15 março 2022

É Futebol

VENCE A EQUIPA QUE MARCA MAIS GOLOS QUE O ADVERSÁRIO.

 

1-0         por Darwin. Golo-rioso n.º 13 618

 


 NOTA: talvez ainda aqui venha Benficar mais umas notinhas que escrever acerca do Benfica é como enviar poemas a namoradas. Agora é ir jantar umas pataniscas e beber o merecido conhaque. Depois (se houver justificação escrever acerca dos adversários para os quartos-de-final). NOTA: as apreciações são da minha inteira responsabilidade pois não oiço um segundo, sequer, de comentários de terceiros. Não há aqui «futebolês modernizado» de controle de profundidades, transições, verticalidade, entre e tira-linhas, corredores e outras "diarreias mentais". Análise simples a um desporto simples. 


O AFC Ajax joga muito mais mas é ineficaz frente à baliza. O Benfica tem futebolistas para jogar mais que implantar o "autocarro" mas é assim o futebol. O «Glorioso» já foi eliminado por equipas de clubes que jogavam menos, muito menos.

 


Primeira parte (0-0)

Tudo atrás à espera de dois milagres. Erros atacantes do adversário que não permitiram marcar golos. Erros defensivos que permitissem golos ao Benfica. Só houve o primeiro.

 


Segunda parte (1-0)

Aproveitar a ineficácia do adversário e aproveitar um erro do guarda-redes contrário a repartir com o mérito de Darwin.

 

AFC Ajax

Primeiro tempo: grande trabalho táctico ao nível dos melhores clubes de futebol mundial mas faltam "individualidades" que desequilibrem. Segunda parte: ainda mais incapacidade que na primeira parte, com muita troca de bola mas depois rematar perante tantos futebolistas do Benfica é que não...

 

Os «Tevêistas»

Com pouca paciência para “mais barulho, que tino” preferi ouvir duas horas de David Bowie.

 


O realizador põe as câmaras ao longo do estádio e o VAR dispõe

Depois é uma questão de acertar ou inventar o “frame” adequado ao que se pretende.

 

O senhor árbitro

Primeira parte: classe. Segundo tempo: classe.

 

Videoárbitro (VAR)

Primeiro tempo: bem. Segunda parte: bem.

 

Como treinador de sofá

Escrito entre ser anunciado o onze titular e ter início o jogo. O onze inicial é o mesmo do jogo da primeira mão: 4.5.1, com Gonçalo Ramos a poder ser uma espécie de "10". Prevê-se um Benfica a defender tentando não conceder grandes oportunidades e aproveitar a "sofreguidão" de um dos grandes clubes do Mundo, a par do «Glorioso», entre outros: Amesterdão/Amesterdenianos Football Club Ajax. Os futebolistas na defesa são os habituais - desde a lesão de Lucas Veríssimo - e deixar de se jogar com três defesas-centrais. Do meio-campo para a frente os que foram ganhando a titularidade com Nélson Veríssimo.


NOTAS: Min - Minutos jogados; JT – Jogos totais; Tit – Jogos a titular; SU – Jogos como suplente utilizado;  A – Assistências para goloG – Golos; TitularSuplente utilizadoSuplente utilizado substituídoSuplente não utilizadoConvocado não utilizado; Não faz parte do plantel; L - Lesionado; NI – Não Inscrito na UEFA; V – Suspenso com cartão vermelho directo; O – infectado com a Covid-19


 CALENDÁRIO DE JOGOS (2021/2022)

Mês

Dia

Adversário

Competição

Local

F

E

V

E

R

E

I

R

O

2

QUA

D 1-2

 

Gil Vicente FC/ 88.º campeonato nacional/J.22

C/ SLB

7

SEG

V 3-1

CD Tondela / 88.º campeonato nacional/J.21

F/ Tondela

9

QUA

12

SÁB

V 2-1

CD Santa Clara / 88.º campeonato nacional/J.22

C/ SLB

16

QUA

18

SEX

E 2-2

Boavista FC/ 88.º campeonato nacional/J.23

F/ Bessa

23

QUA

E 2-2

AFC Ajax / 67.ª Liga Campeões/OF - 1.ª m

C/ SLB

27

DOM

V 3-0

Vitória SC Guimarães/88.º campeonato nacional/J.24

C/ SLB

M

A

R

Ç

O

2

QUA

 

