03 julho 2024

2024/2025: Entre o Conformismo e o Situacionismo

INICIA-SE A 121.ª TEMPORADA DO «GLORIOSO» COM A HABITUAL CRENÇA QUE O CLUBE CONSEGUIRÁ TRADUZIR EM CONQUISTAS A SUA DIMENSÃO.


 

Mas também - e em poucas épocas tal ocorreu - com alguma desconfiança que transita da temporada anterior (2023/24) talvez até mais... incerteza que vem desde meados de Março de... 2023.

 

NOTA: em actualização até próximo da meia-noite!


É verdade que em 2023/2024 as expectativas eram elevadas

Com o decorrer da temporada percebeu-se que eram tão elevadas que por serem tão elevadas, não tiveram sustentação. Quando parecia que o Benfica poderia conquistar muito mais que a Supertaça (que é um jogo em que as equipas que o disputam estão nesse encontro por inerência dos clubes devido a conquistas ou presença na final da Taça de Portugal da temporada anterior) de significativo apenas o segundo lugar que por influência de terceiros permitiu a entrada directa na fase de grupos do novo modelo da Liga dos Campeões. Nas meias-finais da Taça da Liga o Benfica foi afastado nos pontapés da marca de grande penalidade, pelo GD Estoril Praia (13.º classificado) e na Taça de Portugal foi afastado da final pelo finalista vencido: Sporting CP. Nas competições europeias o descalabro, que acabou por influenciar e contaminar, o percurso no campeonato nacional. Na fase de grupos da Liga dos Campeões, ao perder o jogo mais acessível das seis jornadas - na «Catedral» frente ao adversário mais acessível (confirmaria isso ao ser o último do grupo) - com o clube basco (Real Sociedad de Fútbol) a atravessar uma fase excelente (empatou com o FC Inter, mas dominou este adversário) e depois tendo pela frente o finalista vencido da edição anterior, o citado FC Inter foi... competir sempre atrás dos pontos que nunca "chegaram" a não ser na derradeira jornada, em Salzburgo. Na Liga Europa sempre em dificuldades, com jogos nos terrenos dos adversários, onde o Benfica nunca mostrou a sua grandeza europeia voltou a mais uma eliminação nos pontapés de grande penalidade, em Marselha. 

 

Depois há a questão da "qualidade do futebol jogado"

Que não sendo determinante - vence quem marca mais golos que os adversários e conquista competições quem faz mais pontos ou elimina os adversários - permite dar segurança e confiança a todos: de adeptos a futebolistas. Com o treinador Roger Schmidt na segunda temporada as comparações entre 2022/23 e 2023/24 eram inevitáveis, como vão ser nesta de 2024/2025 com as duas anteriores. O futebol praticado em 2022/2023 foi de elevado quilate (pelo menos até meados de Março de 2023) pensando-se que em 2023/24 ainda seria superior tendo em conta as expectativas do "reforço do plantel" mas o que houve, na realidade, foi um "enfraquecimento". 

 

Também é verdade que ninguém esperava que um Sporting CP paupérrimo em 2022/23 (4.º lugar a 13 pontos do «Glorioso») conseguisse ser campeão

Fazendo um campeonato nacional, em 2023/24, melhor que o do Benfica na temporada anterior, quando o "Benfica campeão" jogou infinitamente melhor que o "Sporting CP campeão". Só que o SCP no início da competição "foi empurrado" para a liderança, com três jornadas de "escândalo" e o Benfica na primeira teve uma expulsão (Musa) que nunca mais houve outra igual em jogadas semelhantes em vários dos 306 jogos que constituem a competição: um futebolista entra com ímpeto à bola, chega primeiro e esta como é esférica rola e faz com que o pé do futebolista vá atingir a perna do adversário. Azar! Musa era do Benfica (e ex-Boavista FC) e o adversário era do Boavista "canela até ao pescoço " FC sendo o encontro no Bessa onde se passaram quase tantas situações que viciaram jogos e competições, em Portugal, como nos dois últimos recintos do FC Porto. Quando todos pensavam que o Benfica teria como adversário mais incómodo para revalidar o título de campeão nacional eis que surge das profundezas do «Futeluso» o Sporting CP para conseguir conquistar um título em que nem eles acreditariam ser possível.



Rui Costa/Roger Schmidt ficaram irmanados com a renovação precoce do contrato do treinador, em Março de 2023, que terminaria em 30 de Junho de 2024 e passou para 30 de Junho de 2026

Acredito que Rui Costa tivesse as melhores das intenções, mas renovar contrato com um treinador tão precocemente - revelava implantar um "bom futebol" mas nada conquistara (embora nada de significativo poderia ter conquistada aquando da renovação). E Rui Costa cometeu a "proeza" de prolongar o contrato de Roger Schmidt até para lá ( cerca de um ano, até 30 de Junho de 2026) depois de terminar o seu mandato como presidente da Direcção, entre 24 e 31 de Outubro de 2025. 



Ou esta temporada é bem planeada pelos dirigentes (com destaque para Rui Costa) e bem dirigida pela equipa técnica (com destaque para Roger Schmidt)

Ou vamos ter o habitual desde 2003. O legado iníquo de duas dezenas de anos sem "pingo de vergonha" que quanto a mim "matou grande parte do Benfiquismo". Mais do que ser o "segundo melhor presidente do FC Porto", pois este nunca conquistou tanto em tão curto espaço de tempo, a anterior presidente aniquilou o que de melhor tinha o Benfiquismo: a capacidade crítica de fazer avaliações positivas e negativas, encontrar alternativas e sempre a apoiar apontar o que estava mal para depois fazer melhor. Ele "portinizou" o SLB: quem crítica o que faço - e fez milhares de disparates e maldades (felizmente algumas ficarão escondidas para sempre) - critica o Benfica, como se o Benfica se reduzisse ao seu umbigo. Vinte anos foi muito tempo, tempo suficiente para moldar os adeptos que passaram a ser, muitos deles, completamente subservientes à mediocridade, conformistas e situacionistas. O contrário daquilo que sempre foi o Benfiquismo. Espero que 2024/2025 seja de sucesso, mas admirava-me pouco que mesmo que seja de fracasso e ainda um insucesso superior a 2023/24 se ele se apresentar a eleições voltará a vencer. Temos que ter gratidão por quem tanto tem feito pelo Clube, desde que capitaneou os Infantis. É este o legado estúpido que deixou no «Glorioso» o anterior presidente. E moldar as mentalidade de uma forma negativa é muito pior que ter conquistado troféus, embora seja o presidente com maior percentagem de troféus perdidos, no futebol e modalidades, em presidências com dois ou mais mandatos. 


Agora é esperar para ver

Que Benfica em 2024/2025? Será que Roger Shmidt vai provar que o bom futebol e o somatório de pontos que permitiu assegurar o campeonato nacional, bem como a liderança do grupo da Liga dos Campeões não foi "obra" de ter Enzo precocemente na temporada de 2022/2023? Será que Rui Costa consegue perceber que há uma grande diferença em gerir um clube como o Benfica em pleno «Futeluso» e ser futebolista em Florença e Milão (embora muito menos aqui que na outra cidade)? Terá Roger Schmidt percebido que terá que jogar muito mais que em 2023/24 e da forma que o fez em 2022/23 num futebol em que há muita xenofobia por parte de comentadores (alguns deles treinadores rascas e à rasca) para desvalorizar os treinadores estrangeiros em detrimento dos treinadores portugueses desempregados ou mal empregados? Terá Rui Costa percebido que Roger Schmidt parece mostrar que é excelente se tiver futebolistas que possam jogar na ideia que tem de futebol e pouco versátil se os não tiver? Que o Benfica seja campeão nacional. Eu que não votei, a 9 de Outubro de 2021, em Rui Costa (por entender que não tem, minimamente, condições de liderança do Benfica e para o Futebol Nacional, muito longe disso) vencendo o Benfica o campeonato nacional, cumprirei a minha promessa quando fiquei "espantado" em 2022/23 (pois nunca pensei que com ele na presidência o Benfica conquistasse um campeonato nacional em quatro possíveis). Se ele se recandidatar em 2025 com o Benfica a conquistar dois em quatro... votarei nele, embora o Benfica esteja muito longe de se reduzir a um clube que se satisfaz com conquistas esporádicas de campeonatos nacionais de futebol. Mas enfim... foi o que nos legaram neste século XXI. Conformismo, situacionismo e um grau muito baixo de exigência para aquele que é o maior clube português e o mais reconhecido a nível internacional. Há outro, mas cesse assenta as suas vitórias e conquistas, no ódio, na vigarice e na intimidação.

 

A calendarização em 2024/2025 comporta muito mais jogos

Alterações na estrutura em relação ao habitual com mais uma mudança na fórmula de disputar a Taça da Liga, mais duas jornadas na Liga dos Campeões e o Campeonato do Mundo de Clubes lá para Junho/Julho de 2025. Mantém-se o campeonato nacional com 34 jornadas e a fórmula da Taça de Portugal, com as meias-finais a duas mãos.

 

2024/2025: TEMPORADA GLORIOSA 121

Competições

Clas

Fase

J

V

E

D

GM

GS

TOTAIS

00 (71)

-

-

-

-

-

Primeira Liga

 

00 (34)

-

-

-

-

-

Liga dos Campeões

 

00 (17)

-

-

-

-

-

Taça de Portugal

 

0 (7)

-

-

-

-

-

Mundial de Clubes

 

0 (5)

-

-

-

-

-

Taça da Liga

 

0 (3)

-

-

-

-

-

Torneios

 

0 (2)

-

-

-

-

-

Troféus

 

0 (1)

-

-

-

-

-

Particulares

 

0 (2)

-

-

-

-

-

NOTA: Entre parêntesis os jogos que faltam disputar em 2024/25 prevendo-se que o Benfica jogue as finais das competições a eliminar

 

ANOTAÇÃO PRÉVIA: Os jogos da pré-temporada, em Julho/Agosto, estarão provisórios até confirmação definitiva (será retirado o P de provisório)


  CALENDÁRIO DE JOGOS (2024/2025)

Mês

Dia

Adversário

Competição

Local

J

U

L

H

O

3

QUA

Início da pré-temporada

7

DOM

 

 

 

10

QUA

12

SEX

SC Farense

Particular

N/ Águeda

13

SÁB

RC Celta Vigo

Particular

N/ Águeda

14

DOM

 

 

 

17

QUA

P

 

 

21

DOM

P

 

 

25

QUI

Brentford FC

Particular

C/ SLB

28

DOM

SC Feyenoord

12.º Troféu “Eusébio Cup”

C/ SLB

31

QUA

 

 

 

 

A

G

O

S

T

O

4

DOM

P

 

 

7

QUA

 

 

 

11

DOM

 

91.º campeonato nacional/J.1

 

14

QUA

 

 

 

18

DOM

 

91.º campeonato nacional/J.2

 

21

QUA

25

DOM

 

91.º campeonato nacional/J.3

 

28

QUA

 

 

 

S

E

T

E

M

B

R

O

1

DOM

 

91.º campeonato nacional/J.4

 

4

QUA

 

Jogos das Seleções Nacionais

8

DOM

11

QUA

15

DOM

 

91.º campeonato nacional/J.5

 

18

QUA

 

70.ª Liga Campeões/J.1

 

22

DOM

 

91.º campeonato nacional/J.6

 

25

QUA

 

 

 

29

DOM

 

91.º campeonato nacional/J.7

 

O

U

T

U

B

R

O

2

QUA

70.ª Liga Campeões/J.2

6

DOM

 

91.º campeonato nacional/J.8

 

9

QUA

 

Jogos das Seleções Nacionais

13

DOM

16

QUA

20

DOM

102.ª Taça de Portugal: 1/32

F/?

23

QUA

 

70.ª Liga Campeões/J.3

 

27

DOM

 

91.º campeonato nacional/J.9

 

30

QUA

18.ª Taça da Liga: 1/4

N

O

V

E

M

B

R

O

3

DOM

91.º campeonato nacional/J.10

6

QUA

 

70.ª Liga Campeões/J.4

 

10

DOM

 

90.º campeonato nacional/J.11

 

13

QUA

 

Jogos das Seleções Nacionais

17

DOM

20

QUA

24

DOM

 

102.ª Taça de Portugal: 1/16

 

27

QUA

70.ª Liga Campeões/J.5

D

E

Z

E

M

B

R

O

1

DOM

 

91.º campeonato nacional/J.12

 

4

QUA

 

 

 

8

DOM

 

91.º campeonato nacional/J.13

 

11

QUA

 

70.ª Liga Campeões/J.6

 

15

DOM

 

91.º campeonato nacional/J.14

 

18

QUA

 

102.ª Taça de Portugal: 1/8

 

22

DOM

 

91.º campeonato nacional/J.15

 

25

QUA

NATAL

29

DOM

91.º campeonato nacional/J.16

J

A

N

E

I

R

O

1

QUA

ANO NOVO

5

DOM

91.º campeonato nacional/J.17

8

QUA

18.ª Taça da Liga/ Meia-final

N/Leiria

11

SÁB

18.ª Taça da Liga/ Final

N/Leiria

15

QUA

 

19

DOM

91.º campeonato nacional/J.18

22

QUA

70.ª Liga Campeões/J.7

 

26

DOM

 

91.º campeonato nacional/J.19

 

29

QUA

 

70.ª Liga Campeões/J.8

 

F

E

V

E

R

E

I

R

O

2

DOM

 

91.º campeonato nacional/J.20

5

QUA

102.ª Taça de Portugal: 1/4

9

DOM

91.º campeonato nacional/J.21

12

QUA

 

16

DOM

91.º campeonato nacional/J.22

 

19

QUA

 

23

DOM

91.º campeonato nacional/J.23

26

TER

 

102.ª Taça de Portugal: ½: 1.ª m

 

28

SEX

121.º ANIVERSÁRIO

M

A

R

Ç

O

2

DOM

91.º campeonato nacional/J.24

5

QUA

 

9

DOM

91.º campeonato nacional/J.25

12

QUA

 

16

DOM

91.º campeonato nacional/J.26

19

QUA

 

Jogos das Seleções Nacionais

23

DOM

26

QUA

30

DOM

 

91.º campeonato nacional/J.27

 

A

B

R

I

L

2

QUA

102.ª Taça de Portugal: ½: 2.ª m

6

DOM

91.º campeonato nacional/J.28

9

QUA

 

13

DOM

91.º campeonato nacional/J.29

16

QUA

 

19

SÁB

91.º campeonato nacional/J.30

20

DOM

PÁSCOA

23

QUA

 

 

 

27

DOM

 

91.º campeonato nacional/J.31

 

30

QUA

 

 

M

A

I

O

4

DOM

91.º campeonato nacional/J.32

7

QUA

11

DOM

91.º campeonato nacional/J.33

14

QUA

18

DOM

91.º campeonato nacional/J.34

 

21

QUA

68.ª Liga Europa. FINAL

Bilbau

25

DOM

102.ª Taça de Portugal: FINAL

Jamor

28

QUA

 

4.ª Liga Conferência. FINAL

Breslávia

31

SÁB

70.ª Liga Campeões. FINAL

Munique

J

U

N

H

O

 

4

QUA

 

Jogos das Seleções Nacionais

8

DOM

11

QUA

15

DOM

 

1.º Torneio Mundial Clubes FIFA. 1/16

 

18

QUA

 

 

 

22

DOM

 

1.º Torneio Mundial Clubes FIFA. 1/8

 

25

QUA

 

 

 

29

DOM

 

1.º Torneio Mundial Clubes FIFA. 1/4

 

J

U

L

2

QUA

 

 

 

6

DOM

 

1.º Torneio Mundial Clubes FIFA. 1/2

 

9

QUA

 

 

 

13

DOM

 

1.º Torneio Mundial Clubes FIFA. FINAL

 

NOTAS: em 7 de Julho, sorteio para o campeonato nacional; em 29 de Agosto, sorteio para a fase de grupos da Liga dos Campeões

Tanto para conquistar, Benfica!


Alberto Miguéns

Sem comentários:

Enviar um comentário