SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

19 outubro 2020

O Realizador Põe e o VAR Dispõe!

19 outubro 2020 4 Comentários

UNS "FRAMES" MAIS À FRENTE OU UNS MAIS ATRÁS DECIDEM GOLOS E PODEM DECIDIR JOGOS E TÍTULOS.



A utilização do VAR (Videoárbitro) mudou o Futebol ou está a mudá-lo.

 

Em relação aos futebolistas

Já se percebeu que sabendo que todos os lances passíveis de fora-de-jogo serão analisados pelo VAR colocam-se sempre o mais próximo possível de estarem "em linha" depois o VAR que decida se estão uns centímetros antes ou depois do penúltimo defesa que geralmente é o último pois o guarda-redes é o último dos últimos. E pela lei do fora-de-jogo contam dois jogadores contrários mas um desses dois, em 99,99 por cento dos casos, é o guarda-redes.

 

Os defesas

Pouco podem fazer pois se já era complicado estar com um olho na bola e outro no atacante contrário, para tentar colocá-lo fora-de-jogo, sincronizando a linha defensiva, agora é continuar a fazer o mesmo (sabendo que os avançados contrários já têm menos preocupação em não estar tão "em cima") e seja o que o VAR quiser! 

 

Um dos princípios que torna o futebol apaixonante

É gerado pela lei do fora-de-jogo. Ela é a pedra angular do futebol. Para conseguir chegar à baliza contrária, sabendo que terá de haver além do guarda-redes mais um adversário contrário mais próximo da baliza que se quer atingir há que ser engenhoso. Rematar de longe ou através de passes e desmarcações ultrapassar essa imposição de ter sempre dois adversários mais perto da baliza que os atacantes contrários.

 

Analisar o fora-de-jogo não é analisar uma linha

É analisar um triângulo composto por quem passa e quando passa e quem vai receber onde está (em relação aos dois defesas contrários) no momento em que a bola é passada.

 

Quando é que se considera que a bola é passada

É aqui que está o "centro do problema" com a introdução do VAR na análise de lances de fora-de-jogo. É impossível saber quando é que a bola é passada, pois como é que se descobre um milímetro após a bola sair da chuteira (quase sempre), cabeça ou corpo (raramente) de um jogador. Até em situações em que se transporta a bola com a chuteira para dar mais precisão ao passe a bola é passada quando se inicia essa acção ou quando se termina e a bola segue para o colega rematar? Impossível determinar. 


Quem determinava era o árbitro auxiliar

Agora é o realizador das transmissões e depois o VAR que pode andar com as imagens para a frente ou para trás mas nunca saberá - porque é impossível - em muitos casos quando foi essa acção e um "frame" pode representar um metro nalguns casos em que um futebolista venha em corrida para receber a bola. Em corrida mesmo que se façam 100 metros em dez segundos (e no arranque a velocidade até é maior) quer dizer 10 metros num segundo ou um metro num décimo de segundo! Impossível.


No primeiro golo anulado (quando é que se considera que Waldschmidt já passou a bola) se esta está encoberta pela chuteira!

Até sem tecnologia consigo arranjar um "frame" diferente. Quem garante que se fosse utilizado o primeiro ou algum "frame" anterior a esse, Darwin não estaria "em jogo"?



No segundo golo anulado

É impossível com as imagens da transmissão colocar aqui alguma questão, mas dez centímetros num campo com 10 000 centímetros é...próximo de nada. E o fora-de-jogo além de depender do "frame" ainda é encontrado entre um ponto qualquer da cabeça do defesa e um ponto qualquer do ombro direito de Waldschmidt. Este fora-de-jogo fica à espera de ser batido por um de nove centímetros. Talvez ainda se consiga, num dia destes, num jogo qualquer, em breve, um de...um centímetro!



Este fora-de-jogo é daqueles que é um "achamento"

A bola está a ser disputada entre três futebolistas e depois sobra para Darwin. Tanto se pode "achar" que foi num momento como foi noutro. Quando é que a bola bate e sai de Rafa? quem garante o momento exacto? Impossível. 



Vamos tendo um futebol de "achamentos"

Os que sofrem os golos acham que foi um "frame" a mais ou a menos e os que o marcam...também. E é impossível saber, quase sempre, quando o foi com foras-de-jogo entre um e um metro. E coloco um metro por colocar pois depende da velocidade a que se deslocar o futebolista que se está a desmarcar e vai receber o passe de quem o solicita.


Com os avançados a arriscar cada vez mais estar "em cima" do penúltimo defesa que é último antes do guarda-redes

Ainda vamos ter jogos com dez ou doze casos de foras-de-jogo arrancados a favor ou contra, uns decididos para serem golos e outros para não serem... 


Vamos ver onde isto vai parar!

 

Alberto Miguéns

4 comentários
  1. Não precisas de espera por um de nove (9) cm, tens este de três (3)
    https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/fc-porto/detalhe/pinto-da-costa-pede-auditoria-ao-var-e-atira-em-6-minutos-da-para-meter-muitas-linhas

    ResponderEliminar
  2. Excelente Alberto, não diria melhor.

    Saudações Gloriosas

    ResponderEliminar
  3. O Var tira toda a beleza a um jogo de futebol. Não há nada na vida que não tenha margem de erro. É impossível considerar um fora de jogo de 5, 8.10 ou 15 cm. É o que der jeito ao Var e à cor dele. Infelizmente é assim. Nunca se sabe se podemos festejar um golo ou não. Qdo é com o Benfica há sempre dúvidas. Pois bem, eu não acredito no Var, na técnica utilizada. Parece-me tudo uma ENORME ALDRABICE. Estamos sempre dependentes do senhor Var e sabemos bem onde isso nos leva, infelizmente
    Saudações Benfiquistas!

    ResponderEliminar
  4. A MANIPULAÇÃO das linhas do fora de jogo a disponibilizar ao VAR e AVAR, é feita por técnicos. Penso, que pertencem á ALTICE. Todos sabem quem esta empresa azulada PATROCINA, certo??? Não há ninguém que chame a POLÍCIA, do SUL...

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: