26 junho 2020

Tudo Igual a Nada

VOTAR A FAVOR OU VOTAR CONTRA É IGUAL? ESTATUTOS "DIZEM" QUE SIM!



Há assembleias gerais normais (ordinárias e extraordinárias) e depois há as formais. A de hoje é apenas isso. Uma formalidade.


Votar aprovação
Se a maioria dos associados votarem a favor do «Orçamento 2020/2021» aprovando-o, temos a proposta da Direcção validada pelos associados. Temos o Tudo. O «Orçamento» será executado. 

Votar reprovação
Se a maioria dos associados votarem contra o «Orçamento 2020/2021» reprovando-o, temos a proposta da Direcção invalidada pelos associados. Temos o Nada. O «Orçamento» será executado, como se fosse Tudo

O «Tudo e o Nada» são iguais
Quer no «Orçamento», quer no «Relatório». Desde 2010 (Revisão dos Estatutos) que assim é! Não há consequências. A votação é uma mera formalidade, estejam, ou não, os associados de acordo. Só na revisão estatutária de 1966 ficou explícito que as Direcções têm de apresentar aos associados, anualmente, os «Orçamentos» para o exercício seguinte, mudando o articulado em 1985 mas nunca ficou definido as consequências de ser reprovado. Já o «Relatório» vem desde a fundação do Clube, ou melhor, a reorganização com a junção, em 13 de Setembro de 1908, do Sport Lisboa e do Sport Benfica. 

Ainda sou do tempo em que havia consequências
Respeitando a decisão dos associados.


Estatutos do Sport Lisboa e Benfica; páginas 21/22; Revisão em 1996 da edição de 1985 

Já sou do tempo
Em que estas assembleias gerais são apenas formais, às vezes, até me pareceram informais...


Estatutos do Sport Lisboa e Benfica; página 15; Revisão em 2010 da edição de 1996

Apesar de tudo, sim ou não...
Em assembleias gerais os associados devem, além de participar, decidir em consciência. Votar, sim ou não. Depois as consequências ficam para quem criou as causas...



No Benfica actual, o tudo é igual ao nada. Talvez até... o nada é igual ao tudo!

Alberto Miguéns



NOTA (para quem adora desconversar): Os «Estatutos de 2010» não foram aprovados por unanimidade.

5 comentários:

  1. Essa alteração de estatutos, feita em 2010, representa bem o modus operandi das pessoas que se apoderaram do Clube, pela calada, com a equipa de futebol em alta para desviar atenções.

    Mas os sócios também têm muita responsabilidade, eu incluido. Por isso, pode ser a AG mais "insignificante", que só se tiver 40º de febre é que não vou.

    ResponderEliminar
  2. O Benfica precisa de Benfiquismo.
    No sangue e na guelra.

    ResponderEliminar
  3. São os estatutos mas não deixa de ser mais um "bigode" nos sócios.

    ResponderEliminar
  4. É inadmissível como os Benfiquistas estão desunidos ! Eu tinha avisado que Lage vai trazer alguns dissabores a LFV !

    ResponderEliminar
  5. Em relação aos estatutos, nas eleições de hoje bastaria que 4 eleitores com 50 votos votassem Sim para inverter o resultado, com o método antigo seriam necessários 97 eleitores com 20 votos para inverter o resultado !!!! Muito espertos... Mas fomos nós que lhes passamos este cheque em branco.

    ResponderEliminar