19 setembro 2025

Com o Benfica "Suspenso" Resta o Benfiquismo

O BENFICA ESTÁ EM «ESTÁGIO PROLONGADO» ATÉ SE SABEREM OS RESULTADOS DAS ELEIÇÕES A REALIZAR EM 25 de OUTUBRO.



Mas o acto eleitoral devia ser adiado 24 horas, passando para 26 de Outubro (domingo), pois a 25 (sábado) o Benfica recebe o FC Arouca, para a 9.ª jornada. Este sábado será jogada a 6.ª ronda. É bom recordar que a jornada anterior à do "fim-de-semana eleitoral" será a 5 de Outubro (ida ao recinto do FC Porto). Vinte dias sem campeonato, nem jogos na "Catedral", embora o «Glorioso» no fim-de-semana anterior (17/18/19 de Outubro tenha estreia na Taça de Portugal, no campo de um adversário de escalão inferior).

 

Adivinhava-se o desfecho fatal para Bruno Lage

O Benfica (futebol) já não convencia ninguém. Até me parece que nem o próprio treinador acreditava nele mesmo. Havendo eleições no próximo mês, o presidente Rui Costa, nem pensou duas vezes depois da impensável derrota na primeira jornada da Liga dos Campeões. Anunciando a recandidatura e tendo o anterior presidente (Luís Filipe Vieira) a aproveitar todos os pretextos para o enxovalhar publicamente só tinha um caminho. Rescindir com Bruno Lage.

 

Com José Mourinho livre...a escolha era óbvia

Foi uma dádiva para Rui Costa, o Benfica, com Bruno Lage ao leme, ter contribuído para que José Mourinho ficasse desempregado0 e pronto a empregar no Benfica. O regresso de José Mourinho ao Benfica de onde saiu em 4 de Dezembro de 2000, chantageando o recém eleito presidente Manuel Vilarinho, mas este também se colocou a jeito ao afirmar antes das eleições que o seu treinador era Toni...só não sabia quando! José Mourinho fez-lhe a vontade.

 

Com o Benfica "suspenso" da magna decisão a ter em 25 de Outubro de 2025

Estar a escrever acerca disto ou daquilo é redundante. Os candidatos a canditados, pois só o serão "de facto" quando as suas listas tiverem "letra" é estar a dar palco a muitos que têm mostrado que não o merecem ter. Estão-se a aproveitar da grandeza do Benfica para ter mediatismo. Não contem com este espaço para isso. Quando estiverem oficializadas as candidaturas logo farei os textos que pretender acerca disso pois Benficar é sempre mais que prazer.

 

O Benfica ainda tem jogos - o próximo é sempre o mais importante - até ao acto eleitoral

Mas não tenho qualquer interesse em escrever acerca deles, pois são sempre resultado das circunstâncias (curto prazo) e não de uma estratégia dirigida a médio prazo, que é o que faz um clube ser Grande ou pequeno. E não escrevo a longo prazo pois isso é tempo distante em que já estaremos todos mortos, mesmo os que ainda nem nasceram. 

 

Volto a insistir, pois à medida que decrescem os dias para 25 de Outubro degrada-se o Benfiquismo

Jamais este espaço será usado para conspurcar o nome do Clube, até porque há outros espaços que por acefalia situacionista, ressabiamentos ou gosto em o ser, são tascas rascas e esgotos a céu aberto onde circula lama. Quem quiser comentar (e ver os comentários publicados) tem que ter urbanidade e decoro. Algo que agora tem que se pedir o que mostra como o Clube está bem diferente do que era até 2003.

 

O que é que quero? Vencer, vencer ou vencer. É isso que espero do grupo de trabalho de Rui Costa aos "apanha-bolas".

 

Alberto Miguéns

10 comentários:

  1. Claro que queremos todos vencer e que o Mourinho tenha sucesso! E também queremos ver umas eleições com elevação e com união seja quem ganhar! Mas não podemos fechar os olhos ao que se passa e não dizer a verdade, mesmo com palavras duras. O Lage não tinha competência para o Benfica, mas foi usado mais uma vez para salvar a pele ao presidente Rui Costa! E a apresentação do candidato Rui Costa? Cómica e surreal! Não são as palavras mais duras que conspurcam o nome do clube, mas o comportamento aviltante dos seus dirigentes! Diz que assumiu a presidência impreparado, então por que assumiu? Impreparado como se estava no Benfica há 15 anos como vice-presidente, diretor do futebol e administrador da SAD? Andou a fazer o quê? Quantos anos como dirigente são precisos para se preparar? Agora, depois de um mandato miserável, é que está preparado? Quantos mais anos vai andar a mandar areia para os olhos e os sócios a comer palha? Os sócios mais antigos vão morrer sem voltar a ver o verdadeiro Benfica? Quanto mais tempo temos de levar estes incompetentes a mamar no Benfica e a secá-lo?

    ResponderEliminar
  2. Bom dia, Sr. Alberto Miguéns....Depois da hecatombe europeia, porventura a solução MOURINHO pode ser, neste momento, a chicotada psicológica que o plantel precisa, pois este homem tem currículo, carisma e penso que ainda seja um líder incontestado dentro de um balneário....Que tenha muitas felicidades Mister Mourinho, no seu regresso ao nosso Glorioso...Que traga a qualidade de jogo que precisamos, pois assim será mais fácil ganhar quase todos os jogos que iremos ter pela frente ..Um Abraço Glorioso

    ResponderEliminar
  3. Boa Noite, Sr. Alberto Miguéns....Já houve um cheirinho a Mourinho especialmente na segunda parte .. E ele como uma "raposa velha" mal acabou a primeira parte foi para o balneário a correr para lhes desbloquear mentalmente que tinham de resolver este jogo...Isto é de treinador!!!!! Quer gostem ou não...Venha o Rio Ave...Um Abraço Glorioso

    ResponderEliminar
  4. Bom dia Benfiquistas de alma, tinha dito que alguma coisa tinha de mudar e mudou o que tinha de mudar, todos os candidatos a presidente do Glorioso vão crer ganhar ora todos o querem mas só um vai ganhar, Rui Costa para mim atualmente é o que esta a frente mas venha quem vier que venha por amar o Benfica e nada mais, saudações Benfiquistas.

