Da esquerda para a direita. De cima para baixo. Ângelo, Saraiva, Cruz, Neto, Artur e Costa Pereira; José Augusto, Santana, José Águas, Coluna e Cavém. Infelizmente só «Cinco em onze» estão entre nós e bem mereciam uma VERDADEIRA homenagem para assinalar este dia. Um dos mais significativos da Gloriosa História.
Obrigado a todos eles. Principalmente ao Saraiva. Como vês os Benfiquistas não te esquecem.
Alberto Miguéns
ADENDA (8 de Abril de 2017; 10:30 horas): No dia em que fará 85 anos será editado um texto acerca dele dando destaque às épocas com o Manto Sagrado". Véspera de mais um terrível 4 de Maio (tragédia de Superga).
NOTA: Ídolo do Desporto
|
Conhecia essa fotografia da equipa mas não sabia que tinha sido tirada desse dia fantástico em que em meia hora arrumamos a eliminatória. A segunda mão na Hungria apesar de trabalhosa foi ainda assim ultrapassada de forma bem mais tranquila que o que o sorteio tinha sugerido.
ResponderEliminarA generalidade das pessoas sabem lá o que era o futebol Húngaro e o Újpesti Dósza nas décadas de 50 e 60. Na década de 50 o futebol Húngaro estava no topo da Europa. Muitas vezes superou clubes e selecções de Inglaterra, Espanha e Itália. Muitas inovações tácticas tiveram a chancela dos grandes treinadores Húngaros/Austríacos desde a década de 30. O nosso Béla Guttmann era um deles. Homem de temperamento peculiar, cidadão do Mundo, sabedor de futebol e das fragilidades e falsidades dos homens - leia-se em particular de dirigentes - deu ao nosso SLB o acréscimo que nos faltava para acreditarmos e conquistarmos a Europa. Esse jogo foi decisivo para essa caminhada. Terá também tido um gosto especial para Guttmann pois ganhar a um Clube do seu país era algo que certamente lhe soube muito bem.
É magnífico ver o Senhor Saraiva a autografar livros e fotografias onde ele se pode rever. Deu assim umas belas e bem merecidas prendas para o Alberto.
Obrigado.
Caro Alberto,
ResponderEliminarPoderá partilhar connosco algumas palavras do Saraiva ou não é adequado fazê-lo?
Obrigado
Caro.
EliminarEstá previsto para o dia em que fará 85 anos (terei tempo para conseguir mais fotos do tempo dele com o Manto Sagrado) partilhar parte da entrevistas. O essencial. Vai ver/ler como ele só podia ser do "Gloroso". Fala da lagartada e dos andrades como aqueles que mais o "chateavam". E diz que o FC Porto é o clube de que gosta menos. Até ao longe. É dos nossos o nosso Saraiva. Como pode ver na adenda ao texto o de 3 de Maio de 2017 já está a ser "montado".
Saudações Benfiquistas
Alberto Miguéns