11 julho 2024

Campeonato Nacional das Cenouras

VEM, NÃO VEM, VEM QUASE DE CERTEZA, NÃO VEM QUASE DE CERTEZA, TALVEZ VENHA, TALVEZ NÃO VENHA, JÁ VEM, JÁ NÃO VEM.


Assim se fazem notícias acerca do Benfica, entre o final de uma temporada e o início da outra. Antigamente conhecido por "defeso". Depois de alguns anos (e alguns "defesos") só cai quem quer cair, por vontade ou por crer...


Quanto ao que se espera de 2024/25 para diferente de 2023/24 tendo em conta que o presidente da Direcção do SL Benfica e principal responsável da Benfica Futebol SAD, bem como o treinador são os mesmos há unanimidade ou quase

No que se espera ser reforçar o plantel em vez do enfraquecer, como de 2022/23 para 2023/24. O que varia é a percepção dos Benfiquistas acerca do modo como vai ser feito, desde os muito crentes (que acreditam que Rui Costa/Roger Schmidt vão conseguir apresentar um plantel conquistador e ao nível do que se exige ao Benfica) até aos muito descrentes (que já não acreditam em nada, a não ser na mudança completa: saídas de Rui Costa e restantes dirigentes; e no despedimento de Roger Schmidt). Uma espécie de oito ou oitenta!

 

Eu estou algures a "meio-caminho" aí por... 36!

Agora que "Benfiquista escaldado de cada «defeso» tem receio"... tenho! 

 

A principal preocupação parece resolvida

O ponta-de-lança. Tanto que há quem jure que o Benfica, em 2023/2024, com o do Sporting CP era campeão nacional (pelo menos). Há dias em que acredito nisso e noutros em que não me conseguem convencer! Pavlidis parece ser reforço, mas é necessário actuar em vários jogos, de maior ou menor complexidade, para se provar que é o futebolista certo, na posição certa dentro do sistema certo.



As outras duas preocupações não parecem resolvidas

Ainda que possam existir surpresas agradáveis nos jovens da formação que estão a fazer os treinos e irão jogar nos encontros desta pré-temporada. Como defesa-lateral-direito, Bah continua sem alternativa válida (desde a saída de Gilberto) e Carreras ainda não convenceu que pode ser o titular a defesa-lateral-esquerdo. Anseia-se por uma alternativa de valor idêntico a Bah e por um futebolista mais experiente que Carreras. Aursnes tem que, definitivamente, seguir para centrocampista pois terminar a carreira no Benfica com mais jogos na defesa que no meio-campo será pouco abonatório para Rui Costa/Roger Schmidt. E todos nos lembramos que devido ao "duplo problema lateral" o treinador foi obrigado a improvisar jogando com três defesas-centrais e outras coisas mais. Bah regressa dia 21 (do próximo domingo - 14 - a uma semana).


Guarda-redes experiente para rivalizar com Trubin (regressa dia 18, próxima quinta-feira)

Será que é esta temporada que o Benfica consegue dar segurança e capacidade de rivalizar nos treinos, tendo dois guarda-redes de valor semelhante, algo que Odysseas (durante três épocas) e Trubin (em 2023/24) não tiveram?



E os defesas-centrais? Otamendi parece "carta fora do baralho" estando numa selecção que se arrisca a chegar à final dos Jogos Olímpicos (9 de Agosto)

Há quem diga que "já fez férias" entre o final do campeonato nacional e o início dos treinos para o torneio para selecções nacionais da Conmebol ("Copa" América). Há quem diga que as vai fazer durante o mês de Agosto. Seja como for Tomás Araújo e Morato devem ser as principais opções enquanto António Silva não regressa. E quando regressar que olhe para o que de bom fez em 2022/23 e aprenda com os vários erros cometidos em 2023/24. António Silva regressa dia 26 (desta sexta-feira - 12 - a 15 dias).



João Neves, Florentino e Leandro Barreiro

Com a aquisição de Leandro Barreiro (parece-me ser a maior incógnita das aquisições já realizadas) Florentino passa a ter uma alternativa como médio mais defensivo. João Neves pode ter mais "liberdade táctica". João Neves regressa dia 26 (desta sexta-feira - 12 - a 15 dias).



Aursnes, João Mário, Prestianni e Kökcü

Com Aursnes a regressar ao meio-campo as equipas que o treinador escolher em função de cada jogo terão mais consistência no sector que é sempre o "motor" das equipas do «Glorioso» pois têm de controlar o ritmo que interessa. Kökcü poderá avançar mais no terreno podendo utilizar o que oferece de melhor: passes em profundidade (em "futebolês moderno" de rotura) e remate de meia-distância. João Mário (mais recuado) e Prestianni (mais avançado) podem ser alternativas válidas no centro do meio-campo. Kökcü regressa dia 27 (deste sábado - 13 - a 15 dias).



