31 janeiro 2024

Histórias de Embalar Xéxés

EU VEJO DRAGÕES TODOS OS DIAS. AOS MAGOTES. VÊM DE TODO O LADO: AR, MAR E TERRA.



É uma espécie abundante que sobreviveu aos Dinossáurios ou será Dinossauros?

 


Andaram tanto tempo a dizer que o dragão era uma figura simbólica, que pelo aspecto causava pânico e eis que afinal nos enganaram

Um símbolo do Mal (é verdade, isto confirma-se como símbola - não é engano, em um bom símbolo para embelezar uma bola azul - perfeito para o FC Porto) bicharoco malandreco, manhoso e cobarde - escondia, assobiava para o lado como quem não quer a "coisa", tinha aquele recurso circense de cuspir gasolina para um pau a arder e comia meninas tipo «Calor da Noite» - mas "bicharro" ao qual o destemido São Jorge conseguiu cortar a cabeçorra! Afinal era mais encenação infantilizada que poder. Acredito mais em São Jorge que num dragão, engravatado, quase de "babete", sentado numa poltrona a fazer "beicinho" para terem dó dele - como se causasse medo - ameaçando tudo e todos!



Afinal os dragões existem. Eu vi um na RTP. Pimpão gesticulando com cada mão. E ainda tem duas. Entrevistado por uma dragona

Afinal o dragão é um velhote pançudo, careca com osso esporão, de calças curtas e peúga castanha da cor da fralda. E para espanto tem orelhas. Nunca pensei que o dragão tivesse aquele tipo de orelhas. Pensei que fossem como a dos lagartos. Em vez de labaredas cospe alarvidades. O dragão afinal é risível, do mais anedótico que há, aspecto parolo, declarando uma Guerra, mas acerca da qual ninguém ouviu falar, nem de uma batalha, sequer escaramuça embora tenha partido, num dia destes, a fuça. Como animal imaginário, tudo o que faz não passa de imaginação, embora tenha outros a trabalhar por fora, mas esses já não "dragoam", afinal só apregoam. Agora este velhote com gravata-babete para não se babar muito pois falar pelos "cotovelos" é coisa dele? Nem durmo, tal o pavor ao velhote dragonado. Horrível fechar os olhos e continuar a ver aquela triste figura! Vocifera que nem uma fera amansada. Que medo!



A história foi tão mal contada que a menina inocente não resistiu...

Deixou-se dormir, qual Bela Adormecida. Provavelmente a pensar mais em como estaria a empregada a limpar o pó lá por casa que no que lhe dizia o dragão barrigudo. Encontra-se em tal hibernação, que agora só um príncipe a poderá acordar da letargia... mas só se tiver noção. Se não deixem-na ficar adormecida, não se lembre de contratar, de novo, o dragão. São pois seres em profundo estado comatoso, de animalagem invulgar, visto o que se intitula feroz dragão, piscar, em alternância cada olho, mas ambos serem gerados por um abrolho. Nasceu em 1893 mas só deu sinais de vida em 1906! Passou uma vida a responder por andrade só que em 1984 olhou, pela primeira vez para um espelho e disse ou pensou. O fato que me assentava bem era o daquele chafurdão do doutor Zé Malão! Foi ao alfaiate Roscas que era gago e pediu um fato! O alfaiate fez-lhe a vontade. Aaaaqquui temmm um como o do Dra...dra...mão? Dragão? Gosto disso! E logo alvitru: Um dia na RTP é que vão ver o que é um fato de dragão que não se deixa polir quando mais lixar!

 




Deixem o senhor Idoso na Paz do Senhor!

 

Alberto Miguéns


NOTA: se tiver tempo e paciência - dragões são seres imaginários que só existem em papel e que nem servem para limpar o rabo - quanto mais perder tempo com palermices e coisas de meter medo a crianças e gente com pouco tino, ainda aqui virei escrever mais umas larachas!

6 comentários:

  1. Essa Fátima Campos Ferreira julga-se uma grande senhora. Não é porcaria nenhuma.

    ResponderEliminar
  2. esta Dragona-mulher....não foi capaz de perguntar ao "seu" presidente como é que mantêm como diretor de comunicação um condenado por Violência doméstica, será que é um orgulho para as mulheres Portistas? e como "grande jornalista"...tb não foi capaz de perguntar o que se passou com o ciclismo do fóculporto.....enfim, foi a enésima entrevista-frete feita na tv, esta Srª está sempre de serviço, ela, a Judite e o MST, quando não estão disponíveis, há sempre um rapazola como o último na SIC, natural de Gaia ou Maia ou Pasteleira, sempre fofinhos e subservientes, e depois admiram-se q os jornais estejam a fechar, q ninguém os compre, pois Jornalismo Independente e sério já morreu há muito neste País. Grande Prosa Srº Miguéns!

    ResponderEliminar
  3. Pior que o porco velho so a corte de jornaleiros, comentadeiros, politicos e quejandos que o adularam e lamberam o rabo ha decadas.
    Hoje saiu a noticia de que a policia prendeu o macaco. E para rir!! Ha quantos anos e que num pais decente este gajo nao estaria ja no lugar a que pertence?
    Pobre Portugal envergonhado e sem respeito por si proprio!!!

    ResponderEliminar
  4. Excelente, Alberto!
    Com a verdade nos diverte. Com a pena, nos descreve as verdades.
    Vai cair, abandonado pelas suas próprias gentes. Na lama, que ele sempre espalhou.

    ResponderEliminar