23 agosto 2024

É Isto Roger Schmidt. Líder é Aquele Que Não Deixa Soldados Para Trás, Quanto Mais Capitães

ESTAR DE FÉRIAS ATÉ PERMITE VER CONFERÊNCIAS DE IMPRENSA ALGO QUE DEIXO DE FAZER LOGO APÓS AS DUAS OU TRÊS INICIAIS QUANDO CHEGA UM NOVO TREINADOR.



As perguntas são confrangedoras - há anos e anos que assim é - por isso redundantes. Grande parte dos repórteres/jornaleiros que trabalham em Portugal, nem dominam os princípios básicos da Língua Portuguesa quanto mais conseguirem colocar questões com um mínimo de interesse. 

 

Dizem "À condição", "Féliquese" ou "Acórdos" quais labregos entre muitas outras palermices

Clicar, clicar, clicar. É evidente que grande parte dos portugueses sofrem de iliteracia, trocando à até á com há, por que com porque, etc e etc, tendo imensos problemas com a Língua, nem a respeitando com estrangeirismos, mostrando um provincianismo atroz, mas quem tem Licenciaturas tem mais responsabilidade. E os "Jornaleiros" até conseguem Mestrados, talvez à Madureira. Vamos ao que interessa.

 

Há anos que não ouvia Roger Schmidt em conferências de "Imprensa"

Esteve muito bem. Explícito, mostrando que domina os assuntos (depois se consegue o que pretende já é outra questão) equilibrado, sustentando as suas ideias. E é por elas que vai responder no final da temporada, como em 2022/23 ou 2023/24. Na primeira época (2022/23) tomou boas decisões (nunca a 100 por cento, como é evidente, pois até Béla Guttmann foi Bicampeão Europeu, em 1961/62 e classificou o Benfica, em 3.º lugar, no campeonato nacional). Na segunda temporada (2023/24) tomou más opções, pois só conquistou a Supertaça. Em 2024/25 cá estaremos, se formos vivos, para avaliar o seu desempenho. Ele tem personalidade suficiente para fazer escolhas e não ceder. E faz bem. Espera-se é que consiga tomar as decisões que melhor sirvam o interesse do «Glorioso». Para bem de todos. Até já "sobreviveu" a uma tentativa de o fazer desistir por parte de um grupo de idiotas do portal SerBenfiquista liderado por um tal "Vintage" com a conivência de alguém que dirige ou dirigia esse portal (clicar).



Como adepto penso que João Mário, neste momento, no onze titular é contraproducente

Mas isso sou eu que não tenho nenhuma responsabilidade em vencer jogos e muito menos gerir o plantel. Só dar "bitaites". Colocaria outro futebolista embora pense que Roger Schmidt prefere médios-centro nas alas para ajudarem, com deslocações para o centro do meio-campo, os defesas-laterais a fazerem toda a ala. Só que Bah e Tiago Gouveia, na direita, e Carreras e Beste, na esquerda, não conseguem (ou ainda não conseguem). Mas talvez venham a conseguir.


Roger Schmidt sabe liderar um balneário de "egos"

Que é o que distingue treinadores de clubes pequenos e de Clubes Míticos. Percebe-se que há coerência nas suas decisões, por isso os futebolistas menos utilizados... aceitam. Não temem decisões oportunistas e aleatórias. Num desporto colectivo isso é a base da aceitação do treinador. Dentro do grupo de trabalho todos ou quase todos percebem quem merece mais e quem merece menos. Além disso - e deve ser falado, entre todos, após cada jogo - percebem o porquê das escolhas. Nunca vi - frente ao Club Football Estrela será o seu 130.º jogo a orientar o «Glorioso» - incierência nas escolhas e mudanças. Vi foi terem resultado ou não. Mas isso ocorre com todos os treinadores. Os que erram menos são os melhores.

 

O problema do Benfica ganhar menos do que devia

Não se deve aos treinadores, mas sim aos dirigentes, pois são estes que fazem as escolhas. Rui Costa pouco tem de líder, ao contrário de Roger Schmidt. E nem a estes (dirigentes), mas aos associados que têm cada vez menos qualidade e Benfiquismo - é cada vez mais difícil encontrar bons dirigentes para o Clube (mesmo apenas os 20 que formam os três Órgãos Sociais) entre uma multidão de associados - fazendo as escolhas erradas. E depois do anterior presidente da Direcção ainda ficou pior, pois tantos anos a ter um péssimo presidente esultou no «Genocídio do Benfiquismo» que está cada vez mais visível. Cada vez menos há "E PLURIBUS UNUM". E isso tem consequências nefastas.

 

Importante... importante...

São as escolhas e as alterações durante o próximo jogo, para a 3.ª jornada da Liga Betclic, em que o Benfica ao entrar em campo estará a seis pontos do Sporting CP e do FC Porto, ou seja, sem margem para voltar a errar, depois do "banho de bola" que levámos em Famalicão. As conferências de "imprensa" nem aperitivo são para o grande repasto que são os jogos do Clube. Apenas em parêntesis na preparação para os jogos. O que se pretende, sábado, amanhã pelas 20:30 horas, é um Benfica que não deixe dúvidas acerca da sua capacidade em conseguir recuperar os três pontos de desvantagem, até porque irá «beneficiar» do "Clássico das Riscas» jogado no topo do Campo Grande, na 4.ª jornada, embora o Benficatenha nesta jornada um jogo complexo a disputar no terreno do Moreirense FC que lidera, ex-aequo, a classificação com seis pontos em duas jornadas. Além disso convém ganhar consistência e confiança pois aproximam-se os jogos para a Liga dos Campeões. Em frente, é que é... o caminho.    


Acorda... Benfica!

 

Alberto Miguéns

2 comentários:

  1. Em suma, são quase tudo coisas boas em relação ao nosso treinador. Quando acerta é o novo Eriksson, quando falha a culpa é de tudo e de todos menos dele. Nessa perspectiva, o nosso presidente esteve muito em renovar-lhe o contrato. Demonstrou ter audácia e visão. Bravo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro

      Esses "assuntos" já têm dezenas de textos neste blogue. Pelo texto deve ter lido tudo isso noutro blogue. Está a fazer confusão. Como sou dono da minha opinião e nada devo a ninguém, não sou de oitos nem de oitentas. É só pesquisar na etiqueta "Roger Schmidt" ou "Rui Costa". Dá trabalho? Pois... é a vida.

      AM

      Eliminar