Neres, Di María, Tiago Gouveia, Schjelderup e Rollheiser

Se Di María ainda é incerteza (neste momento não é futebolista do Clube) Neres pode regressar a médio-ala-direito e Schjelderup (tive que reaprender a escrever o nome...) pode, finalmente, justificar a aquisição no "mercado de Inverno", em 2023, como médio-ala-esquerdo. Tiago Gouveia depois de uma época de aprendizagem deverá ser mais útil e Rollheiser... também.



Tengstedt, A. Cabral e M. Leonardo

Com a aquisição de Pavlidis um (A. Cabral) ou dois (também Tengstedt) poderá/ão sair. M. Leonardo terá esta temporada para afirmar o que prometeu na anterior.


Quem de 21 (ou 23, com Otamendi e Di María) tirar algum

Terá de repor com outros em igual proporção.


Quanto a Roger Schmidt

O que me parece é que sendo um bom treinador se tiver os futebolistas que permitam fazer o jogo de pressão, em todo o campo, sobre o adversário o Benfica pode regressar ao bom futebol ("desmentindo" a ideia que foi Enzo que o fez brilhar, em 2023/24). Como dá a impressão que é um treinador pouco versátil, não tendo os futebolistas que consigam fazer essa pressão, principalmente, os que jogam mais avançados no terreno pode ocorrer o mesmo que em 2023/24: estar na disputa das três competições domésticas até final, arriscando perder tudo e claudicar na fase de grupos da Liga dos Campeões.


Quanto às cenouradas...

Não contem comigo!


Paciência... Pachorra... Pindérico... Pobreza


Alberto Miguéns


NOTA (pelas 02:08 da matina de 12 de Julho de 2024): O Benfica anunciou a contratação de um defesa-lateral-esquerdo (Beste) vindo do oitavo classificado da Liga da Alemanha (1.FC Heidenheim 1846) onde jogou em 2022/23 (Segunda Liga; vencedor e promovido) e 2023/24 como médio-ala-esquerdo (essencialmente) ou médio na ala direita (episodicamente). É necessário recuar a 2021/22 na Segunda Liga da Alemanha para encontrar jogos de Beste como defesa-lateral-esquerdo, no 15.º (em 18 clubes) classificado desse segundo escalão (SuS Jahn 2000 Ragensburgo e. V.). Fez toda a formação, entre 2007/08 e 2017/18, no BVBorussia 09 Dortmund como defesa-lateral-esquerdo. Que tenhas toda a sorte do Mundo no «Glorioso». 


BEM-VINDO



Temos de esperar para ver. Entre muitos problemas com que se defrontam os defesas-laterais do Benfica é com a equipa «muito subida» descompensarem atrás e deixarem os adversários, jogando em equipas de clubes muito menos cotados, desequilibrar dando uma imagem de fraqueza, perdendo a confiança de colegas e treinador. Ainda não me esqueci do «Dia em que Jurásek findou como futebolista do Benfica». Este tipo de jogada é sempre a que receio mais. Antes já tinha demonstrado debilidades em vários jogos, mas neste tendo entrado aos 62:39 minutos para o lugar de Bernat e aos 80:30 aconteceu-lhe isto:




Liga Portugal (clicar)


Que Beste faça no «Glorioso» uma bela e notável História, em Glória À Benfica. Não vai ter vida facilitada (acho eu) mas, os "achamentos" valem o que valem

6 comentários:

  1. Já chegou o LE, agora é só repor as saídas dos titulares que sairem, colocarem os excedentários e os jovens que precisam rodar,
    e fechar o plantel.

    ResponderEliminar
  2. Quem vem de certeza Best quando ouvi o nome Beste me veio a ideia o lendario George Best oh quem me dera dera que este Beste fosse algo parecido com o outro das terras de sua majestade mas este e Alemao e defesa esquerdo a ver vamos que vai ser desta que temos um esquerdino a serio,ja agora George Best era Escoces ou Irlandes nao me recordo bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Benfiquista

      Era de Belfast (Irlanda do Norte, para os católicos ou Ulster, para os protestantes)

      Eliminar
    2. Obrigado Alberto agora fiquei com a certeza que era Irlandês.

      Eliminar
  3. A minha média é o 39 ,.vi o Beste no YouTube e é tecnicamente evoluido
    que tenha sorte e que o Benfica volte ao futebol de Roger Shmith na sua primeira época de pressão e que o Benfica não traga de volta o Di Maria é só o que peço
    é tecnicamente evoluído mas que descompensa a.equipa.

    ResponderEliminar