18 fevereiro 2024

Jogar Para a Vitória

MELHORANDO O QUE FOI CONSEGUIDO NO ÚLTIMO JOGO. O BENFICA NÃO DEVE DEIXAR CHEGAR OS JOGOS PERTO DO FINAL COM INCERTEZA NO MARCADOR.



O FC Vizela parece inferior ao último adversário, mas terá que ser respeitado como se fosse o Campeão Europeu. Para um clube como o Benfica o próximo jogo é sempre o mais importante da sua História pois é o que define o rumo pelo Futuro. Depois ao integrá-lo na «Gloriosa História» logo se verá a importância real que teve. Até isso ser feito o jogo de hoje é o mais importante de sempre. Os que estão feitos já todos sabem o resultado, mas o de hoje está para ser feito! Uma vitória garante que a conquista do Campeonato Nacional fica mais próxima, pois haverá um jogo a menos para o seu final.

 

O treinador sabe que o Benfica tem que melhorar (e vai tardando)

Não tem é que o dizer publicamente, como é óbvio. Mas decerto está atento pois é de todos o menos interessado em ter os jogos por resolver quando se aproximam os 90 minutos, por haver igualdade ou vitória por margem mínima. O importante é encontrar as soluções que melhor sirvam os interesses do Clube e para isso tem que contar com a lealdade dos seus futebolistas. São estes que ganham, perdem e empatam jogos. Mais ninguém. Para a história o que fica é o resultado do Benfica. Daqui a uma dezena de anos sabe-se lá quem foi e como se conseguiu vencer o FC Vizela (estando a contar com isso, claro)?

 


Depois do empate em Guimarães que colocou o Benfica no limite pontual com o Sporting CP qualquer ponto perdido é correr riscos desnecessários
O Benfica deixará de contar só com os seus resultados (vitória sobre o SCP) e passará a depender de outros. Esta jornada é a ideal para ser bem aproveitada. O Benfica joga na «Catedral» e o Sporting CP, no dia seguinte, num recinto onde o Benfica esbanjou dois pontos. Fazer o "trabalho" que tem de ser feito (vencer) e esperar pelo jogo em Moreira de Cónegos.




O adversário desespera por pontuar evitando a despromoção
O Benfica tem que tentar chegar ao golo o mais depressa possível (isso todos sabem...) mas só o treinador e os futebolistas sabem como conseguir "desmontar" o adversário e colocar a bola dentro da baliza contrária. Como adepto interessa-me é Vencer À Benfica (com lealdade, abnegação e lisura) por isso é que o Benfica - tendo mais receitas, consegue ter melhores condições que os adversários - o jogar "bem" só é importante porque jogando bem a vitória fica sempre mais próxima e é menos aleatória, tratando-se de um jogo (viu-se o que aconteceu com o SC Farense). Em teoria, isto só acontece uma vez a cada 100 ou 150 jogos na «Catedral», mas nunca fiando... Em vez de uma goleada, um empate. Prefiro jogar mal e vencer, a jogar bem e não vencer, mas sabe-se que é mais fácil jogar bem e vencer que jogar mal e vencer. Agora é esperar pelas seis da tarde e depois pelas oito da noite.



