SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

30 junho 2016

Futebol. 2015/16. Parte III de IV. A Gota...

30 junho 2016 1 Comentários
...QUE FEZ TRANSBORDAR O COPO. OS PRIMEIROS TEMPOS DEPOIS DA PRÉ-ÉPOCA CONTINUARAM DOLOROSOS.



Mas depressa foi feito do diagnóstico quer dentro do grupo de trabalho no Seixal, quer entre os adeptos. O Benfica não podia prescindir de Jonas, Jonas não podia prescindir de um avançado que jogasse em interacção consigo e ambos (e a equipa) necessitavam de um futebolista que ligasse o jogo, entre o meio-campo mais defensivo, as alas e a linha de dois avançados, ou seja, aquilo que o futebolês designa por um número “oito”.

Rui Vitória e a sua equipa técnica
Tinham dificuldade em colocar a equipa a jogar um futebol fluente, afirmativo e eficaz em 4.4.2. Mas o Benfica tendo Jonas só podia jogar assim. Não havia alternativa face às rotinas deste modelo durante seis temporadas e aos futebolistas que compunham o plantel contratados durante essas épocas para jogar com esta dinâmica.

(clicar em cima da imagem para melhor visualização)


As primeiras jornadas mostraram bem o que se estava a passar
Tudo culminou com o inacreditável resultado na “Catedral” frente ao Sporting CP com este a marcar três golos em 31 minutos, entre os nove e os 40, sem resposta adequada do “Glorioso” durante os noventa minutos. Em relação aos futebolistas da Equipa B a “troca” de Guzzo (que fez a pré-época sem estrear-se pelo Benfica nesses cinco jogos) por Victor Andrade nada trouxe de novo pois este depressa deixou de ser opção.

CAMPEONATO NACIONAL 2015/16
Jorn
RES
Sit
Adversário
SCP
FCP
01
V 4-0
C
GD Estoril Praia
=
=
02
D 0-1
F
FC Arouca
- 1
-1
03
V 3-2
C
Moreirense FC
- 1
-1
04
V 6-0
C
CF “Os Belenenses”
- 1
-1
05
D 0-1
F
FC Porto
- 4
- 4
06
V 3-0
C
FC Paços Ferreira
- 2
- 2
07
E 0-0
F
CF União Madeira
- 4
- 4
08
D 0-3
C
Sporting CP
- 7
- 5
NOTA: As diferenças não são em tempo real, pois não contemplam adiamentos ou antecipações de jogos

Já se sabia qual a solução. E vinha da Equipa B
Dentro do plantel (grupo de trabalho), que treina e vê treinar no Seixal, percebeu-se que havia na Equipa B um “miúdo” que podia ser a “pedra” angular, o tal “oito” que era necessário para dar consistência e dinâmica vencedora à Gloriosa Equipa. Era Renato Sanches. Que no jogo com o Sporting CP foi convocado mas não entrou na ficha de jogo. E esse jogo no Dérbi de Lisboa foi a segunda derrota consecutiva pois o Benfica perdera (D 1-2) na Turquia, frente ao Galatasaray AS, em jornada para a Liga dos Campeões. A derrota frente ao Sporting CP foi a oitava superando as vitórias que eram sete. Neste blogue colocou-se o habitual quadro.

TEMPORADA 2015/16
Competições
J
V
E
D
GM
GS
TOTAIS
17 (43)
7
2
8
26
20
Primeira Liga
7 (27)
4
-
3
16
7
Liga dos Campeões
3 (5)
2
-
1
5
3
Taça de Portugal
1 (6)
1
-
-
2
1
Taça da Liga
(5)
-
-
-
-
-
Torneios
4
-
2
2
3
5
Troféus
1
-
-
1
-
3
Supertaça
1
-
-
1
-
1

O jogo que mudou tudo. Mas também a gota que fez transbordar o copo
A convocatória para o encontro da 9.ª jornada foi estranha. Vinte e um jogadores, com duas estreias Clésio e Vera, dois avançados, que nem titulares eram da Equipa B. Depois quando se soube a equipa que ia jogar e os suplentes que podiam ser utilizados ainda ficou mais estranho. Até difícil de entender. Com Nélson Semedo lesionado há quatro jogos, o extremo Clésio jogaria a titular como defesa direito, “ultrapassando” Sílvio (titular depois da lesão do valioso Nélson Semedo) e André Almeida (Bicampeão relegado para o banco de suplentes). O Bicampeão Eliseu habitual titular na esquerda foi “sacrificado” para ceder o lugar a Sílvio, acabando na “bancada”. A maior incredibilidade: Mitroglou foi preterido da ficha de jogo onde se sentou…Vera! E Renato Sanches continuava no “banco” quando se percebia – quem via os treinos no Seixal (eu só ia sendo informado, pois nunca vi um treino no Seixal, só jogos da Equipa B e dos Juniores) que poderia estar ali a solução. Os futebolistas Bicampeões Nacionais perante tantas “mexidas” com a entrada de outros que se sabia não terem condições para jogar, nem na Equipa B, encheram-se de brio e nem admitiam que no mesmo local (Aveiro) existisse outra “Aroucada” como na 2.ª jornada. Mas depois do jogo teria de haver explicações e mudança de rumo. A má época - que estava a ocorrer até aí - não poderia ser imputada a futebolistas que eram Bicampeões Nacionais, dando-se a entender que não estavam comprometidos com o Clube, pois até não titulares da Equipa B (e Clésio até a estrear-se como defesa) lhes eram superiores. Percebia-se que havia influências externas a condicionar o trabalho. Para arranjar "bodes expiatórios". Tudo isto no meio de muita contra-informação e anti-informação.

(clicar em cima da imagem para melhor visualização)


Mesmo assim Renato Sanches teve que “penar”
Continuou como suplente nos três jogos seguintes - Galatasaray AS, Boavista FC e Sporting CP (custando a eliminação). Clésio conseguiu estrear-se a titular quatro jogos antes de Renato Sanches. E assim ficará para a eternidade na Gloriosa História. E até parece que tenho algo contra o jovem! Nada! Foi vítima das circunstâncias. Pagou bem caro sem ter culpa alguma! Para Renato Sanches finalmente a titularidade em Astana, para a 5.ª jornada da Liga dos Campeões. Mas isso já é outra história. E uma história de brilhantismo, superação, serenidade, objectividade que iria culminar na conquista do TRInta e cinco, Taça da Liga e uma campanha europeia notável até aos quartos-de-final da principal competição da UEFA, a Liga dos Campeões. Fica para amanhã, Bem...fica!

Que estas estórias em 2015/16 sejam passado. Morto e enterrado em 2016/17 já que esta época deverá ter um início oposto ao que se passou há um ano.


Alberto Miguéns

NOTA: O facto de pernoitar esta noite onde não tenho internet só poderei editar os comentários pela tarde de hoje!
1 comentários
  1. ... Algo aconteceu nesse periodo de tempo entre a derrota frente ao sporting e a chegada de Renato/partida de Gonçalo... Algo que tinha um forte odor.

    Mas o Benfica, com muito esforço, raça e entrega, entrou num eixo vitorioso!

    Saudações TRIGloriosas

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: