15 abril 2022

Eunice Muñoz no Quarto Anel

FALECEU ESTA MADRUGADA, AOS 93 ANOS, A BENFIQUISTA EUNICE MUÑOZ.

Uma das melhores actrizes portuguesas, desde sempre, nascida na Amareleja. 



Entrou para associada, após a segunda eleição de Adolfo Vieira de Brito, em 3 de Julho de 1967.



Estreia, aos 13 anos e 4 meses, no Teatro D. Maria II bem como uma das primeiras críticas logo no dia seguinte (clicar). 



A melhor homenagem a uma actriz é vê-la representar. Ei-la logo na estreia no cinema, em 1946, mas realizado quando tinha 17 anos, como Beatriz da Silva, a aia da Infanta D. Maria, no filme «Camões» de José Leitão de Barros. Eunice Muñoz foi premiada como melhor actriz pelo SNI, em 1946. Tinha 18 anos...

A declamar um poema de juventude de um dos mais notáveis poetas portugueses de sempre, Eugénio de Andrade.



Pela conversa que um dia tivemos num jantar de aniversário do «Glorioso». Pelas peças que vi em teatros. Pelos filmes a que assisti no cinema. Pelos poemas recitados que me deliciaram. Pelas entrevistas que ouvi nas televisões. Pelo exemplo de vida que acompanhei.


Obrigado, Benfiquista!


Alberto Miguéns

6 comentários:

  1. Uma grande Senhora do Teatro Português partiu hoje.

    Teve uma longa e ilustre carreira, aprendendo com mestres ilustres e dando depois cumprimento à sua vocação e incrível talento. Tornou-se inesquecível na nossa memória coletiva. Teve também o supremo bom gosto de ser adepta do Sport Lisboa e Benfica. Gloriosa no Teatro e na vida e nas cores desportivas também!

    Que Deus a receba e guarde.

    Obrigado, Eunice Munoz!

    ResponderEliminar
  2. A minha vénia à grande atriz/mulher/benfiquista de seu nome Eunice Munoz!
    Que descanse em paz e obrigado!

    ResponderEliminar
  3. Caro Sr. Alberto Miguéns... Uma verdadeira "Mãe Coragem" infelizmente partiu... Que interpretação genial fez ela dessa peça do alemão Brecht...Além de ter representado fabulosamente uma D. Branca na telenovela, também ela recheada de grandes actores, a "Banqueira do Povo"... Tinha de ser Benfiquista!!!!...Os meus sentimentos à familia.

    ResponderEliminar
  4. Descanse em Paz, Sra. Eunice Muñoz. Independentemente da sua preferência clubística (a qual partilhamos), era uma referência do Teatro e Arte portugueses.

    Obrigado.

    ResponderEliminar
  5. Obrigado, caro Alberto, por esta contribuição deliciosa para alimentar o nosso imaginário.
    Conheci a Senhora Eunice, ainda eu muito jovem. Tinha aquele sorriso e simpatia inesquecíveis. Não sabia que era benfiquista, como nós. Mais uma vez, exibe queda para o bom gosto.
    Fica o seu talento e a memória de uma mulher simples e dedicada, predicados que também estavam na base do seu trabalho, cuja qualidade é unânime entre todos nós.
    Fica com Deus, Eunice!

    ResponderEliminar
  6. Ha pessoas que nem e preciso perguntar de que clube sao adeptas.
    So podem ser do Glorioso!!
    Eunice Munoz era uma dessas pessoas.
    Grande, enorme actriz.
    RIP

    ResponderEliminar