SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

07 junho 2020

Pintos e pintinhos

07 junho 2020 13 Comentários
PURA TÁCTICA À PINTO DA COSTA QUE TANTAS VEZES FOI CRITICADO POR MIM.



Antes - desde 1992 no jornal «O Benfica» - e depois noutras plataformas incluindo este blogue.

Quando se ama as críticas são privadas. Muitos dirigentes que estão no Clube não amam o Benfica. Apenas se aproveitam pois necessitam dele.

Pinto da Costa sobrevive no FC Porto desde 1982, mesmo com tantas vicissitudes, porque soube sempre perceber o meio onde vivia. Entre gente subserviente que necessita de comer à sua mão e uma Imprensa medíocre que quer notícias fáceis e não se digna questionar.

Pinto da Costa não ganhou muito porque fez bem. Ganhou muito porque soube fazer o mal passando a imagem que era competente.

Soube fazer o mal pois soube corromper, tendo um conjunto de notáveis que o ajudaram. Não vou falar de uma dezena que já faleceu. Falo de dois, a quem ainda não disseram que já morreram, Lourenço Pinto e Valentim Loureiro.

A Imprensa fez o resto. Nunca questionou os métodos, antes pelo contrário. Enalteceu as vitórias mesmo sabendo que algumas foram conseguidas à custa de vigarices várias e avariadas.

Pinto da Costa soube ser o "Rei que em terra de cegos basta ter um olho para reinar".

Pessoalmente ganhou sempre. Quando ganhou mesmo e ganhou quando perdeu colocando a culpa nos outros. Assim, pessoalmente, vence-se sempre. SEMPRE!

Se o Benfica conquistar o campeonato - acreditarei enquanto for possível - os dirigentes do Benfica podem dizer: tivemos sucesso porque soubemos gritar com aqueles ingratos que não merecem vestir o «Manto Sagrado». O sucesso foi do grupo de trabalho, mas só existiu porque se foi muito exigente com eles!

Se o Benfica perder, os dirigentes do Benfica podem dizer: não perdemos por nós, perdemos por causa eles. Nós bem os avisámos, mas eles são teimosos e inúteis. Preguiçosos e ingratos. Não merecem respeito. Nada!

Dirigentes do «Glorioso»? Podem enganar muita gente durante muito tempo, mas não vão conseguir enganar todos para todo o sempre!

E os futebolistas do Benfica (ao contrário dos do FC Porto), embora as generalizações sejam sempre redutoras, não costumam ser parvos!

No Benfica habituei-me à solidariedade. Mesmo sofrida. Com discussões entre dirigentes e futebolistas (ouvi-as no tempo de Jorge Brito, entre Setembro de 1993 e Janeiro de 1994) mas ficavam dentro das quatro paredes. Eram assunto familiar. Todos ganhavam e todos perdiam. Recados por fora, para influenciar para dentro (à Pinto da Costa), só de quem é interesseiro. Com a Ética Benfiquista, que me apaixonou desde garoto, a ficar de fora desses interesses mesquinhos. Esses Dirigentes Benfiquistas podem ter ganho menos por terem a tal ética, mas no meu coração são (e serão sempre) grandes. Permanecem incólumes. Sem subterfúgios, nem chico-espertices-engana-tolos.

Isto já não é bem... o Benfica. Isto parece mais um Futebol Clube de Lisboa!

Alberto Miguéns
13 comentários
  1. São todos ingratos para o rei sol, socios, adeptos, Nazaré, PJ, MP, os tipos que são gratos são a cambada de culambistas que proliferam no Benfica, e aqueles que estão lá que têm uma flexibilidade na coluna vertebral maior que qualquer ginasta, tudo ingratos, és o maior rei sol, espero é que não demoro muito que caias do pedestal, já ontem era tarde

    ResponderEliminar
  2. Desorientação dentro de campo e espalhafato no balneário. Este presidente segue uma vez mais a sua lógica egocêntrica e despropositada que tantos danos causa ao Clube. Das luzes do anos passado aos berros deste ano. Degradante.

    Lá para cima berra o treinador aqui para baixo berra o presidente. Dois candidatos a exibir as suas mediocridades. Sem público, sem orientação, sem critério, sem talento, sem convencer. Vamos ver o que isto dá. Este campeonato vai ser uma lotaria. Não vai deixar saudades.

    ResponderEliminar
  3. No BENFICA DO tempo de Jorge de Brito sabia-se tudo. Vinha tudo cá para fora. Com LFV PASSOU a saber-se bem menos. Gostava mesmo de saber como se soube disto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Passou a saber-se o que interessa saber-se para desculpabilizar os dirigentes. No tempo de Jorge Brito não se sabia tudo. Inventava-se quase tudo para satisfazer o interesse dos adversários.

