SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

01 dezembro 2020

Era Uma Vez Uma Cidade Desportiva

01 dezembro 2020 17 Comentários
QUE TEVE INÍCIO EM 1 DE DEZEMBRO DE 1954 COM A INAUGURAÇÃO DO ESTÁDIO.


Entretanto depois de um texto neste blogue, denominado "Já Fui Infiel", em 8 de Outubro de 2017 (clicar) houve leitores que colocaram questões pertinentes. É evidente que em vez de se ter assinalado o 17.º aniversário podia ser o 66.º dia 1 de Dezembro e com muito mais para assinalar. Podia-se ter juntado modernidade, grandiosidade e respeito pela Odisseia Benfiquista de 1952/54.




O Benfica chegou a ter uma "Cidade Desportiva" num espaço equivalente a 20 hectares actualmente reduzido a seis hectares. 


Em breve será tema neste blogue, com imagens e documentos, as "verdadeiras motivações (imobiliárias)" que determinaram a destruição de um estádio e construção de outro para permitir a delapidação em poucos anos (2002/2012) de uma património conseguido a "pulso" e com decisões importantes em Assembleias Gerais desde 1952 a 1980. E depois em 1998 e 2002. 


Aliás foi tema até na Imprensa como neste artigo em «O Independente» (mais para achincalhar o Clube que para denunciar) da autoria de Pedro Guerra e Luís Filipe actualmente funcionários do Benfica porque "sabem de...mais":



Alberto Miguéns
17 comentários
  1. O que aconteceu aos outros 14 hectares... o SLB acaso perdeu dinheiro com a venda?
    Esse valor não terá sido aplicado na construção e modernização do Benfica Campus?
    Obgd

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro

      1. O que está em causa com estes terrenos é que eles foram o principal motivo de atração para quem queria dirigir o Benfica mas para isso tinham de destruir o anterior estádio para poderem fazer especulação imobiliária com terrenos expropriados para permitir o desenvolvimento de um clube desportivo que era Instituição de Utilidade Pública. O anterior estádio não foi destruído por não poder ser remodelado. Foi destruído para poder urbanizar terrenos que no PDM de Lisboa eram de uso desportivo obrigatório.

      2. Foi feito à revelia dos associados - que são os proprietários dos terrenos e de todos os equipamentos do Clube - pois qualquer bem só poderá ser alienado em Assembleia Geral e não foram. Foram transacionados envolvidos na construção do actual Estádio sem que houvesse explicitamente essa decisão. O que foi decidido em AG foi a construção de um novo estádio., não que envolvia a venda de espaço para loteamentos urbanos.

      3. Não é uma questão de negócio. É uma questão de respeito pelo património adquirido pelo Clube - associados e dirigentes que o conseguiram - e que depois foi negociado sem que os associados autorizassem.

      Saudações

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  2. Caro Alberto,
    Os terrenos existente em finais dos anos 90 foram alvo de um loteamento, o lote onde se insere o Estádio, os Pavilhões, o Museu, o Estacionamento da Praça Centenário, o Campo Sintético e a Oficina dos Pneus... Ocupam o lote 14, que possuiu uma área de 124.692m2, 12,4692ha. Julgo que o Benfica ainda seja proprietário de um terreno do outro lado da Av Lusíada, o terreno da "pera" que tem uma área aproximada de 11.500m2, 1,15ha.
    Uma vez terminada a construção em todos os lotes, aposto que durante este mandato, vai existir a tentação de ocupar o estacionamento e o campo sintético com novos lotes, algo que a CM Lisboa assinará de cruz...
    Um abraço glorioso,
    Pedro Freire

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Pedro Freire

      Esse terreno da "pera" localizado para lá da Avenida Lusíada que foi contruída em terrenos propriedade do Benfica foi cedida à CML no último mandato. Só que deve ter havido uma contrapartida mas não se sabe, os associados não foram informados, de qual é se é que houve, mas é quase impossível ter sida "dada"!

      Glorioso abraço

      Alberto Miguéns

      Eliminar
    2. Tinha essa dúvida sobre se o Benfica seria ainda o proprietário desse terreno, se o Benfica o cedeu, a contrapartida será obviamente mais potencial construtivo no terreno ainda propriedade do Clube...

      Eliminar
    3. Tem aqui a Assembleia Geral em que foi decidido entregar "por não ter utilidade para o Clube" a "Pêra"

      file:///C:/Users/aglmi/Downloads/01-06-2014-11-de-Junho.pdf

      Eliminar
  3. Já comprei bilhete para a 1ª.fila e as pipocas para ver as "verdadeiras motivações imobiliárias"...
    Estou em pulgas...