 

 

5

SÁB

V 2-1

Portimonense SC / 88.º campeonato nacional/J.25

F/ Portimão

9

QUA

11

SEX

E 1-1

FC Vizela / 88.º campeonato nacional/J.26

C/ SLB

15

TER

V 1-0

AFC Ajax/ 67.ª Liga Campeões/OF - 2.ª m

F/ Amesterdão

20

DOM

18:00

GD Estoril Praia

88.º campeonato nacional/J.27

C/ SLB

23

QUA

Jogos das Seleções Nacionais

27

DOM

30

QUA

A

B

R

I

L

3

DOM

SC Braga

88.º campeonato nacional/J.28

F/ Braga

7

QUA

67.ª Liga Campeões/QF - 1.ª m

10

DOM

Belenenses SAD

88.º campeonato nacional/J.29

C/ SLB

14

QUA

67.ª Liga Campeões/QF - 2.ª m

17

DOM

Sporting CP

88.º campeonato nacional/J.30

F/ Alvalade

20

QUA

 

 

24

DOM

FC Famalicão

88.º campeonato nacional/J.31

C/ SLB

27

QUA

67.ª Liga Campeões/MF - 1.ª m

M

A

I

O

1

DOM

CS Marítimo

88.º campeonato nacional/J.32

F/ Funchal

4

QUA

67.ª Liga Campeões/MF - 2.ª m

8

DOM

FC Porto

88.º campeonato nacional/J.33

C/ SLB

11

QUA

15

DOM

FC Paços Ferreira

88.º campeonato nacional/J.34

F/ Paços de Ferreira

18

QUA

65.ª Liga Europa. FINAL

Sevilha

22

DOM

 

 

 

25

QUA

1.ª Liga Conferência. FINAL

Tirana

28

SÁB

67.ª Liga Campeões. FINAL

Sampetesburgo

 

No próximo jogo, eis que a «Capital do Benfiquismo»

É na «Catedral» no próximo domingo, frente ao GD Estoril Praia, para a 27.ª jornada do 88.º campeonato nacional.

 

2021/2022: TEMPORADA GLORIOSA 118

Competições

Clas

Fase

J

V

E

D

GM

GS

TOTAIS

49 (13)

30

11

8

102

51

Primeira Liga

3.º

26 (8)

18

4

4

66

24

Liga dos Campeões

2.º-1/4

8 (5)

3

3

2

10

11

Taça da Liga

FIN

4

1

2

1

8

7

Taça de Portugal

1/8

3

2

-

1

6

5

Liga dos Campeões (Ap.)

FG

4

3

1

-

6

1

Particulares

--

4

3

1

-

6

3

NOTA: entre parêntesis os jogos que faltam disputar em 2021/22 prevendo-se que o Benfica joga a final da competição a eliminar: Liga dos Campeões


Obrigado, Benfica!

 

Alberto Miguéns

10 comentários:

  1. Mítico! É isto que faz um clube mítico! Já lá tinhamos ganho mas foi a 1a vez que passámos uma eliminatória (e em grupos também sem resultados positivos). Só temos bons resultados com sofrimento - seja assim!

    Saudações Benfiquistas!

    ResponderEliminar
  2. Caro Sr. Alberto Miguéns... Foi uma vitória de raiva por tudo o que se passa esta época... Sofri que nem um 'cão', desculpe a minha linguagem... Todos nós benfiquistas já mereciamos esta alegria... Vingámos 1969 e 1972...Um grande abraço Glorioso..

    ResponderEliminar
  3. E futebol.
    O Benfica que normalmente defende tao mal resistiu a uma equipa que tem sido uma maquina de fazer golos.
    E marcou um golo num jogo em que ate nao esteve bem com bola.
    Uma alegria que nos deram numa epoca, mais uma, de tristezas.
    Por isso obrigado.
    Agora e acabar esta epoca o melhor possivel e esperar com ansiedade que quem dirige sabera?? dotar a equipa do que ela precisa.

