01 fevereiro 2024

Todos Querem Ser Rio Aves

O ADVERSÁRIO NACIONAL QUE CAUSOU MAIS PROBLEMAS AO BENFICA, EM 2023/24, FOI O RIO AVE FC.


Que durante tempo a mais do que devia dominou o jogo e manietou o Benfica. Por ter sido apenas percepção de um adepto Benfiquista, mas foi essa a sensação com que fiquei.

 

NOTA: até ao Entrudo - não estando por casa até meados de Fevereiro - isto vai ser como está a ser. Se houver comentários - e só acerca do tema publicado - dificilmente serão publicados com brevidade. O normal será publicar os referentes ao texto anterior quando faço o seguinte. É a vida nómada!



O Boavista FC jogou de outra forma, mais "à antiga portuguesa"

Mas o Club Football Estrela voltou a tentar fazer o que o Rio Ave FC fez, só que nem todos os clubes têm plantéis e os treinadores com condições, e saber, para "manietarem" o Benfica. Mas que é preocupante - se esta percepção for verdade - é até bem preocupante.

 

O jogo que o Rio Ave FC fez pode ser "replicado" por outros clubes, embora seja sempre difícil ter a mesma eficácia exibicional 

Pois o resultado terminou em 4-1, tal como o resultado frente ao CF Estrela e o clube de Vila do Conde colocou muito mais dificuldades ao «Glorioso». O Futebol é assim. Impiedoso. 

 

A ideia com que fiquei do método utilizado pelo Rio Ave FC é que defendiam em 5 x 5 x o mas não aglomeravam futebolistas onde o Benfica tinha a bola

Dificultando muito à acção do Benfica para transpor os cinco centrocampistas pois os cinco defesas marcavam os futebolistas mais avançados do Benfica. Foi complicado para o Benfica fazer quatro passes em progressão, obrigando o Clube a aglomerar futebolistas onde estava a bola. Quando o Benfica a perdia, como o Rio Ave FC tinha futebolistas desmarcados com espaço, sem haver jogadores do Benfica nas imediações, aproveitou para acelerar em direcção à baliza defendida por Turbin. Simplificando o que é difícil por ter dinâmica própria do futebol, o tal 5 x 5 x 0 desdobrava-se em 3 x 4 x 3. Foi sem dúvida, entre os 37 jogos realizados em 2023/2024 aquele em que o resultado foi superior em relação à exibição.


Roger Schmidt tem que ter muita atenção, tal como os futebolistas (vamos esperar pelas "cenas" dos próximos jogos)

Os treinadores adversários percebem bem as cambiantes de um jogo e o modo como cada treinador vai defrontando o Benfica serve-lhes de ensaio sem terem necessidade de o fazer. E ainda com o bónus de quase todos nos últimos cinco encontros, excepto o Boavista FC, começarem a vencer. Entram logo com o "escola toda".

 

Acorda, Benfica!

 

Alberto Miguéns 

1 comentário:

  1. Com a contratação de mais um jovem de 18, eu gostava de ver uma publicação sobre o actual plantel do Benfica, cuja média de idades deve ter descido para 22 ou 23 anos. E logo que saia o Di Maria, o Otamendi e o Rafa vai descer ainda mais. Plantel super jovem para 2024/2025 comandado por Tó Silva e João Neves.

    ResponderEliminar