FALECEU HOJE UM CAMPEÃO NACIONAL DE FUTEBOL (1974/75).
Aos 66, anos partiu para o «Quarto Anel», Ibraim. Nasceu em 29 de Setembro de 1953, faleceu em 29 de Fevereiro de 2020.
O Benfica que tem futebolistas naturais de 93 por cento dos concelhos de Portugal, tinha em Ibraim Verde Silva um dos seus "representantes" em Vila Praia de Âncora (Caminha), a par de Romeu.
O futebolista, avançado habilidoso e com boa capacidade de decisão, jogou duas temporadas no «Glorioso» em 1974/75 e 1975/76, nesta apenas, em três jogos, na Taça de Honra de Lisboa, fazendo a temporada na categoria Reserva.
Em 1974/75 sagrou-se campeão nacional (496 minutos; 14 jogos, em 30, e dois golos) e vencedor da Taça de Honra de Lisboa (25 minutos; um jogo, o das meias-finais, marcando um golo ao CF "Os Belenenses").
Com o «Manto Sagrado» em duas temporadas, na equipa de Honra, jogou 917 minutos, em 24 encontros, marcando três golos: CF "Os Belenenses", Atlético CP e Boavista FC, estes dois para o campeonato nacional. Estreou-se, aos 20 anos, em 20 de Agosto de 1974 (vitória por 2-1, frente ao Sevilha FC, no Torneio Cidade de Sevilha, no estádio Rámon Sánchez-Pizjuán, em Sevilha) e fez o último jogo, aos 22 anos, em 30 de Novembro de 1975 (vitória por 4-2, frente ao Sporting CP, no estádio do Restelo, para a Taça de Honra de Lisboa).
Obrigado, Ibraim
Alberto Miguéns
NOTA: Apenas falei com ele uma vez, no seu restaurante na terra natal em companhia do fotógrafo Benfiquista, Roland Oliveira, a comer uma lampreia. Agradeci-lhe o prazer que me deu enquanto futebolista do Benfica (no tempo em que não via o Benfica... só ouvia) dizendo-lhe que era o Glorioso Futebolista, em centenas (agora seriam milhares), com o nome menos improvável: Verde. Riu-se. É a última imagem que guardo dele, lá por finais dos Anos 90, a rir-se...
Uma notícia muito triste.
ResponderEliminarIbraim chegou ao Glorioso numa época em que abundavam os talentos.
O meus pêsames à família.
Que descanse em Paz.