    ResponderEliminar
  5. Benfica continua vivo. Vamos votar e o resto é conversa. Vamos ser campeões.

    ResponderEliminar
  6. Enquanto sócio, não sei em quem votar. Sei que não o farei em Rui Costa ou em Filipe Vieira, mas tenho dificuldade em ver projeto em qualquer uma das outras listas. É desesperante!

    ResponderEliminar
  7. "O regresso de José Mourinho ao Benfica de onde saiu em 4 de Dezembro de 2000, chantageando o recém eleito presidente Manuel Vilarinho" - Pensei que fosse só eu que me lembrava deste episódio aquando da sua saída. Bom passado é passado e neste o seu sucesso é o nosso sucesso.
    Não vejo a hora de fechar Outubro para ver se nos livramos deste clima podre de benfiquistas sempre negativos a atacar tudo e todos dentro do clube. Já dura há 6 anos e por mais que digam que não, também influència quem está em campo. É difícil jogar bem com tanto assobio e ansiedade passada para dentro de campo. Não é à toa que o Benfica nos últimos anos tem tido melhores resultados fora do que em casa, nos jogos europeus então é ridículo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo passado de Mourinho, nomeadamente no Benfica, e pelo que nos desrespeitou, fez algum sentido trazê-lo de novo para nossa casa?...
      Só o desespero de Rui Costa, e a sua provada incapacidade para agir com discernimento e inteligência, é que justificam esta "contratação".
      Além da proverbial arrogância de Mourinho, e da sua comprovada capacidade para acicatar clivagens - que neste caso será entre os benfiquistas - o dito cujo está, claramente, numa fase descendente da sua carreira, ultrapassado no modo como se relaciona com os outros e como coloca as suas equipas a jogar.
      Está, nitidamente, a prazo, vai dividir ainda mais a nação benfiquista, e, daqui por algum tempo, vai ser dispensado e somar mais uns milhões à conta bancária...
      Rui Costa não acerta uma!!!

      Eliminar
  8. Boa Noite, Sr. Alberto Miguéns....Uma desilusão....Não se pode sofrer um golo aos 90 minutos....tal como com o Santa Clara....Vai ser um ano difícil, mesmo com o Mourinho, pensei que a partir do jogo com o AVS a equipa se equilibra-se.....Mas não....Vamos ver o que isto vai dar ..Um Abraço Glorioso

    ResponderEliminar
  9. Este - espero que último!... - "acto de gestão" daquele que considero o pior presidente, de todos os tempos, do Benfica, foi (se necessário fosse...) a prova da sua pequenez, mental e intelectual, e cobardia...
    Manter Bruno Lage depois da miserável prestação futebolística da equipa durante todo o tempo em que a orientou, e depois da catastrófica ponta final da época, com a perda do campeonato quando tinha tudo para o vencer, e com a derrota na final da Taça de Portugal (apesar das circunstâncias em que ocorreu...), foi apenas mais uma, de entre as incontáveis burrices de Rui Costa.
    Não se demitir e provocar eleições antecipadas, para permitir que a direção eleita pudesse fazer o mercado de verão e preparar convenientemente a nova época, já tinha sido, para mim, a gota de água que fez transbordar o copo. A manutenção de Bruno Lage, e agora o descartá-lo para ir contratar o "arrogante-mor" do futebol, foram mais dois golpes, profundos, na minha apreciação ao seu (des)governo ao leme do Benfica.
    Na verdade, isso em nada influirá a minha intenção de voto, já anteriormente formatada. O "dono do palheiro", porque arrastou o Benfica para a lama, independentemente de culpas que se venham a provar, ou não, e Rui Costa, que nunca esteve à altura do Benfica e se acobardou sucessivamente quando o clube precisou de ser defendido, e se envolveu - e até apoiou!... - pessoas e instituições que tanto destrataram, e continuam a destratar, o Benfica, não são, naturalmente, opções a considerar.
    As alternativas são - pelo menos algumas delas!... - muito difusas! Noronha Lopes tem um passado de demasiada proximidade com Luís Filipe Vieira, e mesmo com Rui Costa, e desapareceu por completo depois de derrotado nas eleições que perdeu. Cristóvão Carvalho não inspira confiança - é advogado, o que não é, quanto a mim, um bom cartão de visita... além de que me traz à memória más recordações! - e já deu para ver que dá especial atenção à venda de "banha da cobra", como no caso da propalada intenção de contratação de Jurgen Klopp. Paulo Parreira... parece ser para a brincadeira! Restam João Diogo Manteigas (41 anos, advogado...) e Martim Mayer (50 anos, gestor e empresário...)…
    É só isto, Benfica?!?!?...
    O que sei é que é imperioso que se faça por mudar o actual estado das coisas, para que o Benfica renasça das cinzas, e para que não se perpetue a apatia, a mediocridade e a miséria do que têm sido, insistentemente, as exibições e os resultados nas diversas modalidades, e nos diversos escalões, no masculino e no feminino, como são os casos recentes do futebol, do futsal, do andebol ou do hóquei, apenas para referir alguns...
    Em suma, é imperioso que não se perca o orgulho de ser Benfica, e se incremente o ressurgimento do Benfiquismo!
    Vamos acordar, Benfica!

    ResponderEliminar