22 outubro 2024

F.P.F.: Entre Pedro Proença e Nuno Lobo Onde Está a Dúvida?

O BENFICA DEVERIA APOIAR NUNO LOBO PARA A PRESIDÊNCIA DA FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL.



Pedro Proença vai continuar a fazer do Futebol português o «Futeluso» com a Lei 18. Em caso de protecção aos interesses do FC Porto esta Lei sobrepõem-se a todas as outras.


Nuno Lobo poderá revitalizar o futebol amador em Portugal

E deixar que a FPF exista para promover e promover-se com a Selecção Nacional. O futebol nacional tem que estar sempre a ser repensado pois só assim poderá evoluir.

 

Como o que me intessa, directamente, é o Benfica

Preocupa-me muito mais a Liga Portugal (LPFP) que a FPF. Mas mesmo assim há dois assuntos que gostaria que tivessem outro desenvolvimento e até nisso confiaria muito mais em Nuno Lobo que em Pedro Proença.

 

TAÇA DE PORTUGAL

1. Alteração no modo como são realizados os sorteios evitando que a intervenção humana seja reduzida ao mínimo. O método seguido nos sorteios do "Totoloto" ou "Euromilhões" é o mais simples e rápido. Cada clube receberia um número de acordo com as classificações nos escalões e depois seriam sorteadas as bolos para os emparelhamentos. Por exemplo no sorteio de amanhã o Sporting CP seria o 1, o Benfica o 3, o SC Farense o 15, o FC Alverca o 19, o SC Lusitânia o 25 e o Brito SC seria o 32. Sendo um sorteio para os dezasseis-avos-de-final (e oitavos-de-final) haveria 32 bolos numeradas.


32 CLUBES APURADOS PARA OS 16-AVOS-DE-FINAL DA TAÇA DE PORTUGAL

Primeiro Escalão

(15)

Segundo Escalão

(4)

Terceiro Escalão

(6)

Quarto Escalão

(7)

Sporting CP

1.º

Leixões SC

4.º

Amarante FC

3.º g A

“O Elvas” - CAD

1.º s C

FC Porto

2.º

GD Chaves

11.º

Varzim SC

4.º g A

Lusitano GC

1.º s D

SL BENFICA

3.º

UD Leiria

12.º

SC São João de Ver

8.º g A

Rebordosa AC

5.º s A

CD Santa Clara

4.º

FC Alverca

13.º

SC Covilhã

8.º g B

SC Vila Real

6.º s A

Vitória SC Guimarães

5.º

 

 

FC Oliveira do Hospital

9.º g B

CD Cinfães

6.º s B

SC Braga

6.º

 

 

SC Lusitânia

10.º g B

FC Tirsense

9.º s A

FC Famalicão

7.º

 

 

 

 

Brito SC

11.º s A

Moreirense FC

8.º

 

 

 

 

 

 

Gil Vicente FC

9.º

 

 

 

 

 

 

AVS

10.º

 

 

 

 

 

 

Casa Pia AC

11.º

 

 

 

 

 

 

Rio Ave FC

12.º

 

 

 

 

 

 

FC Arouca

13.º

 

 

 

 

 

 

C. Football Estrela

17.º

 

 

 

 

 

 

SC Farense

18.º

 

 

 

 

 

 

 


2. Terminar com as condicionantes quando se estreiam os clubes do segundo escalão (2.ª eliminatória) e do primeiro escalão (32-avos-de-final) pois faz com que não possam existir, desde logo, jogos entre esses clubes. 

 

3. Adoptar o "modelo alemão", ou seja, as temporadas têm início com a primeira eliminatória da Taça. Neste caso, em Portugal, seriam 64-avos-de-final (128 clubes) entrando logo os 104 clubes dos quatro escalões nacionais e mais 24 apurados nos campeonatos distritais através das classificações na temporada anterior. Acrescentaria mais um jogo, mas seria no início da temporada funcionando como pré-primeira jornada dos respectivos campeonatos nacionais. O modelo actual está caduco e é injusto!



Descobrir o que foi feito do Relatório e Contas da Época da FPF em 1938/1939 que dizem não existir no arquivo da FPF

Se em Maio ou no início de Junho de 2005 estive com ele entre mãos e pedi para fazerem duas fotocópias como é que desapareceu? Se foram impressos 300 exemplares algum ainda deve existir? É que a justificação que é dada para não fazer cumprir o artigo VI Provas (equivalência da Taça de Portugal como continuação do Campeonato de Portugal) é precisamente dizendo que não havendo original, não há "provas". Claro que são "lérias", mas Portugal, com destaque para o futebol, vive muito delas...



Acorda... Benfica!

 

Alberto Miguéns

1 comentário:

  1. O que quer que Pedro Proença se candidate, o Benfica devia apoiar o adversário. É uma questão higiénica e de respeito mínimo pela dignidade do clube e dos seus adeptos.

    ResponderEliminar