    ResponderEliminar
  4. Caríssimo Benfiquista,

    Os meus sinceros parabéns. O seu Benfiquismo merece esta vitória, e a passagem aos quartos final. O Ranking de Portugal também agradece, sobretudo porque estamos acossados pela Holanda.

    Curiosos os registos do Benfica na Champions (neste formato, nestas 30 últimas edições), quando o Benfica supera a fase de grupos (aconteceu 6 X), foi até aos quartos final 5 X, assim foi em 1995, 2006, 2012, 2916, e nesta edição. Só uma excepção, a edição 2017, ficou pelos oitavos final.

    Extraordinário uma equipa portuguesa alcançar os Quartos final da Champions, o grande problema é chegarmos aos quartos, e não irmos para a cama com ela (com a Champions, claro).

    Saudações des_Portistas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode adicionar na sua lista a edição de 1991/92, a edição experimental da champions que foi adoptada no ano seguinte de forma oficial, para mim foi a primeira edição, nem tudo o que a UEFA diz e define é o correcto. A edição de 19/92 foi a primeira em que o formato foi alterado. Nesse ano o Benfica chegou ao ultimo jogo em Barcelona a depender apenas dele para ir à final da champions, tinha era que ganhar em Barcelona.

      Eliminar
  5. Vitória tão inesperada quanto saborosa. Parabéns a toda a equipa!

    A primeira parte não deixava antever grandes possibilidades. Competência defensiva, sem vislumbre de alguma eficácia ofensiva. Felizmente o Ajax revelou-se tão incompetente no ataque quanto o Benfica.

    Veríssimo mexeu bem ao intervalo e melhor ainda quando colocou Yaremchuk. O golo notável de Darwin abriu-nos o coração e testou ainda mais os nossos nervos. Depois foi aguentar, com sofrimento, embora o Ajax se tenha mantido incapaz de marcar um golo e até criar reais oportunidades para isso.

    Agora... quartos de final! Dignificar, o Clube! Sempre! Lutem por todos nós!

    Obrigado, Benfica!

    ResponderEliminar
  6. COM ARBITRAGEM DA NOSSA LIGA NÃO SERIA ASSIM !!!

    É uma realidade, com as arbitragens manhosas, corruptas, vitimas de um sistema instalado, à muitos anos, não teriamos ganho este jogo, o golo eventualmente poderia ter sido anulado por uma qualquer falta, meia hora antes, em lances na área do BENFICA, tinha-se inventado um penalty, um jogador do BENFICA poderia ter sido expulso, os comentadores da TV e afins, dariam cobertura à situação, e a bola viciada cá do burgo continuaria a rolar, nesses pressupostos dos jogos viciados e corruptos. Mas HOJE estamos entre as 8 melhores equipas da EUROPA, enquanto a super equipa dos CORRUPTOS, perdeu em casa com fabulosa equipa em 10º lugar do Campeonato francês. É uma chapada de luva branca para essa gentinha, mas vão continuar a assobiar para o lado, nos próximos dias espera-se um desviar da atenção sobre os nossos êxitos, com mais uma qualquer estórinha, tipo novela mexicana, com as quais temos sido presenteados para não se sentirem tão diminuídos perante as evidências.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faltou referir:
      A sport TV mostraria apenas os lances de ataque ou perigo do adversário E nem uma vez os lances duvidosos que pudessem ter sido decididos em nosso favor.
      No fim todos terminariamos dizendo: protestos para quê, temos é que jogar mais! ...e os adversários continuariam, acolitados, incrementando sua confiança rumo a vitórias incontestáveis e os árbitros e var contratados (de castigo) para apitar jogos com chorudos prêmios nas arábias ou Grécia ou outros.
      Temos que dar a volta a isto!

      Eliminar
  7. Obrigado Sport Lisboa e Benfica!

    ResponderEliminar
  8. Para mim não foi supressa o Benfica passar porque quando do sorteio que o Benfica ia passar e disse o aqui na altura também.

    Agora venham os espanhóis e logo veremos do que seremos capazes, mas precisamos de jogar mais e ser mais incisivos no ataque, porque agora será mais difícil, das que estão lá na teoria é o Villareal, é preciso sorte nos sorteios para se ir longe, é uma das varias premissas

    ResponderEliminar