20 fevereiro 2021

O Que se Passa com a Memória do Nosso Treinador?

SÃO DEMASIADOS ESQUECIMENTOS EM POUCO TEMPO!



Desta vez não sabia de imediato que o Benfica está a 13 pontos do Sporting CP! Indicou d.., onze pontos! (03:14 minutos)

 


Ainda no jogo em Moreira de Cónegos

Não se apercebeu que o jogo estava a terminar e ainda queria utilizar o Cervi!

 

E antes houve mais duas ou três situações

Que a minha memória também já anda com a "fita gasta"! Mas Jorge Jesus parece cansado e com dificuldades de perceber o passado próximo. Oxalá eu esteja completamente enganado!

 

Considero Jorge Jesus um dos dez melhores treinadores do Benfica (em 50, contando com os treinadores de recurso, o último Nélson Veríssimo)

Se fosse "obrigado" a escolher os treinadores por ordem qualitativa, seria (e isto é apenas opinião) pois é impossível comparar treinadores em situações completamente díspares (Cosme Damião não pode contar - é "de Outra Dimensão", por isso são 49):

1/2. Otto Glória/Béla Guttmann (aqui sou manifestamente incompetente para definir qual é melhor que outro) 

3. Sven-Goran Eriksson

4. Jimmy Hagan

5. Fernando Riera

6. Janos Biri

7/8/9. John Mortimore/Toni/Jorge Jesus (não consigo ordenar a não ser por ordem cronológica)

10. Lipo Herczka


Aquando do final de 2012/2013

Para mim tinha sido dispensado. Depois de perder três campeonatos consecutivos - 2010/11 a 2012/13 - embora o FC Porto fosse arrasador com uma derrota em 90 jogos (cada campeonato jogava-se com 30 jornadas) e apenas 15 empates (3+6+6). Os campeonatos Proença! Reza a história que só Luís Filipe Vieira quis mantê-lo. Foi a melhor decisão. Eu estava errado, embora pense que o FC Porto se deslumbrou e lembrou-se de contratar um imberbe treinador Paulo Fonseca, Josués, Ghilas e Carlos Eduardos, "entulho" que eu não via no FC Porto desde...nunca!...mas isso será sempre suposições da minha parte. O certo é que Luís Filipe Vieira (sendo verdade que era o único) esteve muito bem. 

 

Aquando do final de 2014/15

Fiquei, deveras, irritado com o modo rocambolesco como foi empurrado para fora do Benfica. Não passará de suposição que nunca será confirmada, mas com Jorge Jesus o Benfica esta temporada (2020/2021) seria - mantendo-se ele no Clube - Octocampeão Nacional. A história da mudança de paradigma (apostar na Formação para ter 80/90 por cento do plantel formado no Seixal) foi para mim sempre "treta". Apenas um pretexto para afastar um treinador que "batia o pé" à administração da Benfica Futebol SAD e contratar outro(s) que aceitavam tudo até serem despedidos por terem aceitado mais do que deviam. Aqui nunca se poderá saber se terei razão! 


O caricato de 2020/2021

É que Jorge Jesus poderá através do Benfica ceder tantos pontos no campeonato nacional, e assim conseguir para o Sporting CP (ser campeão nacional) o que não conseguiu em 2015/16, quando o treinou, a única temporada em que teve condições, nesse clube, para sagrar-se campeão nacional. Nas outras um lunático tratou de "esbardalhar" o clube de que era presidente do Conselho Directivo, que o SCP não tem Direcção! Isso é para clubes de bairro. Conselho Directivo é muito mais fino! Felizmente o campeão nacional foi o Benfica, com Rui Vitória. O destino, por vezes, é tramado... 


Preocupa-me a memória, para factos a ocorrer no momento, de Jorge Jesus.

 

Alberto Miguéns

10 comentários:

  1. Caro Miguéns, tenho para mim que essa decisão de Vieira manter JJ foi uma de duas ou três decisões "à Presidente" (outra que recordo foi comprar a lotação do Bessa em 2005,ainda antes de jogarmos o famoso derby com o golo de Luisão). De resto são muitas mais as hesitações, tiros nos pés e pouca emotividade genuína pelo desporto rei.

    Quanto a Jesus também mantenho essa ideia: confortavelmente octocampeões. Mas também é verdade que este JJ não é o mesmo. Remetendo-me apenas ao período pré-casos de covid, sempre pareceu amorfo, anestesiado, sem chama. Provavelmente falta-lhe o público para ele demonstrar aquele show off tão característico, aquela adrenalina que mantém tudo e todos alerta.

    Numa visão otimista, uma Liga Europa e uma Taça de Portugal fariam desta uma época bem sucedida. Mas realisticamente não vejo ali capacidade para nos reerguermos a tempo, e terminar com mais uma Taça de Portugal (oxalá cumpram aqui) saberá sempre a pouco na "época dos 100M". O que transportará uma pressão absurda para a próxima época.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Benfiquista

      Concordo. Com o Benfiquista sem conquistar uma competição europeia eu até troco um campeonato - mesmo que implique duas temporadas em branco - por uma Liga Europa. O "problema" é que na Liga Europa é tudo ou nada. Só interessa se for conquistada. Se ser finalista é sempre o eliminado que "chega mais longe" na Liga dos Campeões ainda há dezenas de milhões de euros. Na Liga Europa ser finalista é receber muito pouco.

      Viva o Benfica

      Alberto Miguéns

      Eliminar
    2. Se ganhassemos a taça e a Liga Europa a epoca era um sucesso.

      Ganhar a Liga Europa quebrava o enguiço das finais europeias, e é um titulo europeu, que mesmo assim tem mais valor que ganhar 4 ou 5 campeonatos nacionais. Dá acesso à champions e acesso a disputar a supertaça europeia, mas a jogar o que jogamos não acredito muito, mas nunca se sabe, na proxima semana já o saberemos, esperança existe sempre, mas as prespectivas não são muito animadoras

      Eliminar
  2. Caro Alberto, concordo com a sua lista dos 10 melhores treinadores mas não deixo de lhe fazer uma provocação, que não o deve surpreender... Então e Cosme Damião? Olhe que o homem fartou-se de ganhar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Benfiquista Victor Carocha

      Pois..por isso fiz batota. Escrevi que ele não entrava na lista! Puxa! Ele é sempre primeiro!

      Gloriosíssimas Saudações

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  3. Alberto, e porque achas que isso ocorre? Efeitos do Covid, ou existe um acordo de não cavalheiros para o SCP ser campeão, feito pela direcção do SLB, de forma a evitar que o Bruno de Carvalho volte para o Lumiar?Ou pressão da banca que é verde para que se repita a vergonha da época do penta?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Benfiquista João Figueiredo

      Na relação directa quanto a estes lapsos de memória que aparenta, penso que podem ser efeitos da doença. Mas também que a aposta inicial da SAD na má abordagem para a época foi por incompetência pois havia que ter mais atenção aos futebolistas que já jogavam em Portugal - o Benfica sempre fez isso - e deve haver pouca preocupação que o Sporting CP seja campeão. Há quem na nossa SAD vá festejar, em privado, isso lhe garanto.

      Qualquer adepto com bom senso sabe que para reforçar o plantel tem que haver sempre três áreas de mercado, equilibrado o plantel: Formação (os melhores), Interno (futebolistas que mostrem ser consistentes na época anterior) e Externo (oportunidades de conseguir bons futebolistas já experientes que se adaptem com facilidade). Falhámos. Colocámo-nos a jeito para desperdiçar pontos perante situações adversas - covid, arbitragens, ... Aquela eliminação em Salonica marcou esta temporada. Foi uma desiluisão geral.

      Isto é a minha opinião que é falível, como é evidente.

      Gloriosas Saudações

      Alberto Miguéns

      Eliminar
    2. Grande resposta Alberto.
      Não acredito que a incompetência seja tal que tenham desdenhado de um candidato crónico, o SCP.Nem acredito que a incompetência na abordagem ao mercado, o seja.
      Fico revoltado e enojado com essa ideia de alguém na nossa SAD poder comemorar vitórias alheias.

      Saudações Benfiquistas
      JF

      Eliminar
    3. De facto eu próprio nunca acreditei que o Sporting tivesse equipa, mesmo que o treinador tivesse já demonstrado ser competente. À partida (e continuo a pensar da mesma forma) sempre achei que o Sp.Braga tinha melhor equipa e treinador, e iria discutir o segundo lugar com o clube do crime.

      Agora vejo o quão iludido eu entrei nesta temporada. Honestamente acreditei que o nosso clube ia passear neste campeonato e limpar as taças todas e na verdade corremos o risco de sermos o que vai ficar em quarto lugar, ou pior.

      À partida achei que o clube do crime ia ficar mais fraco com as saídas de jogadores importantes e sem capacidade para contratar, puro engano. E essa cantilena de não terem capacidade para fazer boas aquisições é também muito falaciosa. Acreditei seriamente que eles iam ser varridos na fase de grupos e estão com sérias possibilidades de passar a Juventus.


      Como é que chegámos a este degredo depois de todas as condições favoráveis que o clube atingiu durante o ciclo do tetra?

      Eliminar
  4. Houve outra gafe em que reparei, até por tantas vezes ser chamada à baila (a par do "arrasar").:

    Ao minuto 4:16 afirma "Eu lembro-me perfeitamente do que é que disse, vou pôr o Benfica a jogar o dobro [..]"

    Na verdade o que disse na apresentação foi que o Benfica iria jogar o triplo, como podemos constatar na notícia que descreve a sua apresentação:
    https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2020/08/03/futebol-benfica-equipa-principal-apresentacao-jorge-jesus-novo-treinador-2020-2021

    Depois dos onze pontos, que afinal são treze, veio esta. É estranho e espero que seja apenas querer desvalorizar o mau momento.

    ResponderEliminar