06 fevereiro 2017

Quarenta e Oito

UMA VITÓRIA QUE CERTAMENTE ENCAIXARÁ COMO A PRIMEIRA DAS SEGUINTES CONSECUTIVAS.

1-0            por Jonas. Golo-rioso 12 984


2-0          por Jonas. Golo-rioso 12 985


3-0          por Mitroglou. Golo-rioso 12 986


Acredito que esta foi a “mãe” das vitórias decisivas que serão obtidas nos próximos quatro meses. Os fulcrais em 2016/17.

NOTA INICIAL: Relaxar depois da ansiedade provocada pelo jogo no Algarve (26 de Janeiro). Comer qualquer coisa e ainda vir aqui, provavelmente pela meia-noite, escrever «ao Benfica». Fica já o que “retirei” do jogo.

Primeiro de três degraus ultrapassado!
Está dado o primeira “safanão” na desconfiança depois de quatro jogos – até a vitória por 4-0 foi enganadora (golos só no segundo tempo) - que não podem deixar mossa. Antes serem lembrados para não repetir. Agora é solidificar a confiança para tornar efectivo o sucesso em Maio.

CALENDÁRIO DE JOGOS ENTRE 14 DE JANEIRO E 5 DE FEVEREIRO
Mês
Dia
Adversário
Competição
Local
J
A
N
E
I
R
O

14
SÁB
E 3-3
Primeira Liga.17
Casa/ SLB
18
QUA
V 6-2
Taça Portugal. 1/4
Casa/ SLB
22
DOM
V 4-0
Primeira Liga.18
Casa/ SLB
26
QUI
D 1-3
Taça  da Liga/MF
Neutro/Algarve
30
SEG
D 0-1
Primeira Liga.19
Fora/ Setúbal
F
E
V
02
QUA



05
DOM
V 3-0
Primeira Liga.20
Casa/ SLB

Dois meios-tempos no primeiro tempo
1. Da falta de confiança! O Benfica dos últimos jogos até ao primeiro golo que surgiu numa insistência após um pontapé-de-canto que parecia não ir resultar em…nada! Zivkovic que marcou o "canto" manteve-se na ala direita e ainda foi ele a centrar para a cabeça de Jonas. 
2. Regresso dos heróis! Depois acreditar até voltar a marcar.


Segunda parte
Não se jogou bom futebol (mesmo com dois golos de vantagem) parecendo tudo em esforço, mas face ao passado recente o importante eram os três pontos.


Estatísticas "sem espinhas"
Na segunda parte menos dois remates no total (7 + 5) ou no "alvo" (5 + 3). O Benfica também chegou menos cinco vezes à grande-área contrária (25 + 20). Esperemos que a confiança permita fazer "segundas partes" mais conseguidas.


Adversário a fazer o TDC
No início expôs o “Trabalho De Casa” feito na Choupana, forçando o Benfica ao erro ao pressionar junto da Gloriosa grande-área. O que os adversários que retiraram pontos ao Benfica têm feito! Onde isto chegou! O jogo não foi na Choupana! Foi na “Catedral”! Pressionar junto da nossa baliza Sagres! Na segunda parte o CD Nacional tentou jogar taco-a-taco!

Arbitragem “esquisita”
Lances iguais avaliados de forma diferente conforme ocorreram fora da grande-área do adversário ou dentro dela!

Jonas a Ser Jonas
Depois de umas perdidas de principiante, qual imitação, regressou o verdadeiro Jonas. Uma cabeçada a um cruzamento “a régua e esquadro” de Zivkovic e um “petardo” com o pé esquerdo fora da grande-área.




Vamos Benfica! O TETRA e seis é já ali…e a “dobradinha” no Jamor!
Mais doze vitórias (27) que os 15 insucessos (8 + 7) e quase o triplo - seriam 102  - mais 58 golos marcados (92) em relação aos que já se sofreram (34). Era bom que faltassem 24 de jogos para terminar a temporada!

TEMPORADA 2016/17
Competições
J
V
E
D
GM
GS
TOTAIS
42 (24)
27
8
7
92
34
Primeira Liga
20 (14)
15
3
2
44
12
Liga dos Campeões
6 (7)
2
2
2
10
10
Taça de Portugal
4 (3)
4
-
-
17
3
Taça da Liga
4
3
-
1
8
3
Supertaça
1
1
-
-
3
0
Torneios
2
1
1
-
4
0
Troféus
1
-
1
-
1
1
Particulares
4
1
1
2
5
5
NOTA: Entre parêntesis a previsão de jogos que faltam disputar em 2016/17

Nunca mais é sexta-feira!
Para o segundo “degrau” dos três – três vitórias consecutivas nos três encontros na “Catedral” - que vão fazer toda a diferença para ir a Braga jogar desinibido para a vitória. Antes desta deslocação o Glorioso "abre" a próxima jornada e a vitória sobre o FC Arouca colocará pressão no FC Porto. 




Não inventem o que está inventado!
Num campeonato a pontuar, a pressão é para os clubes que estão atrás. Que não podem correr o risco de "deixar de depender deles" para serem campeões. O clube que está à frente tem é de ter confiança para ir ganhando, naquilo que se designa por ter "estofo". Não ter medo de estar a liderar. Que parece óbvio, mas não é bem assim, num desporto que é colectivo. Ou seja, em que cada um depende de todos (sucesso como equipa) e todos podem depender de um (do erro de um!)  

