10 fevereiro 2022

Luz Baça: Jogos (2003/2022)

QUANDO SE COMPARAM OS RESULTADOS HOMÓLOGOS NOS DOIS ÚLTIMOS ESTÁDIOS É QUE SE PERCEBE COMO O BENFICA SE VULGARIZOU.



O anterior era um Estádio Mítico como alguns (poucos) no Mundo onde os adversários tinham como destino a derrota. Fosse o adversário muito ou pouco "cotado". Outro resultado que não este...era sempre uma excepção.

 

Com a degradação do dirigismo no Benfica

O estádio actual, em termos de resultados, em nada se relaciona com o anterior. A culpa é sempre dos futebolistas, mas se não têm quem lhes mostre com exemplo o que deve ser colocar o Benfica acima de interesses pessoais como querer que os futebolistas se suplantem? Ilusões! Os dirigentes devem servir de exemplo e os adeptos de incentivo. Há muito que os dirigentes do Benfica não são exemplo para ninguém. Nem para alguns associados (que são Benfiquistas) quanto para mais aqueles que nem o são e chegam ao Clube. É esperar que sejam profissionais mas isso são todos os que têm profissões. Um futebolista/desportista tem que se exceder para poder corresponder a um clube em que qualquer desaire pode significar não conquistar títulos. Os futebolistas e demais atletas do «Glorioso» há muito que, a nível de dirigentes, só têm maus exemplos por isso muitos desleixam-se, depois saem do Clube e o Clube continua sem nada vencer. Já vi este "filme" há algum tempo. E mesmo entre 2003/04 e 2021/22 houve poucas conquistas em relação ao que o FC Porto conquistou. Se o sucesso do Sporting CP não for conjuntural (Ruben Amorim) o Benfica vai ter muito que penar com os dirigentes que tem e o pouco Benfiquismo existente dentro do Clube. 

 

Comparativo entre um Estádio Mítico em que os dirigentes eram de grande qualidade dando-se ao respeito para serem respeitados, principalmente pelos seus atletas

E um estádio de um clube que se vulgarizou tendo mesmo assim valores acima da média porque tem um número de simpatizantes que é tanto quanto os dos outros clubes todos juntos. Ai se não fosse isso! Seria o descalabro.

 

N.º Ordem do Estádio

6.º

7.º

 

 

 

Dif.

Nome

Luz

SLB

Data Primeiro Jogo

01.Dez.1954

25.Out.2003

Data 487.º Jogo

10.Dez.1978

02.Fev.2022

Data Último Jogo

22.Mar.2003

---

Total Jogos

1092

487

JOGOS

  487

487

=

VITÓRIAS

  401

352

- 49

EMPATES

   64

  80

+ 16

DERROTAS

    22

  55

+ 33

GOLOS MARCADOS

1 663

1 085

- 578

GOLOS SOFRIDOS

  332

364

  + 32

   

A «Saudosa Catedral» registou 1092 jogos da equipa de Honra, entre 1 de Dezembro de 1954 e 22 de Março de 2003

A actual «Catedral» regista 487 jogos completados em 2 de Fevereiro de 2022, frente ao Gil Vicente FC. O próximo encontro frente ao CD Santa Clara, no sábado, será o 488.º. Para se poderem comparar os resultados entre os dois estádios há que equiparar os dois aos 487 jogos. Este jogo na «Saudosa Catedral» foi em 10 de Dezembro de 1978 (vitória por 5-1, com o GD Estoril Praia, na 12.ª jornada, do campeonato nacional).


Cifras que mostram, bem, o que era o Benfica e naquilo que se tornou

Em 487 jogos, o estádio actual regista menos 49 vitórias e, por isso, mais 16 empates e mais 33 derrotas. Os golos, se bem que menos importantes para comparar, devido às mudanças que existiram no Futebol, com maior capacidade económica dos emblemas mais limitados, servem apenas para ilustrar: menos 578 golos marcados e mais 32 golos sofridos. Impressionante é a quantidade de derrotas: 55 quando com o mesmo número de jogos apenas 22 vezes o Benfica foi derrotado na «Saudosa Catedral» por 16 clubes, com apenas três a conseguirem mais de uma vitória: FC Porto (5), Sporting CP (2) e CF "Os Belenenses" (2). Entre os 13 clubes que obtiveram uma vitória no anterior estádio...12 são estrangeiros e apenas um português, o Vitória FC Setúbal, para o campeonato nacional (1973/74). Mesmo entre os doze estrangeiros apenas cinco derrotas para competições oficiais: Santos FC (Taça Intercontinental), Manchester United FC, AFC Ajax e Liverpul FC (Taça dos Clubes Campeões Europeus) e PSV Eindhoven (Taça dos Clubes Vencedores das Taças). Isto era o Benfica. Mas já não é!


Hoje não foi possível concluir o quadro com os resultados por competição (onde se perceberá o que era ser um Estádio Mítico, mesmo a nível europeu)

Fica para amanhã que também é dia!




Os valores totais são impressionantes

Na «Saudosa Catedral» 82 por cento de vitórias, 13 por cento de empates e apenas cinco por cento de derrotas. No estádio actual estas representam onze por cento! E menos dez por cento de vitórias. No anterior estádio o Benfica marcava, em média, o quíntuplo dos golos em relação aos que sofria. No actual é o triplo. Na «Saudosa Catedral» de saudosos dirigentes que eram (bom) exemplo para os futebolistas, o Benfica marcava, em média, mais de três golos por jogo. No actual pouco mais de dois. Quanto a golos sofridos menos de um por jogo em ambos os estádios. Eu já não quero um Benfica semelhante! Aceito um que perca metade do que perde agora...mesmo em "casa". O que tu grande Benfica foste para o Mundo e naquilo que te obrigaram a ser!

 

Acorda Benfica (enquanto é tempo...)

 

Alberto Miguéns

 





7 comentários:

  1. Desde 1994 que o Sport Lisboa tem presidentes que se mostraram incompetentes, desleixados ou mesmo criminosos. Seria difícil que o Clube não estivesse neste estado. No fundo acompanha a realidade social e económica deste país. Completamente inundado no oportunismo, na indiferença, na canalhice e na ganância.

    Chegados a este ponto, resta agora esperar que apareça outra gente com capacidade de regenerar o Clube. Para mim é claro que ninguém dos últimos anos poderá ser solução de futuro.

    Há esperança. O Clube ainda vive. Há que garantir que viverá.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Haja alguém que partilhe da minha opinião, ninguem dos ultimos 27 anos, mais dos ultimos 20 é solução do que quer que seja para o Benfica.

      Já não sou o único a pregar no deserto

      Eliminar
  2. O Rui Costa não lhe falta Benfiquismo...

    ResponderEliminar
  3. Um bocado daquilo que era o Benfica morreu com a demolição do Estádio da Luz, há coisas que são inexplicáveis, e que não se compram nem se adquirem com a modernidade, e o Estádio da Luz tinha algo de diferente, até a forma como foi construído, a origem do dinheiro, o tipo de dirigentes, jogadores, sócios e adeptos.

    Como sempre disse foi um erro enorme o estádio ter sido deitado abaixo, ainda hoje existem estados mais antigos e outros da mesma altura em funcionamento, e aqueles estádios que são míticos, o que os clubes proprietários desses estádios fizeram foi reconstruir igual mas adaptados à realidade actual, e era isso que se devia ter feito ao estádio da Luz, deitar abaixo por partes e reconstruir igual e no mesmo sitio, e hoje podíamos ter o nosso estádio da Luz mas adaptado aos tempos de hoje, com 80 mil espectadores e coberto.

    O Benfica do seculo 20 não tem nada a ver com o Benfica do seculo XXI, é como a canção do Frank Sinatra Night and Day, e só quem viveu esse Benfica consegue perceber a diferença, mas não volta mais, eu não tenho nenhuma identificação com o estádio actual, mas do antigo vou sentir eterna saudade, passei incontáveis fins de semana e 4ªas feiras europeias, outra saudade que não volta mais.

    O meu desinteresse pelo clube ainda que seja socio há 44 anos, vem desde que o Estádio da Luz foi deitado abaixo e que se foi agravando à medida que o reinado do dono do palheiro ia aumentando.

    Metade das derrotas que temos com o Porto em casa já são este estádio, em termos de derrotas caseiras a nível europeu ainda é pior

    ResponderEliminar
  4. "No fundo acompanha a realidade social e económica deste país." Sem tirar nem pôr!

    ResponderEliminar
  5. Boas, já tinha escrito isto noutros lados e mantenho. Antigamente tínhamos um Estádio com uma identidade própria, com mística. Hoje em dia temos um "campinho modernito" mas que parece uma obra inacabada, e pior de tudo, não tem mística nem identidade.

    Embora obviamente tivéssemos que aproveitar a onda, e de facto a obra de remodelação do antigo estádio pudesse ter ainda mais custos, eu arriscaria manter a "Velha Luz" por tudo o que escrevi anteriormente.

    Em todo o caso, julgo que uma das coisas que faz falta a este novo estádio (não assim tão novo já que caminha para os 20 anos de idade), é a questão da atmosfera. O antigo Estádio Sport Lisboa e Benfica incutia "medo cénico" nas equipas visitantes, penso que aumentar um pouco a lotação deste estádio fazendo os topos avançarem um pouco, e substituindo as actuais cadeiras nos topos por cadeiras sem encosto (tipo peão), ajudariam a devolver alguma atmosfera ao Benfica nos seus jogos em casa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca mais teremos a atmosfera que tínhamos com o outro estádio, comparar um com o outro é como comparar ouro com pechisbeque.

      Talvez remodelar fosse caro e não fosse a opção melhor, mas na minha opinião a melhor opção teria sido deitar abaixo o Estádio da Luz por partes e reconstruir novo igual, tipo deitar abaixo um topo e fazer igual e novo, e assim sucessivamente com todo o estádio, ficando o estádio igual, novo e no mesmo local.

      Mas as pessoas que estavam na altura no Benfica "assaltaram" o clube, não foram para lá para servir o Benfica foram para se servir e impostos pelo BES e Vilarinho deu cobertura a isto, porque quem era para se ter candidatado contra o Vale era já o Vieira só que não podia e apareceu 1 ano mais tarde como responsável pelo futebol, dando uma amostra do que seria o seu reinado à frente do Benfica. Desde o inicio que esteve sempre à vista o que iriam fazer, as escutas e os emails foram só a confirmação de tudo aquilo que estava nas estrelas.

      Eliminar