "financeiristas")
Alberto
Miguéns
A acrescentar ao golo anulado ao Manchester, o golo anulado ao Valeron (fiscais de linha em grande! Mais as sucessivas agressões do Nuno Valente, assinaladas pela tv com círculos identificadores, sob a jurisdição do camarada Collina). Se nos lembrarmos o que se passou com o Dinamo de Kiev uns anos antes...
ResponderEliminar