O Benfica esteve bem em anular esta Conferência de Imprensa (CI)
Há muito que defendo que em semanas com jogos para a UEFA só devia de existir esta CI anulando as CI de antevisão para as competições nacionais. Que anule todas até à final da Liga Europa, em semana com jogos para esta competição. É que não faz sentido pois as perguntas não são - há sempre excepções - sobre o jogo (e é para isso que são organizadas) mas para assuntos laterais. Levar com isto a cada oito dias é uma "coisa", mas a cada três dias é para anormais que só vivem para o Futebol como se o Mundo se reduzisse a uma bola para chutar. O jornalismo em Portugal ("fora" penso ser um pouco melhor) é muito fraco. Fraquíssimo. E piolhoso e penoso! São perguntas estúpidas que só podem fazer sorrir, não são para responder. Algumas das questões até são colocadas já em forma de opinião de quem as faz, por isso enviesadas. Inacreditável! E é evidente que mesmo ouvindo perguntas estúpidas e direccionadas (É mais importante vencer a Liga Europa ou o Campeonato? O Benfica pratica o melhor futebol? O Benfica quer deixar outra imagem depois da Liga dos Campeões? Fulano é melhor que beltrano? Blá, blá, blá...) o treinador é obrigado a responder. Não pode ser mal educado e ignorar. Mesmo que não esteja relacionada com o jogo, com o adversário, com as adversidades (lesões ou castigos), com o que procurará no jogo, etc. Livra! Só para aturar esses adiantados mentais dos media merece o ordenado!


Roger Schmidt não tem que jogar com tácticas e escolhas de futebolistas dos comentadores (a maioria aparvalhados) 
Tem que fazer as opções que entende serem melhores para o Benfica vencer o adversário, pontuar ou eliminar, e ter sucesso no final da temporada. Tem que assumir as suas escolhas, ser coerente dentro do "balneário" e conforme os resultados responder por eles. Se tiver sucesso tem as portas abertas para continuar. Se a temporada for de insucesso, o presidente Rui Costa é que tem de decidir, se fica (renovou o contrato de 2024 para 2026) ou se não fica. Neste caso terão de resolver a questão financeira. Até lá Roger Schmidt está contratado para conseguir ser Campeão Nacional, conquistar a Taça de Portugal e competir frente aos melhores clubes da Liga Europa (só vejo três/quatro melhores ou iguais ao Benfica). E é nisto que tem que se focar e fazer os futebolistas do plantel estarem também concentrados para isso.


NOTA (algo inédito em 2023/2024 excepto havendo viagens em avião): assim que for divulgada, neste domingo, a lista dos futebolistas convocados será feita a habitual previsão de um treinador de bancada.

 

Com convocatórias no dia do jogo

Permite aos adeptos tentarem adivinhar as mesmas quando o que é hábito é tentar adivinhar o onze inicial. Com Bernat ainda lesionado, além de Florentino e Kökcü suspensos com cinco "cartões amarelos", os 20 (11 + 9) escolhidos para hoje devem ser (além de um centrocampista da Equipa B):

 

2 (1)Trubin e Samuel;

6 (4): BahTomás Araújo, António Silva, Otamendi, Morato e Carreras;

8 (5)João Neves, Aursnes RafaDi María, Neres, Rollheiser, João MárioTiago Gouveia;

3 (1): A. Cabral , Tengstedt e M. Leonardo.


         ASSIM VAI O PLANTEL DE 30 GLORIOSOS

NOTAS: Minutos jogados; TitularSuplente utilizado; Suplente não utilizadoConvocado não utilizadoB - Equipa B; S23 – Equipa sub23; L - Lesionado; A- suspensão por acumulação de admoestações com cinco cartões amarelos; V - suspensão por admoestação com cartão vermelho directo; F - Férias; A – Assistências para goloG – Golos 



Benfica invicto (dez jogos: nove vitórias e um empate) sempre a marcar golos

Vinte e três golos marcados (2 + 5 + 4 + 2 + 1 + 1 + 2 + 2 + 2 + 2) e sete sofridos (cinco em encontros para o campeonato nacional) e dois na Taça de Portugal.

 

  JOGOS TOTAIS POR COMPETIÇÃO com FC Vizela

Competição

J

V

E

D

GM

GS

TOTAIS

10

9

1

-

23

7

Campeonato Nacional

7

6

1

-

15

5

Taça de Portugal

2

2

-

-

4

2

Taça da Liga

1

1

-

-

4

0

 

Quatro jogos, três vitórias e um empate

Quatro encontros, três para o campeonato e outro para a Taça da Liga. Não haverá três (vitórias) sem haver a quarta. Hoje à tarde!


  JOGOS NO TERRENO DO BENFICA POR COMPETIÇÃO

  com FC Vizela

Competição

J

V

E

D

GM

GS

TOTAIS

4

3

1

-

12

3

Campeonato Nacional

3

2

1

-

8

3

Taça da Liga

1

1

-

-

4

0

 

Dezasseis marcadores para 23 golos

João Mário com os três golos marcados em 2022/23 passou a ser o futebolista com mais tentos obtidos frente ao FC Vizela, acrescentando mais um já nesta temporada (2023/2024) na vitória, em Vizela, para a Taça de Portugal. Os dois avançados – Néné e Jorge Silva - bisaram no jogo na "Saudosa Catedral" para o campeonato, Maniche tratou deles em Guimarães e Carlos Manuel fez um golo em cada jogo (1.ª jornada de cada volta). Jonas bisou no jogo para a Taça da Liga. Há cinco futebolistas no plantel com golos marcados ao FC Vizela. Agora "a estatística" espera por mais candidatos a aumentarem esta lista de quinze!

 

GOLO-RIOSOS

N.º

Futebolistas

(16)

Fora

(11)

Casa

(12)

4

João Mário

2 + 1 **

1

2

Néné

-

2

2

Jorge Silva

-

2

2

Carlos Manuel

1

1

2

Jonas

-

2 *

1

Maniche

1

-

1

Mitroglou

-

1 *

1

Lisandro

-

1 *

1

De Tomás

1 **

-

1

Vinícius

1 **

-

1

Rafa

1

-

1

Henrique Araújo

-

1

1

Neres

-

1

1

Musa

1

-

1

Di María

1

-

1

A.   Cabral

1 **

-

NOTAS: * na Taça da Liga; ** na Taça de Portugal

 

Continuar invicto

Sem necessidade de repetir o resultado desse encontro incrível que se jogou em 2021/2022.

 

      OS DEZ SLB vs FC Vizela

Jogo

N.º

Época

Comp

Sit

V

E

D

01

1984/

1985

CN

F*

2-1

02

CN

C

5-1

03

2016/17

TL

C

4-0

04

2019/20

TP

F

2-1

 

 

05

2021/

2022

CN

F

1-0

 

 

06

CN

C

1-1

07

2022/

2023

CN

C

2-1

 

 

08

CN

F

2-0

 

 

09

2023/

2024

CN

F

2-1

 

 

10

TP

F

2-1

 

 

11

CN

C

 

 

 

TOTAIS

10 J – 9 1 - 0  (23/7)

NOTAS: Épocas com clube campeão nacional; em destaque os jogos como visitado; * no estádio municipal de Guimarães, actual D. Afonso Henriques (estreia do treinador Pal Csernai, pois a pré-época foi da responsabilidade de Toni); outros destaques com jogos para outras competições (Taça de Portugal) como visitado

 

Carrega Benfica

 

Alberto Miguéns


2 comentários:

  1. Houve um treinador em tempos que desmontava-os logo : NO COMMENTS

    ResponderEliminar
  2. A maior parte dos " jornalistas" nas conferencias de imprensa de Schmidt sao gente vulneravel, incompetente, mal paga, a quem os chefes/lobbies encomendam perguntas para provocar e destabilisar. Acho bem que se limite o contacto com esta gente.
    Mas Schmidt tem tambem a responsabilidade de comunicar com os Benfiquistas. Percebo que nao diga tudo e nao abra o jogo.
    Se calhar a melhor maneira de comunicar com os socios e adeptos seja atraves das escolhas da equipa e das exibicoes.
    Nesta altura, como resultado desta "comunicacao" confesso-me confuso e descrente.
    Espero bem que o jogo de hoje clarifique as minhas duvidas e devolva a conviccao de que o trabalho de Schmidt segue uma logica e estrategia.

    ResponderEliminar