HÁ CEM ANOS O “GLORIOSO” INAUGUROU OFICIALMENTE
UMA NOVA SEDE. EDIFÍCIO QUE PERTENCERA AO DESPORTOS DE BENFICA.
O emblemático rinque da Gomes Pereira utilizado para treinos e jogos entre 1916 e 1965. E mesmo algum tempo mais para treinos e jogos das categorias inferiores e Escola de Hóquei em Patins |
A fusão com esse clube que tinha surgido como sucursal (filial) do SLB quando este deixou Benfica para ter Sede na Baixa e campo de jogos em Sete Rios permitiu elevar o nível social do SL BENFICA tal como herdar o seu notável grupo de patinadores e patinadoras bem como as duas equipas - 1.ª e 2.ª categoria - de Hóquei em Patins.
Hóquei em
Patins
Uma modalidade com poucos praticantes e clubes em Portugal –
o mais expressivo, por que rival, era o “Recreio Desportivo da Amadora” – mas que possibilitou
que o SLB tenha praticado ininterruptamente a modalidade desde 17 de Agosto de
1917 até à actualidade: 2016/17. Tal será motivo de exaltação neste blogue em 2017 pois este é o Ano
do Centenário Desportivo. Em 2016 assinalamos o Centenário da Secção.
Em 1916...mas
Como o SLB é um
clube muito mais de fazer do que dizer, o que faz com que a data que interessa
será em 1917. Em 19 de Agosto, quando o "Manto Sagrado" estreou-se em
rinque frente a um adversário. Não foi um jogo recreativo entre associados, nem
um jogo treino. Foi um jogo. O primeiro! É a partir dessa data que começa a
epopeia ininterrupta de 102 épocas (1917) até à actualidade referente a 19 de Agosto de 2017 (2017/18).
Entre 1 de Dezembro de 1916 e 19 de Agosto de 1917
Há muitas e variadas notícias acerca do interesse dos
associados em praticar a modalidade como se exemplifica:
Não há um único ano (mesmo em períodos difíceis, como durante Grande Guerra e tempos de instabilidade política em Portugal) em que não se tenha realizado um jogo de Hóquei em Patins do "Glorioso" frente a adversários
Durante os primeiros anos o Hóquei em Patins continuou com as características do modo como era praticado no "Desportos de Benfica": sete jogadores (como no hóquei sobre gelo) a equiparem de branco e com calças. A Direcção do SLB interessou-se muito pela "nova" modalidade. Depois de 1916 o rinque (nas traseiras da Sede, que ainda existe na actualidade) era embelezado todas as noites ficando com um aspecto deslumbrante, com destaque para as noites de quinta-feira e domingo. Era frequente ver cerca de duzentos (!) patinadores, entre rapazes e raparigas. Além disso nas festas organizadas pelo Clube a Patinagem e os jogos de Hóquei em Patins entre associados tornaram-se "obrigatórios", como em 11 de Fevereiro e 3 de Julho de 1917, entre dois grupos formados por patinadores do Clube, o último arbitrado por Cosme Damião.
Hóquei em Patins À Benfica
Quer o presidente da Direcção (Bento Mântua) quer o capitão-geral (Cosme Damião) dedicaram enorme carinho à modalidade. Como sempre, Cosme Damião preocupado com o rigor e todos os aspectos desportivos reorganizou a secção dentro do Clube, criando um "Grupo Infantil" fundamental para dar continuidade aos hoquistas que transitavam do "Desportos de Benfica" (incompatibilizando-se com Rogério Futscher) e importando as regras exactas do Hóquei em Patins que foram traduzidas por Raul de Oliveira, director do jornal "Os Sports". O Hóquei em Patins passou de sete para cinco hoquistas.
Hóquei em Patins À Benfica
Quer o presidente da Direcção (Bento Mântua) quer o capitão-geral (Cosme Damião) dedicaram enorme carinho à modalidade. Como sempre, Cosme Damião preocupado com o rigor e todos os aspectos desportivos reorganizou a secção dentro do Clube, criando um "Grupo Infantil" fundamental para dar continuidade aos hoquistas que transitavam do "Desportos de Benfica" (incompatibilizando-se com Rogério Futscher) e importando as regras exactas do Hóquei em Patins que foram traduzidas por Raul de Oliveira, director do jornal "Os Sports". O Hóquei em Patins passou de sete para cinco hoquistas.