      AM

      Eliminar
  4. Caros Benfiquistas o clube é cera vivera dos sócios e simpatizantes, o BENFICA é Amor Paixão os jogadores sao essa paixão nuca se de maltratar os jogadores sao eles que nos fazem chorar gritar de tristeza e alegria, quem nao percebeu isto esta longe de ser Benfiquista ou de algum clube qualquer,
    Agora como o BENFICA é dos sócios vamos votar e eleger um Benfiquista que goste do BENFICA e dos restantes que fazem parte do espectáculo esse tal que nos faz rir chorar ter insónias mas esperar por outro jogo mesmo perdendo gostar do BENFICA e isso é AMOR.

    ResponderEliminar
  5. Não digo que os jogadores e a equipa técnica não merecessem um valente puxão de orelhas pelos péssimos jogos e miseráveis espetáculos e resultados que nos têm dado. Mereciam-no, porque têm a obrigação de nos dar muitíssimo mais, pois (é eles que o confirmam) o clube não lhes falta com nada e os adeptos e os sócios não lhes regateiam o apoio e o carinho. Mas concordo em absoluto com o Miguéns: assuntos de família tratam-se no recato do lar. Lamentável (e imperdoável) o badalar do remoque na comunicação social. A Direção, o presidente ou outro bufo qualquer ter passado a informação para o exterior é simplesmente reprovável, é asqueroso. O Sport Lisboa e Benfica não pode ser isto e não pode ser outras coisas a que nos tem sido dado assistir; não poderemos (sócios e adeptos) permiti-lo, não vamos permiti-lo. O clube que queremos é aquele que herdámos de Cosme Damião e Félix Bermudes, de Joaquim Ferreira Bogalho e Maurício Vieira de Brito, de Duarte Borges Coutinho e João Santos Júnior, só para citar uns quantos benfiquistas que fizeram do Benfica aquilo que ele é. O clube que desejamos é o Benfica do nosso orgulho.

    ResponderEliminar
  6. Caro Alberto Miguens,
    Para comecar gostaria de lhe dizer como e reconfortante saber que ainda ha Benfiquistas como o Alberto que valoriza e respeita o que chamou de Etica Benfiquista. Valores fundamentais dos quais esta gente que la esta (e tenciona eternizar-se), se tem gradualmente afastado, desvalorizado, desprezado.
    Para mim chegou-se a uma situacao insustentavel e irrespiravel.
    Das duas uma. Ou esta gente (LFV e seus capangas, mercenarios tricolores) ja conseguiram transformar o SLB num, como sugere, Futebol Clube de Lisboa, ou entao teem que ser corridos antes que consigam atingir os seus objectivos finais. O controle total de um clube que conseguiram transformar numa "coisa" a sua medida.
    A sua medida reles e oportunista.

    Abraco.

    ResponderEliminar
  7. Terá sido mesmo assim? O Balneário passou a estar tão escancarado? Ou,como diz o Caro Benfiquista,sobre o Jorge de Brito, "inventava-se quase tudo para satisfazer o interesse dos adversários". Serenamente, Viva o Benfica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Benfiquista Estevão

      O balneáreo não passou a estar. Foi escancarado. Posso-lhe garantir que ainda os futebolistas não tinham abandonado a «Catedral» e já os media estavam informados que o «Presidente refilara bem alto com todos eles». Foi plantado pelo próprio Benfica. O texto que fiz depois de saber pormenores conta os porMaiores. O porquê. Para que serviu ser público.

      Saudações Gloriosas

      Alberto Miguéns

      Eliminar
    2. NOTA: No tempo de João Santos e Jorge Brito o que era inventado não era para "safá-los" de serem passivos. Era dizer que havia mau balneário, ou seja, desunião entre os futebolistas ou entre estes e os treinadores. Lembro-me bem!

      AM

      Eliminar
  8. Caro Benfiquistas estou com medo que venha o tempo dos negócios tipo porto Alverca, os jogadores muito bons que eram do BENFICA e fizeram do porto uma super equipa, e nos dez anos sem nada ganharmos.
    cuidado.
    NOTA: como é possível um BENFICA que vende e encaixa milhões estar a traz dum clube falido corrupto e marginal, como é possível.

    ResponderEliminar
  9. Claro como agua cristalina, a BTV um grande negocio para os inimigos do BENFICA e nos Benfiquistas pagamos 2 vezes para vermos o nosso BENFICA como temos de pagar a nossa BTV que nada nos dá só bla bla e mais bla, o nosso actual presidente se fosse Benfiquista de coração paixão e nao de negócios já tinha tirado os jogos do nosso BENFICA da BTV e o sinal aberto a nossa BTV que é nossa e só nossa. mas espero que o novo presidente do BENFICA o faça ou se nao tem que dar os jogos todos do BENFICA.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos ser comidos de cebolada novamente pela sporcostv
      Benfica 8.5 milhões por ano
      Porto 22 milhões por ano
      Volta Vale Azevedo ! 😂 😂 😂

      Eliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: