27 julho 2024

Este Continua a Ser o Tempo da Preparação

ESSENCIALMENTE TREINAR PARA DOTAR OS FUTEBOLISTAS COM BOA CAPACIDADE FÍSICA, ENTROSAMENTO TÁCTICO (ENTENDENDO O QUE O TREINADOR QUER) E JOGAR ALGUNS ENCONTROS PARA PERCEBER A CAPACIDADE DE RESPOSTA PERANTE ADVERSÁRIOS.



Foi só começar 2024/2025 para o «Glorioso» começar a ser prejudicado! Se isto não é grande penalidade sobre o genial Prestianni... o que é grande penalidade! Javardos à solta por esses campos fora!

 

Se isto não é expulsão de um adversário que rasteira Barreiro que corria isolado para a baliza contrária

Que lances poderão ser punidos com expulsão por impedirem jogadas geniais do Benfica que colocam Gloriosos Futebolistas isolados na cara dos guarda-redes contrários? Javardos à solta por esses campos fora!

 


Após estes três jogos que opinião haverá em Roger Schmidt e Rui Costa acerca do equilíbrio do plantel?

Médio-mais-defensivo: Florentino foi formado no «Glorioso» entreando-se na equipa principal, em 10 de Fevereiro de 2019. Exige-se menos erros em 2024/2025 que em 2023/2024. Barreiro estreou-se em 12 de Julho de 2024. A ideia que tem ficado, para mim, evidentemente, é que têm mais semelhanças que difeenças. Como não se complementam até dá a ideia que se anulam, ou seja, a soma das partes é inferior ao todo, mas nada que não se resolva. É para isso que servem os treinos diários, e até, bidiários. Jogando um deles ou os dois não é por aqui que a equipa irá ter dificuldades.

Médio-de-ligaçãoJoão Mário parece ser o melhor nesta pré-época, embora em 2024/2025 deva ser mais vezes suplente que titular, pois já vai nos "intas" (31 anos completados no passado 19 de Janeiro). Tem vasta experiência e confiança do treinador. Pode ser muito útil quando for necessário "pautar o jogo". Martim Neto está a ser "testado", bem como Rollheiser. Este "Glorioso Futebolista" estava a ser - antes de se lesionar - uma revelação muito agradável. Com a lesão dele surgiu outra revelação, embora jogando mais "à frente": Prestianni. Quando Kökcü começar a treinar é como "médio de ligação" - nome histórico desde a criação do WM, embora no "futebolês actual seja "oito", mas 8 é o Aursnes! - que deve garantir o lugar. Não creio que possa ser médio-mais-ofensivo, pois aí há outros futebolistas com mais atributos. João Neves é caso à parte. Será esta posição.

Médio-mais-ofensivo: Prestianni está a ser um "craque" com qualidade excelsa. Há ainda João Rego embora, ainda, em processo de formação. Kökcü também pode jogar, além de M. Leonardo. Quer este, quer Prestianni podem dar versatilidade ao ataque, permitindo jogar em 4.5.1 ou em 4.4.2. 

Médio-ala-direitoNeres tem sido o escolhido (e bem) esperando-se que esteja, finalmente durante um período de tempo mais longo completamente a 100 por cento a nível físico. Há depois muitas opções para esta posição, o próprio Tiago Gouveia, mesmo João Rego ou os médios-mais-ofensivos descairem para esta ala.  Di María não podendo fechar o seu ciclo Benfiquista, em 2023/2024, será mais opção - tal como João Mário - a partir de suplente que "tirando o lugar" a Neres.

Médio-ala-esquerdoSchjelderup está lesionado, mas estava a ser dos mais voluntariosos. O titular (deve ser... finalmente) Aursnes que é o melhor futebolista a jogar em Portugal como centrocampista. Haverá ainda João Rego - que faz todas as posições de médio-mais-ofensiva, do centro até às alas.


Assim vai o sector dos centrocampistas 

Quanto aos outros - avançados - logo se verá!



Próximos jogos com o SC Feyenoord (Roterdão) e  Fulham FC (Londres) neste que será o terceiro encontro entre os dois emblemas

Depois de uma derrota (D 2-3) e uma vitória (V 5-1). Este clube londrino tem grande rivalidade com o Chelsea FC.  Em 2023/2024, classificou-se em 13.º lugar, entre 22 clubes - o anterior adversário (Brentford FC foi 16.º) - no primeiro escalão, promovido no final de 2021/2022 irá cumprir a terceira temporada consecutiva entre os vinte melhores clubes de Inglaterra. Segundo o "modelo histórico", um "Dérbi" não é um jogo entre clubes da mesma cidade. Dérbi - o conceito vem da corrida de cavalos, em Derby, que é a principal da temporada. "Dérbi" é o principal jogo da cidade, ou seja, em Londres é o encontro entre o Arsenal FC e o Tottenham Hotspurs FC. Tal como em Lisboa é entre o SL Benfica e o Sporting CP e não entre o Sporting CP e o Recreativo Águias da Musgueira.


Dois clubes de Lisboa, dos mais antigos, inscritos na AFL e filiados na FPF, mas não é um "Dérbi" quando jogam. Será mais um jogo entre clubes vizinhos do aeroporto Humberto Delgado (ex- Portela de Sacavém) 


Venha lá o jogo de domingo, frente ao clube de Roterdão, que como não se vêem os treinos resta aos adeptos verem os jogos!

 

Alberto Miguéns

Sem comentários:

Enviar um comentário