Caro Alberto Miguéns, Peço desculpa por este comentário não ter nada a haver com o assunto, mas hoje celebram-se 8 anos da abertura do Museu Cosme Damião, que alguns insistem em dizer que é o primeiro Museu do Benfica, mas não é isto que interessa... O que gostaria de perceber melhor é qual é a história do museu que foi construido em 1999, que lembro-me de ter visto concluído e que foi demolido aquando da construção do Novo Estádio ? Li aqui um artigo seu sobre a evolução dos espaços expositivos do Clube, mas não faz qualquer referência a este museu... Um abraço glorioso, Pedro Freire
Um dia hei-de escrever acerca disso. Foi um caso estranho. O Benfica recebeu dinheiro da SHELL que saiu desse espaço e foi para o actual (agora Repsol). Iniciaram-se as obras, ainda durante o mandato de Manuel Damásio, talvez ainda em 1997, tendo o dinheiro da SHELL mas depois tudo parou - ficaram só as paredes - com justificação que a CML não permitia uma construção com aquele objectivo que teria muito movimento "mesmo em cima da Segunda Circular". Fiquei sempre com uma sensação de não convencimento pois o acesso poderia ser feito pelo interior, pois ficava no topo do campo n.º 2. Aliás o estaleiro estava atrás da "bancada central" desse campo com pista sintética para atletismo. Ficou embargado (supostamente) só com o betão, chão acimentado e tijolo, até ser construído o actual estádio. Foi apenas um projecto ainda que com estrutura física erguida mas nunca teve acabamentos e equipamentos.
Caro Alberto Miguéns,
ResponderEliminarPeço desculpa por este comentário não ter nada a haver com o assunto, mas hoje celebram-se 8 anos da abertura do Museu Cosme Damião, que alguns insistem em dizer que é o primeiro Museu do Benfica, mas não é isto que interessa... O que gostaria de perceber melhor é qual é a história do museu que foi construido em 1999, que lembro-me de ter visto concluído e que foi demolido aquando da construção do Novo Estádio ?
Li aqui um artigo seu sobre a evolução dos espaços expositivos do Clube, mas não faz qualquer referência a este museu...
Um abraço glorioso,
Pedro Freire
Caro Benfiquista Pedro Freire
EliminarUm dia hei-de escrever acerca disso. Foi um caso estranho. O Benfica recebeu dinheiro da SHELL que saiu desse espaço e foi para o actual (agora Repsol). Iniciaram-se as obras, ainda durante o mandato de Manuel Damásio, talvez ainda em 1997, tendo o dinheiro da SHELL mas depois tudo parou - ficaram só as paredes - com justificação que a CML não permitia uma construção com aquele objectivo que teria muito movimento "mesmo em cima da Segunda Circular". Fiquei sempre com uma sensação de não convencimento pois o acesso poderia ser feito pelo interior, pois ficava no topo do campo n.º 2. Aliás o estaleiro estava atrás da "bancada central" desse campo com pista sintética para atletismo. Ficou embargado (supostamente) só com o betão, chão acimentado e tijolo, até ser construído o actual estádio. Foi apenas um projecto ainda que com estrutura física erguida mas nunca teve acabamentos e equipamentos.
Glorioso abraço
Alberto Miguéns