    ResponderEliminar
  4. Essa maqueta do estádio da Luz era fabulosa

    ResponderEliminar
  5. Aguardo como sempre mas confesso que vai ser difícil sentir-me surpreendido...

    ResponderEliminar
  6. Caro Sr. Alberto Miguéns... Pertinente o seu artigo!!!! ... Parabéns!!! ... O antigo e inesquecível Estádio da Luz não poderia ter sido destruído. Vivi, como muitos benfiquistas, tardes e noites inesquecíveis naquele palco enorme... Pessoalmente foi o maior erro de gestão terem decidido destruir aquele "monumento nacional", pois havia condições para remodelá-lo... Pois estádios míticos, iguais como a nossa Luz, como San Siro, Chamartin, Nou Camp, San Paolo, Olímpico de Roma, Old Trafford, Anfield Road, seguiram esse caminho... Mas o dinheiro do betão, como mostra no seu artigo, falou mais alto... Como benfiquista aquele desaparecimento da nossa "Catedral" é para mim uma nódoa na História secular do nosso clube querido... Enfim.... Um abraÇo glorioso.

    ResponderEliminar
  7. Caro Sr. Alberto Miguéns... Peço desculpa por não ter nada a ver com o tema em questão... Mas como sabe tenho um blogue chamado "O Arquivo do CALDAS" e nas minhas consultas de periódicos surgiu esta noticia: "A visita do Sport Lisboa e Benfica ás Caldas, no dia 30 de Outubro de 1933"...ver https://arquivodocaldas.blogspot.com...
    Peço desculpa, mais uma vez. Obrigado e um abraço glorioso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Benfica esteve nas Caldas da Rainha pela primeira vez, quase de certeza, em 17 e 31 de Agosto de 1924 conquistando um troféu de início de época, vencendo o FC Barreirense e uma selecção das Caldas da Rainha. Troféu Comércio e Indústria. Isto em Futebol. Em ciclismo esteve nas Caldas da Rainha nos Anos 10 pois chegou a existir uma competição, os 100 km da UVP que se iniciavam na localidade e terminavam em Lisboa.

      Saudações Gloriosas

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  8. Caro Sr. Alberto Miguéns... Mais uma vez obrigado pelas suas informações... Esse jogo que refere curiosamente no antigo Jornal "Círculo das Caldas" não nos surge referido, pois o jornal que o sucedeu, a "Gazeta das Caldas" ainda não existia, só foi fundado em 1925....e existe até aos dias de hoje.... Porventura sabe os resultados desses encontros e constituições das equipas realizados em 1924? Peço desculpa e um abraço glorioso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Ricardo Pereira

      Tem no friso superior deste blogue na História do SLB (1904/1954) página 496 no capítulo 100 do I Volume.

      Saudações Gloriosas

      Alberto Miguéns

      Eliminar
    2. Caro Sr. Alberto Miguéns... Muito obrigado, mais uma vez... Um abraÇo glorioso.

      Eliminar
  9. Carissimos,
    Fazem bem em investigar e tentar perceber o que aconteceu, que transacoes foram feitas, etc.
    Mas nao concordo que digam que o antigo Estadio poderia ter sido remodelado e ficar "parecido" com o actual.

    Em termos de estrutura e condicoes sao 2 coisas totalmente diferentes. Este foi feito de raiz. Teve todas as instalacoes de cabos, residuos, relvado, etc de inicio.
    Tem todo um imenso parque de estacionamento, e demais condicoes a nivel de camarotes e zonas vip.
    Mesmo as proprias bancadas e acesso ao relvado sao totalmente diferentes.
    Gostava muito do Estadio antigo, mas a certa altura temos de avancar e subir de patamar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Ricardo

      Posso garantir-lhe que o estádio não foi remodelado porque só um novo permitia retalhar o espaço desportivo em lotes para urbanização. Provavelmente os donos do Benfica, os associados, nunca vão saber quanto é que o Clube recebeu ao vender os lotes para urbanização. Garanto-lhe que 100 milhões é um número que peca por escasso!

      Se o existisse o espaço que é propriedade actual do Clube nunca o lóbi do betão - Luís Filipe Vieira, José Guilherme, Mário Dias e Vítor Santos - se tinham interessado pelo Benfica. O que os atraiu foi os milhões que podiam fazer a vender terrenos que deixaram de estar cativados para espaços desportivos entrando na especulação imobiliária numa área com duas circulares - Segunda e Lusíada, mais a avenida Machado dos Santos feita em terrenos do Clube.

      Saudações Gloriosas

      Alberto Miguéns

      Eliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: