24 abril 2024

É Mesmo Excepção! Motivo? Um Tal "Vintage"

A EXCEPÇÃO DEVE-SE EXCLUSIVAMENTE A PENSAR QUE AMANHÃ É DIA 25 DE ABRIL E O BENFICA MESMO ANTES DESSE DIA EM 1974, SEMPRE FOI UM "CLUBE DE ABRIL" E NUNCA PODERÁ DEIXAR DE O SER.




Quando me enviaram - em anexo a uma mensagem por correio electrónico - a imagem em baixo, do jornal «Record», questionaram o que pensava disto: «Mais Protestos Organizados». Isto do "organizados" fez-me "confusão" mas... como não tenho «uótesapo» pois o meu telemóvel é apenas isso mesmo, um telefone móvel questionei se era através de um desses grupos. Mas não. Disseram ser através de um fórum "Ser Benfiquista", mas tal causou-me espanto, pois apesar de não seguir o citado fórum, pelo que sabia era, na generalidade, feito por pessoas independentes, que gostavam de Benficar com assiduidade (uma redundância). Até colaborei graciosamente com algumas informações pedidas. Fui "obrigado" a ir ler de "fio a pavio" as mensagens nesse tópico e considero que não foi perder tempo, antes ocupar tempo. Mas depois do que li alterei completamente a ideia. Se já tinha pouco interesse - não gosto de ler mensagens sob anonimato, seja em fóruns, seja em blogues - pois penso sempre que serve, essencialmente, para cobardes ou gente pouco confiante poder ter "agenda própria" ou passar ideias com "segundas intenções". Gosto de gente que responde antes de ser questionada, como dizia o capitão Benfiquista Salgueiro Maia. É também em memória dele e do cabo-apontador Benfiquista, José Alves Costa, que recusou disparar do carro de combate sobre ele e a coluna militar com blindados ligeiros, que decidi fazer este texto e publicá-lo, abrindo a tal excepção desde 14 de Março deste ano, visto só pensar retomar, com regularidade, as publicações no blogue a partir de 1 de Junho de 2024.

Em primeiro plano os poderosos M.47 e ao fundo os "simpáticos" Panhard EBR - 75, blindados ligeiros. Numa das torres do M.47 o Benfiquista cabo apontador José Alves Costa, então com 23 anos! A desobedecer às ordens do brigadeiro que comandava a coluna de tanques M.47. Em ponto de mira, o capitão Salgueiro Maia com 29 anos, a caminho dos 30 (1 de Julho de 1944/1974). Fotografia de autoria desconhecida publicada na primeira página do jornal vespertino «Diário Popular»




DECLARAÇÃO DE "INTERESSES" (que não se altera há muitos anos acerca de presidentes, treinadores e futebolistas).

1. Sobre o presidente Rui Costa já escrevi várias vezes. Não votei nele, nem tenciono votar se ele se recandidatar. Abri uma excepção, pois pensei que o «Glorioso» não venceria qualquer campeonato nacional até 24/31 de Outubro de 2025 (data provável das próximas eleições) e surpreendeu-me conquistando um. Se o Clube conquistar dois votarei nele, embora o Benfica não se reduza a conquistar títulos na Liga de Futebol, mas considero que nesta fase de evolução do futebol na Europa e no Mundo é muito importante o Benfica ter visibilidade como conquistador. Agora o presidente Rui Costa tem toda a legitimidade pois foi eleito - voto físico - pelos associados, por isso é soberano. Em 24/31 de Outubro de 2025 será o tempo certo para fazer a avaliação do seu desempenho, no Clube e na SAD;

2. O treinador Roger Schmidt tem igual legitimidade até terminar o seu contrato, que considerei aquando da renovação, algo extemporânea, a meio do primeiro ano - quando se praticava bom futebol, mas nada se tinha conquistado, nem poderia, pois a época estava longe de terminar - mas ele não obrigou ninguém a fazer prolongamento contratual. Sempre considerei a sua gestão de minutos do plantel - fiz inúmeros textos durante 2022/23 acerca disso (clicar para um de muitos exemplos, em 20 de Abril de 2023) - sui generis, mas ele terá que ser avaliado a cada final de temporada, pois responde perante os resultados obtidos;

3. Os futebolistas nunca podem ser enxovalhados por serem fracassos. Quem tem de responder são os dirigentes (que os contratam) e os treinadores (que os colocam a jogar).

Pau-mandado ou mesmo quem atira o pau
Ao ler esta mensagem (em português moderno "poste") de um utilizador (em português moderno "user") com um pseudónimo (em português moderno "niquenaime") percebi logo o porquê! É alguém que a mando de outro (talvez até dentro da SAD ou do SLB) ou por sua iniciativa (pode ser qualquer pessoa até dentro da SAD ou do Clube) que pretende enxovalhar o treinador e denegrir a sua imagem, bem como a da sua família - a sua esposa e filho (Enzo) expuseram-se demasiado em 2022/23 - de modo a que Roger Schmidt se sinta intimidado, vilipendiado, ridicularizado e achincalhado, sentindo-se impelido a pedir para sair sem direito a indemnização. O texto é demasiado óbvio. Quer que Roger Schmidt se sinta desconfortável ou temendo pela família - nem sei se ainda estão em Portugal - para renunciar e a Benfica SAD não gastar um cêntimo de Euro. Até pode ser alguém que não esteja ligado directamente ao Benfica, mas não me parece. Tem todo o aspecto de ser uma ideia para que o treinador não continue e não seja indemnizado e isso é do interesse da Benfica SAD. Também pode ser um simples adepto "Bom Samaritano" que não quer desperdiçar euros. Isso já não garanto. O que sei é que a "iniciativa" visa "chafurdar na lama" levando para lá Roger Schmidt para que este se queira livrar do «Glorioso». Só pode!


Levou tempo, mas foi "apanhado"
O que é incrível é que - li tudo - só 340 mensagens depois alguém percebeu o que era óbvio, o que também diz muito em como o fórum se degradou! Como não é âmbito deste texto escrever acerca do fórum, não o vou fazer, mas lendo seis ou sete mensagens de alguns anónimos depressa se percebe que deve ser frequentado por mais "dragartos" que Benfiquistas. E vi lá anónimos que são extremamente críticos do presidente Rui Costa e do treinador Roger Schmidt mas que se percebe que são Benfiquistas, com pensamento coerente e elaborado, ainda que com o "coração ao pé da boca". Mas levar tanto tempo a perceber a verdadeira intenção do "Vintage"? Isso mostra bem o Genocídio do Benfiquismo a que o clube esteve sujeito vinte anos, por isso "Vintage" até foi um bom pseudónimo escolhido para tentar ajudar a Benfica SAD a livrar-se de pagar um cêntimo ao treinador. 







Surgiu o pide de serviço
Quando começaram, em catadupa, a aperceber-se do logro... logo apareceu um Barbieri Cardoso do fórum, qual moralista espertalhão, a fechar a conversa, proibindo a discussão. O que mostra que o dono ou responsável/responsáveis pelo fórum são cúmplices e coniventes com o tal "Vintage". Ou com quem quer que Roger Schmidt deixe o Benfica sem levar qualquer indemnização. Parvos não são!



Isto não é próprio do Benfica. Isto é um Benfica "À FCP" dos tempos de José Veiga ou das toupeiras Paulo Gonçalves/Pedro FERNANDO SANTOS Guerra! O Benfica é um clube de bem. Pontualmente pode querer ser como o SCP ou o FCP, mas a essência será sempre a de Cosme Damião (1904) quer estejamos em 1964, 2004, 2024 ou 3004 (espero). Não é com metodologias destas que o Benfiquismo se dá ao respeito. Não foi assim - com subterfúgios para aligeirar erros cometidos de prolongar contratos precocemente - que o Benfica se fez grande. Isso é para outros clubes. O "Vintage" é reacionário e tem tiques de totalitário. Seja ele quem for. Se é do Benfica (Clube ou SAD) deve ser corrido. Se não é devia ter um pingo de vergonha, mas isto é pedir o impossível. O Benfica é - sempre foi -  um Clube Democrático que sabe honrar os seus compromissos, assumindo os erros quando os comete. Estratagemas próprios de outros clubes estão SEMPRE a mais no «Glorioso». Vergonha!


Ser do Benfica, na actualidade, é correr sérios riscos de se ser envergonhado, por quem actua sob anonimato a coberto de símbolos do «Glorioso»

Alberto Miguéns

NOTA: Já fui contactado para fornecer informações ao "portal" citado. E assim colaborei. Obsequiosamente como deve ser da praxe entre Benfiquistas. A partir de hoje nem dado, quanto mais a pagar... (até porque nem sei - devido aos pseudónimos - se foi mesmo para o tal "fórum"). Não pactuo com quem patrocina vergonhas a coberto de suposto "Benfiquismo". Ser Benfiquista só o tema interpretado por Luís Piçarra, que vale mais que ouro. O resto é pechisbeque e contrafação!

6 comentários:

  1. Que saudades, Sr Alberto Miguéns! Segundo o lema et pluribus unum não faz sentido nenhum esta convocatória. Como não clico num único jornal desportivo (Record, o jogo e agora também a bola) sinto falta dos blogues Benfiquistas de excelência, como é o seu. Muito Obrigado!

    ResponderEliminar
  2. Que bom ver mais um post à BENFICA, do Alberto. Também fui banido desse fórum, simplesmente por discordar de forma ordeira, em alguns temas. A malta, e com razão, culpa Schmidt de alguns erros. Mas ninguém, ou muito poucos parece apontar o dedo a quem teria de assumir responsabilidades. Há demasiado tempo ando a dizer que apenas mudou o biombo e não o que se passa por detrás do mesmo. Com a agravante de que os actuais dirigentes são mais sonsos.Demasiados dizem que soluções de ruptura deitam a perder o trabalho feito. O projecto. Qual trabalho? Qual projecto?Mas alguma vez de 50% de vitórias num mandato, 2 em 8 títulos em 3 anos, é digno do SLB? Uma palavra directamente para o Diamantino, voltámos ao VIETNAME.Grande abraço Alberto, e VIVA O BENFICA!

    ResponderEliminar
  3. Tenho extensa participação no fórum Ser Benfiquista. Registei-me em 2011 e sediei ali muito do meu trabalho de investigação (lúdica e feita apenas pela paixão pelo Clube) sobre a História do Glorioso. Foi durante muitos anos local de intensa manifestação das sensibilidades do Clube, e prazeroso de participar. Tenho lá escritos que são do que mais me orgulho de ter feito enquanto Benfiquisto, embora tenha guardado o mais valioso para as colaborações que tive com o Alberto. O EDB é a minha Universidade do Benfiquismo e aqui procurei deixar alguma colaboração. E isso me envaidece.

    Voltando ao "Ser Benfiquista", não discuto os critérios dos moderadores, mas nos últimos anos tornou-se um espaço de guerrilha virtual, polvilhado de dragartos que exploram insidiosamente as divergências entre Benfiquistas.

    Os exemplos que o Alberto notou são apenas alguns - poucos - do que diariamente se verifica. No tempo em que via programas desportivos percebia que a gentinha comentadora dessas tascas mediáticas também procurava ali informação para alimentar o seu veneno.

    Não se incomode mais, Alberto. É apenas uma amostra da latrina.

    Deste texto, registo com enorme satisfação que o vejo sempre combativo, lúcido e acutilante. Os seus textos fazem muita falta aos verdadeiros Benfiquistas, os que gostam de pensar pela sua cabeça, olhando aos factos e não às opiniões, aos jogos de sombras e à verborreia das tascas mediáticas. O Benfica é muito mais do que isso. O Benfica é Amor à Liberdade, é uma uma associação de gente que tem de usar de inteligência e independência, amando o Clube acima de tudo.

    ResponderEliminar
  4. E já agora, declaração de sócio: para mim basta de Vieirices e de Costices. Anseio pelas eleições e por efetivas mudanças. O Sport Lisboa e Benfica não pode mais admitir este tipo de gestões.

    ResponderEliminar
  5. Caro Senhor Alberto Miguéns,

    A blogoesfera, a coberto do anonimato, transformou-se num esgoto a céu aberto, um pouco à imagem dos comentários feitos nas notícias dos jornais. O melhor é nem passar os olhos, que só faz sofrer a alma pela miséria humana que revela.
    Se a sociedade portuguesa tem nas últimas décadas um défice acentuado de boa educação e de ética, o Benfica não consegue atrair para a liderança o melhor do Benfiquismo, gente séria, culta e competente. Durante a minha infância e juventude os Presidentes do Benfica (dos que tenho memória visual, Ferreira Queimado, Borges Coutinho, Jorge Brito João Santos) eram homens distintos, que não precisavam do Benfica para viver e candidatavam-se por amor ao Clube e por paixão Clubista. Os associados sabiam reconhecer a competência e o Benfica foi governado durante décadas por gente capaz e que engrandeceu o Clube. A partir de Manuel Damásio ...
    Volvendo ao presente, Rui Costa prova a cada dia a inexperiência e a impreparação. Também não votei nele, por várias razões, entre as quais, a falta, esperada, de competência.
    Roger Schmidt desiludiu-me muito durante a época, mas jamais protestei ou fiz ruído no Estádio. Infelizmente, o que fui vendo das reacções dos adeptos não augurava nada de bom e não sei se o pior não está ainda para vir. De todo o modo, repudio com todas as minhas forças as agressões, as ameaças, o vandalismo de alguns trastes que, malfadadamente, andam por este mundo e, para azar nosso, são do Benfica ou, pelo menos, dizem que são, porque o ser Benfiquista tem a ver com a elevação e grandeza e não com a pulhice e a miséria ética.
    Na hora da eventual saída, espero do Benfica um tratamento sério e honesto relativamente a um profissional que, goste-se ou não, é o nosso treinador e foi campeão com o nosso emblema. Merece respeito e tratamento digno. Tudo o que seja abaixo disso desrespeita a nossa história e os nossos valores. E que alguns energúmenos se disponham a vilipendiá-lo e a maltratá-lo só deve motivar o nosso repúdio, a nossa censura e a nossa oposição. Nós somos o Benfica, não somos os outros clubes.

    ResponderEliminar
  6. Caro Miguéns, é tão óbvia a campanha que a única pergunta que resta é mesmo de quem é a "mão oculta". Tinha esperança que o Rui Costa representasse a mudança mas já perdi a ilusão. E curiosamente perdia-a no momento da renovação de contrato do R.Schmidt a temporada passada... Precisamos desesperadamente de candidatos válidos na linha dos que ajudaram a construir o Benfica desde 1904. A partir do João Santos tem sido um desastre. Abraço

    ResponderEliminar