SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

29 novembro 2020

Uma Jornada Para a Taça da Liga

29 novembro 2020 0 Comentários

COM A DECISÃO DOS OITO CLUBES APURADOS NESTE FIM-DE-SEMANA...MAS ATÉ NÃO VAI SER.



Devido ao encontro em atraso da 7.ª jornada, na deslocação do FC Paços de Ferreira a Moreira de Cónegos agendada para terça-feira.



O regulamento da competição da Taça da Liga 2020/2021

Previa que seriam apurados, para disputar os quartos-de-final, os seis primeiros do primeiro escalão à 8.ª jornada e os dois primeiros do segundo escalão à 10.ª jornada. Jornadas agendadas para o último fim-de-semana de Novembro. Este. Os quartos-de-final disputam-se a um jogo nos estádios dos quatro melhores classificados da Liga NOS (primeiro escalão) com os emparelhamentos:

1.º classificado da Primeira Liga (PL) recebe o 2.º classificado da Segunda Liga (SL);

2.º classificado da PL recebe o 1.º classificado da SL;

3.º classificado da PL recebe o 6.º classificado da PL;

4.º classificado da PL recebe o 5.º classificado da PL.


Com os resultados de ontem

Ainda não se sabe quais os jogos mas já há decisões. Pelo menos os quatro primeiros, que jogarão nos seus estádios, são os clubes do "costume": Sporting CP, SL Benfica, SC Braga e FC Porto. O GD Estoril Praia também jogará esta 14.ª Taça da Liga, como 1.º ou 2.º classificado no segundo escalão. 

Sporting CP recebe o 2.º classificado da SL (CD Mafra, GD Estoril Praia ou Associação Académica de Coimbra/OAF);

2.º classificado da PL (SL Benfica, SC Braga ou FC Porto) recebe o 1.º classificado da SL (GD Estoril Praia ou CD Mafra);

3.º classificado da PL (SL Benfica, SC Braga ou FC Porto) recebe o 6.º classificado da PL;

4.º classificado da PL (SL Benfica, SC Braga ou FC Porto) recebe o 5.º classificado da PL.


Na Liga NOS há quatro candidatos para dois lugares: 5.º e 6.º classificados da Liga NOS. Uma fartura: FC Paços de Ferreira, Vitória SC (Guimarães), CD Nacional e Rio Ave FC.


No segundo escalão há dois candidatos para um lugar: CD Mafra e Associação Académica de Coimbra/OAF.


Com o jogo em atraso só dia 1 de Dezembro ficará definido o calendário

Mas na segunda-feira (amanhã) o Benfica tem os três pontos para conquistar, no Funchal, frente ao CS Marítimo, e o apuramento como segundo classificado pois mesmo que o SC Braga vença hoje (domingo) o que conta no apuramento para a Taça da Liga é a diferença de golos: Benfica (+ 8) e SC Braga (+ 5). A menos que o SC Braga vença, de goleada, o SC Farense e o SL Benfica não. E conta-se que os dois vençam pois o FC Porto, provisoriamente, até é segundo classificado embora deva ficar em 4.º lugar após o jogo do SC Braga, na "Pedreira" e o Benfica no "caldeirão". Neste futebol português é tudo sempre à justa. Até o jogo em atraso condiciona, por mais um dia, a calendarização definitiva.


Esta 14.ª edição da Taça da Liga

Pode ser a última. A competição parece condenada. Idealizada quando o campeonato nacional tinha 30 jornadas (até 2013/14) tornou-se cada vez mais uma competição espúria, pois o FC Porto nunca a conseguiu conquistar (quatro finais perdidas) - e o Sporting CP teve muita dificuldade (quatro finais/ duas perdidas) - por isso cabe ao Benfica (sete finais) continuar a honrar uma competição que sendo recente apresenta um grau de dificuldade superior à Supertaça. Em 13 edições: Benfica (sete conquistas), Sporting CP (dois troféus), SC Braga (duas conquistas), Vitória FC Setúbal (o primeiro troféu) e Moreirense FC (um). 



Duas semanas com a principal competição sem ser disputada é uma "eternidade"

Era preferível ter trocado a eliminatória da Taça de Portugal com esta jornada pois só aumenta a expectativa dos adeptos. O Benfica tem a oportunidade de começar a afirmar-se, definitivamente, no jogo frente ao CS Marítimo depois de duas derrotas consecutivas nas últimas jornadas. Aproveitar Dezembro, para continuar no topo da classificação, pois Janeiro vai ter jogos importantes no confronto directo, no terreno dos adversários: FC Porto (14.ª jornada) e Sporting CP (16.ª jornada).  

 

Até amanhã, Benfica!

 

Alberto Miguéns

Enviar um comentário

Artigos Aleatórios

Apoio de: