22 agosto 2024

As Pedras da Calçada

FALECEU JOSÉ GUILHERME UM DOS "OBREIROS DAS PEDRAS DA CALÇADA".



Do quarteto das "Pedras da Calçada" - Luís Filipe Vieira, Mário Dias, Vítor Santos e José Guilherme - já não estão entre nós dois: Mário Dias e José Guilherme. Os falecimentos são sempre uma tragédia familiar, mas numa instituição há que colocar os "pontos nos is". Não são todos heróis quando morrem. Isso só no politicamente correcto. Lamenta-se a perda com condolências para a família, mas há que distinguir a sua acção no Benfica!

 

A construção do actual estádio foi uma prioridade porque foi o único modo de vender terrenos

Reservados no PDM (Plano Director Municipal) de Lisboa para equipamentos desportivos, libertando-os para especulação imobiliária. Seis hectares pagos com o esforço do Clube e associados, entre 1949 e 1970. Não havendo construção da «Catedral» não seria possível urbanizar esses seis hectares. Foi ao abrigo das construções para organizar o Campeonato Europeu para equipas das federações da  UEFA, em 2004, que foi possível alterar o PDM de Lisboa. Pela legislação e directivas europeias os PDM só podem ser alterados em Conselhos de Ministro. Pelo menos, em 2004, era assim. Ou quando o PDM é revisto, mas aí são alterados pormenores e não porMaiores.

 


O quarteto do "lobby do Betão" inventou dificuldades argumentando que o Benfica apenas tinha viabilidade financeira construindo um novo estádio

Em vez de remodelar o anterior, pois assim era possível "libertar os seis hectares" reservados para actividades desportivas conseguindo urbanizar milhares de metros quadrados apetitosos, porque valiosíssimos. Terrenos que pertencem a uma sociedade opaca como a Benfica Estádio que nunca me lembro de ter apresentado contas detalhadas. Houve vários modelos de negócio para urbanizar, mas ainda na actualidade quem quiser comprar um espaço - loja ou apartamento - compra a um vendedor... a Benfica Estádio. Por isso o projecto de remodelação da «Saudosa Catedral» (mantendo a restante "Cidade Desportiva") foi escondido dos associados. Cheguei a questionar um dos quatro elementos do "Lobby do Betão" e ele disse-me para estar "caladinho". Mas nunca estive e na assembleia geral para poder construir a «Catedral» alertei vários associados e votei contra.



O modo como se consegue enganar os associados e Benfiquistas

Há dezenas de anos que me faz "confusão"!


Inacreditável!

 

Alberto Miguéns

7 comentários:

  1. Caro Alberto,
    Mais uma vez obrigado pelo esclarecimento.
    Ate me senti embaracado pela minha ingenuidade. Vejo agora com clareza como e porque o trafulha do Vieira se tornou de repente "benfiquista".
    E pergunto-me em quem poderei confiar dentro de quem hoje dirige o SLB? Possivelmente em ninguem.
    Triste, muito triste realidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Benfiquista

      Também agradeço com um obrigado.

      Abraço Glorioso

      AM

      Eliminar
  2. Caro Alberto,
    Gostaria ainda de acrescentar dois pontos ao seu artigo:
    - Ao "entalar" o novo Estádio entre a 2ª Circular e a Av. Lusíada, as acessibilidades ficaram muito condicionadas, situação agravada com a construção dos pavilhões, piscina e zona comercial... Num estádio funcional as saídas são feitas de modo a dispersar os espetadores o mais rapidamente possível, afastando-os progressivamente do estádio, no nosso Estádio, as saídas são feitas para uma galeria exterior, da qual se sai em 5 pontos, com uma largura total de 55 a 60 metros, ou seja 65 mil pessoas têm de passar numa "porta" de 60 metros, o que em termos de segurança é um enorme risco... e o pior, impeditivo do aumento da capacidade licenciada.
    - Sempre fiquei com a sensação que tanto o campo sintético com o parque de estacionamento exterior da media markt são terrenos expetantes, basta uma alteração ao loteamento, para que no lote 14, o do Benfica, se faça uns destaques, e se construam ali mais uns prédios.
    Um abraço glorioso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Benfiquista

      Obrigado pela valiosa colaboração. Acertou, como é habitual, no alvo. Estádio mal localizado e perigo dessa urbanização que chegou a estar prevista e licenciada quando LFV decidiu trocar o terreno da "pera" pela concessão da urbanização numa permuta com a CML.

      Abraço Glorioso

      AM

      Eliminar
  3. Só hoje tive oportunidade de ler este seu post, caro Alberto.
    Está visto porque é estas personagens querem continuar a serem Benfiquistas - no poleiro.
    Urge acabar de vez com isto!

    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
  4. Obrigado pelo seu post, senhor Alberto Miguéns! Não sou da época do antigo estádio e, por isso desconhecia por completo esta história. Incompreensível o minuto de silêncio no jogo de 24/08.

    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
  5. Até vale queria só modernizar- o estádio, e esse é visto como um grande mentiroso e oportunista ....Mais não digo porque isso é perigoso..

    ResponderEliminar