CALENDÁRIO DE JOGOS EM JANEIRO/FEVEREIRO/MARÇO.2017
Mês
Dia
Adversário
Competição
Local
J
A
N
E
I
R
O
03
TER
V 4-0
Taça da Liga. 02
Casa/ SLB
07
SÁB
V 2-0
Primeira Liga.16
Fora/ Guimarães
10
TER
V 2-0
Taça da Liga. 03
Fora/ Guimarães
14
SÁB
E 3-3
Primeira Liga.17
Casa/ SLB
18
QUA
V 6-2
Taça Portugal. 1/4
Casa/ SLB
22
DOM
V 4-0
Primeira Liga.18
Casa/ SLB
26
QUI
D 1-3
Taça  da Liga/MF
Neutro/Algarve
30
SEG
D 0-1
Primeira Liga.19
Fora/ Setúbal
F
E
V
E
R
E
I
R
O
01
QUA



05
DOM
V 3-0
Primeira Liga.20
Casa/ SLB
08
QUA



10
SEX
FC Arouca
Primeira Liga.21
Casa/ SLB
14
TER
BVBorússia Dortmund
Liga Campeões.1/8
Casa/ SLB
19
DOM
SC Braga
Primeira Liga.22
Fora/ Braga
22
QUA



24
SEX
GD Chaves
Primeira Liga.23
Casa/ SLB
M
A
R
Ç
O
01
QUA
GD Estoril Praia
Taça Portugal. ½- 1.ª
Fora/ Estoril
04
SÁB
CD Feirense
Primeira Liga.24
Fora/ Feira
08
QUA
BVBorússia Dortmund
Liga Campeões.1/8
Fora/ Dortmund
13
SEG
CF “Os Belenenses”
Primeira Liga.25
Casa/ SLB
15
QUA



18
SÁB
FC Paços de Ferreira
Primeira Liga.26
Fora/ P. Ferreira
22
QUA

Jogos das Selecções
26
DOM
29
QUA
NOTAS: A segunda mão da meia-final da Taça de Portugal realiza-se em 5 de Abril de 2017. Esta e a data da primeira mão ainda não são definitivas

Acredita Benfica!
                           
Alberto Miguéns

NOTA FINAL: Amanhã pela meia-noite. Os Nós e os Laços. Ontem, hoje e amanhã!

4 comentários:

  1. Eu bem tinha dito, há uns tempos, que o Porto é sempre Porto e devemos respeitar como tal. Pinto da Costa, enquanto consciente das ações que toma, fará sempre do Porto um adversário valioso.
    Vai ser luta até ao fim. Há que mostrar em campo que realmente somos mais e melhores. Sem desculpas arbitrais, que o Benfica tem plantel para fazer a diferença em qualquer circunstância.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Caro,

    O Benfica é que lhe deu um balão ou vários balões de oxigénio.

    O FCP na 11.ª jornada estava a sete pontos! O SLB é que, entretanto, perdeu oito pontos - duas derrotas e um empate. O FCP nesses nove jogos (12.ª - 20.ª jornada) perdeu dois pontos (empate) em Paços de Ferreira, daí termos um de vantagem. O FCP fez VVVVEVVVV!

    O SLB a esbanjar pontos recolocou o FCP a discutir o título. O SCP na 11.ª jornada até estava a cinco pontos, ou seja, dois à frente do FCP!

    O que eu vejo é os Benfiquistas desde o início muito focados no SCP. Este mesmo a dez pontos continua a incomodar mais os comentadores que se afirmam Benfiquistas que o FCP a...UM!

    TRIsaudações Benfiquistas

    Alberto Miguéns

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Alberto Miguéns. Concordo em absoluto com o seu comentário. Este campeonato está agora tão disputado por culpa exclusiva do Benfica. Por menosprezar aquele que é efectivamente o nosso maior rival e, porque não dizê-lo, inimigo. O FCP. O Benfica andou muito entretido em guerrilhas ridículas com o SCP e esquecendo-se do Porto. E eu tenho mais medo do Porto a 7 do que do Sporting a 1! Sei o que a casa gasta.

      Temos de manter o foco e ganhar já na sexta. Se o Porto entrar em Guimarães a 4 terá uma pressão tremenda nas pernas.

      Saudações.

      Eliminar
    2. O Benfica deu-lhe balões, mas isto é futebol. Não se podia esperar um título sem sobressaltos. Fazem parte do jogo.
      Em relação ao foco apenas no Sporting, demonstra a ignorância dos adeptos que não sabem ter cabeça fria nestes momentos. A história passada, costuma dizer-nos muito do futuro, e os ciclos, por isso, repetem-se. Quantos títulos de campeão nacional tem o Sporting nos últimos 40 anos? E o Porto? Enquanto Pinto da Costa for vivo, o Dragão estará bem acordado.

      A nossa "sorte" estará na falta de qualidade do Nuno Espírito Santo, mas mesmo aí, nunca fiando que não tendo eles um plantel tão forte como o nosso, têm um onze de qualidade. Há que ganhar em casa no head to head, já que em Alvalade, estará cada clube a lutar pelo seu campeonato.

      Eliminar