O Primeiro Regional foi em 1921/22
Apenas em 21 de Março de 1922 foi finalmente fundada a Liga Portuguesa de Hóquei por quatro clubes, entre eles o Benfica. Seria já esta entidade a que organizaria o primeiro campeonato de Lisboa, com o "Glorioso" a classificar-se em segundo lugar, atrás do Hockey Club Portugal que não era mais que os desertores do SLB de 31 de Dezembro de 1920 quando decidiram fundar o HCP em 1 de Janeiro de 1921. Além destes clubes os outros dois fundadores foram o Lisboa Ginásio Clube e Liga de Desportos Pró-Amadora (cisão no "Recreios").
Comparem esta equipa do HCP, em 1921, com o nossa de 1917
O Hóquei em Patins antes do Hóquei em Patins «oficial»
Antes da constituição de uma entidade oficial (LPH) coube ao Benfica organizar, com a prestimoso auxílio do presidente Bento Mântua, quatro Certames/Concursos de Patinagem e de Hóquei em Patins como os que fez disputar em:
I: 18 e 19 de Agosto de 1917;
II: 18, 20 e 21 de Julho de 1918;
III: 26 e 29 de Junho de 1919;
IV: 24 e 25 de Julho de 1920.
Cem Anos Pujantes
Seguiram-se anos de Glória intervalados com épocas de menor fulgor. Este blogue vai deixar esses pormenores para 2017 (visto os dirigentes actuais do Clube ignorarem e não honrarem o passado longínquo do Clube mas o EDdB não deixará de Honrar os Nossos Ases Que Nos Honraram o Passado), mas pode adiantar - sei que há curiosidade - que os desertores de 1920 não duraram muito tempo/jogos a "vencer-nos" como geralmente acontece a quem é interesseiro.
Um cheirinho de "Manto Sagrado" sobre patins
Carrega Centenário Hóquei em Patins
Alberto Miguéns
Hóquei é Benfica!
ResponderEliminarÉ uma grande felicidade estarmos a viver uma época de tantas conquistas nacionais e europeias.
Mas por este texto se vê como o hóquei do SL Benfica se confunde com a história da modalidade em Portugal.
Belo texto e excelentes fotografias! Obrigado.
É pena as fotos das equipas não terem legendas.
ResponderEliminarLembro-me de uma equipa mítica do Benfica com Ramalhete, José Carlos, Fernando Pereira, Picas e Piruças.
Muitos relatos de vitórias desta equipa eu ouvi na rádio...
Cumprimentos e obrigado,
JP
Caro JP
EliminarEstas e muitas outras - cerca de 50 - terão legendas em 2017. A legenda da equipa de 1981 é: Da esquerda para a direita. De pé: José Carlos, Picas, Casimiro e Fernando Pereira; Em baixo: Piruças, Ramalhete (capitão), Rui Santos e Leste.
Em 2017, conto com o apoio de Benfiquistas iniciar a Benfiquipédia com a publicação de todos os resultados e fichas de jogos do Hóquei em Patins. Depois do Hóquei em Patins outras modalidades e temas se seguirão. Sendo este blogue feito por um amador e os Benfiquistas também amadores, ou seja trabalharem por puro Benfiquismo, ainda é apenas uma possibilidade.
Agradeço os simpáticos cumprimentos e agradecimento.
TRIsaudações Gloriosíssimas
Alberto Miguéns
O Ringue ainda existe, é gerido pela Junta de Freguesia de Benfica, que ocupa o espaço da antiga sede. Tem o nome de Ringue António Livramento, se a memória não me falha.
ResponderEliminarCaro Alberto Miguéns
ResponderEliminarSabe se esta época se disputa a Taça Intercontinental de hóquei em patins? Tenho procurado na net e não encontro nenhuma informação. Tendo em conta que houve anos/épocas em que não se jogou, será que esta época também não se joga. Espero que haja prova e que o SL Benfica enriqueça o seu palmarés internacional.
Quanto ao projecto Benfiquipédia será fantástico se for concretizado, o nosso rival tem uma wikipédia, muitas vezes pensei que o Benfica não tinha nada do género.
TRIsaudações Benfiquistas
Jorge Gomes
Caro Jorge Gomes
EliminarPelo que sei (informação não oficiosa) o confederação Sul-americana está a exigir muito. Jogos a duas mãos mas as duas viagens pagas pelo SLB.
Não sei se esta informação é totalmente verídica.
TRIgloriosas Saudações
Alberto Miguéns