14 fevereiro 2023

Nos Oitavos-de-final da Principal Competição da UEFA

COM O «GLORIOSO» NESTA ELIMINATÓRIA DA PRINCIPAL COMPETIÇÃO DA UEFA PELA 25.ª VEZ.



Com 17 sucessos (incluindo uma temporada em que ficou isento) e sete insucessos, nas 24 edições já concluídas. A percentagem de passagens aos quartos-de-final é de 71 por cento.

 

Com o Benfica a ser, ainda na actualidade, o terceiro clube que disputou mais vezes os oitavos-de-final: 25 temporadas

Com 19 no "formato" Taça dos Clubes Campeões Europeus e seis como Liga dos Campeões. Há ainda três temporadas em que esteve presente em fases de grupos, mas nessas épocas não houve oitavos-de-final, pois numa - 1991/1992 - passava-se dos quartos-de-final para a final e nas outras duas - 1994/1995 e 1998/1999 - da fase de grupos os clubes apuravam-se logo para os quartos-de-final. Nas 19 como Taça dos Clubes Campeões Europeus, o Benfica seguiu para os quartos-de-final em 13 épocas - numa, em 1968/1969 ficando isento - e em seis temporadas foi eliminado. No "formato" Liga dos Campeões, em cinco temporadas já concluídas, ultrapassou os adversários em quatro, sendo apenas eliminado em 2016/2017. De sublinhar que nessas cinco temporadas, em quatro mesmo sendo segundo classificado no grupo afastou um vencedor de um outro grupo. A única vez que venceu o grupo (2011/2012) afastou um segundo classificado. Cem por cento de êxito. Em 2022/2023 o Benfica voltou a vencer o seu grupo, por isso tem obrigação de eliminar um segundo classificado, mantendo o registo totalmente vitorioso quando conquista o primeiro lugar no seu grupo.   

 


Com a próximo adversário o Benfica está invicto

Registando cinco vitórias em outros tantos jogos. Em golos, são mais catorze marcados: 19/5. Tudo a favor do «Glorioso».

 


O Benfica regressa a Bruges quase meio século depois a cumprir em 28 de Agosto deste ano

Mas o estádio já não é o mesmo.


Acredita Benfica!

 

Alberto Miguéns

4 comentários:

  1. Caríssimo,

    Venho aqui relevar a sua seriedade e integridade, e porquê? Lá em cima recorda que o Benfica neste formato Champions, foi eliminado nos oitavos final na edição 2016/17, com um agregado de 1-4 com o B. Dortmund, justamente quando o Tuchel considerou a derrota de Lx ridicula, e tinha toda a razão, uma exibição do outro Mundo do Ederson até um penálti defendeu, foi tiro ao boneco do Aubameyang, e outros falhanços do Schurrle, do Marco Reus ou do Dembelé, o Benfica na Luz, fez apenas um remate à baliza, e o Mitroglou fez golo, e o Benfica ganhou, todavia, não há vitórias amorais, ou imorais, há vitórias, ponto.

    Porque falei nisso? Ontem ao ler a capa da Bola do Bonzinho, li esta coisa:
    "Encarnados nunca foram eliminados nos oitavos final da Liga dos Campeões".

    E eu pergunto, agora também já vale mentir na capa? Caríssimo, qual a sua opinião sobre aquela "gralha", ou talvez lapso involuntário do excelso Bonzinho? É que nem o Serpa teve essa ousadia!

    Alguém que leve isto ao aldrabão Bonzinho, deixo os registos do FC Porto e Benfica na Champions neste formato, que, já está na edição 31 (excluo a edição 1991/92, tal como a UEFA o faz):

    FC Porto 26 presenças (ausente em 5 edições): 1 Final ganha, 1 Meia Final, 6 X Quartos final, 8 X Oitavos final, juntando esta passagem nesta edição, o FCP superou 17 X a fase de Grupos da Champions. O FC Porto foi 9 X eliminado na fase de grupos.

    Benfica 17 presenças (ausente em 14 edições): 5 X Quartos final, 1 X Oitavos final, juntando a passagem nesta edição, o SLB superou 7 X a fase de grupos da Champions. O Benfica foi 10 X eliminado na fase de grupos, numa dessas edições, somou zero pontos.

    Saudações des_Portistas do Bairro da Graça

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sua preocupação com o conteúdo deste espaço e com a vida do Sport Lisboa e Benfica, deixa-me comovido. Não existem blogues do seu clube para comentar? Deve ser um estado de inquietude perturbador, ser de um clube, mas estar sempre a pensar noutro... As melhoras.

      Eliminar
    2. Caro Sr. Andrade, Paulo, vamos ser honestos estatisticamente incluindo não só a tal Liga dos Campeões, mas, igualmente, a Taça dos Campeões Europeus (você é muito espertalhão!!! pois não incluí esta Taça, devido ao seu clube nunca ter participado, pois é!!!!).
      Assim, na sua totalidade, não contando com esta época:

      BENFICA: 7 FINAIS (2 VITÓRIAS); 1 MEIA-FINAL; 10 QUARTOS-DE-FINAL; 1 OITAVOS-DE-FINAL; 3.º LUGAR DA FASE DE GRUPOS DA LIGA DOS CAMPEÕES (1991-1992)

      F.C: PORTO: 2 FINAIS (2 VITÓRIAS); 1 MEIA-FINAL; 7 QUARTOS-DE-FINAL; 7 OITAVOS-DE-FINAL; 3.º LUGAR DA FASE DE GRUPOS DA LIGA DE CAMPEÕES (1992-1993).

      Sejamos HONESTOS E VERDADEIROS....

      Eliminar
    3. Quando disse que praticamente os andrades pouco participaram na Taça dos Campeões Europeus, quero dizer que nos anos 60 nenhuma presença.... Nos anos 70...duas presenças.. Nos anos 80... 4 presenças.. Muito pouco....

      Eliminar