SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

20 outubro 2020

História e Cultura do SL Benfica

20 outubro 2020 10 Comentários

FUI ONTEM CONVIDADO PARA ORGANIZAR NO CLUBE UM DEPARTAMENTO INOVADOR.



Pelo candidato Rui Gomes da Silva. Aceitei. Como já respondi a alguns comentários neste blogue, não faço parte da lista que irá apresentar para concorrer às Eleições a realizar, em 30 de Outubro de 2020. Há na lista Benfiquistas que serão muito mais úteis ao Clube como dirigentes do que eu.

 

Fui convidado a organizar dentro do Clube

Um Departamento/Serviço/Comissão (o nome é o que menos interessa por agora) que organize, estabeleça critérios uniformes e divulgue a História e Cultura do SLB pois o Benfica é muito mais que um emblema desportivo. Tem uma abrangência que extravasa a componente desportiva, se bem que esta seja o "motor" (principalmente, o Futebol) do Clube. Será uma plataforma que permita aos associados saberem o passado e irem acompanhando o presente do Clube. Isto é o que está pensado nesta fase. A concretização, como é óbvio, dependerá dos dirigentes que forem eleitos e que terão a minha lealdade incondicional, como sempre fiz questão de honra em a ter. 

 

Será de e para os associados além de servir os Benfiquistas e o Benfiquismo

Organizar a informação, uniformizar critérios para que todas as plataformas do Clube sejam coerentes e divulgar a grandeza do Clube em vários suportes. Disponibilizar informação e agregar todos os que pesquisam acerca da História do Clube sob vários aspectos, facilitando-lhes a pesquisa e valorizando o muito que fazem, sem ser por interesse financeiro, mas porque gostam do Clube e querem saber mais acerca dele. Sei bem o que isso é, pois desde os Anos 80 que o faço, por isso valorizo muito quem o faz tão bem ou melhor do que eu. E há quem o faça pois focaliza-se em assuntos muito específicos enquanto eu sou mais generalista em relação à História e Cultura do Clube. Chegou o tempo de valorizar e facilitar esse trabalho que se faz por gosto mas não pode, ou não deve, ser desperdiçado pelo Benfica. Há muito que pode ser feito. E será feito. Cheguei a fazer um plano para que isso fosse possível após a inauguração do Museu (26 de Julho de 2013) pois quando aceitei fazer parte da Comissão Instaladora do Museu (8 de Junho de 2012) disse, entre seis condições que coloquei, que não ficaria ligado ao Museu enquanto fosse funcionário do Benfica. Um plano que entreguei a quem tinha competência para decidir (o vice-presidente para o património, Alcino António) e ainda estou à espera de resposta...    


Como não sou ingrato mantenho o que disse em 1 de Julho de 2020 

Aquando desse texto (clicar) não tinha ideia de quem apoiaria mas fiz questão de frisar isso mesmo a quem me apresentou, com toda a dignidade, a proposta. Mantenho tudo o que disse a Bruno Costa Carvalho que considero um Benfiquista irrepreensível. Não é ele (e a lista que elaborou) que decidi apoiar mas vencendo ele as Eleições está à vontade para decidir. Compreenderei sempre o que ele decidir e poderá contar sempre comigo. Mesmo que seja como Amigo Benfiquista. É assim que vejo o Benfica e o Benfiquismo. Há momentos, como os eleitorais, em que temos que decidir mas depois tudo nos une. Tudo é o Benfica. 

 

Continuo a pensar

Que Rui Gomes da Silva é a melhor solução para conseguir voltar a ter o Benfica na I Divisão do Futebol Europeu. Eu como associado não quero conquistar um título europeu. Quero um Benfica para conquistar, com ambição e condições, para isso, O Título Europeu: a Liga dos Campeões. Tenho a certeza que o candidato que apoio prefere ter o Benfica a disputar os oitavos-de-final da Liga dos Campeões em vez de "não se importar, mesmo nada, nada" em ter o Benfica na II Divisão Europeia (Liga Europa) para depois dizer que se a conquistar iguala Maurício Vieira de Brito em número de títulos europeus! Rui Gomes da Silva, tal como Bruno Costa Carvalho e João Noronha Lopes têm Cultura Benfiquista para não dizerem disparates destes! Quem está ou estiver no Benfica e não tem/tiver a mínima noção do que é a Cultura do Clube, jogar a Liga Europa até é bom pois é muito mais fácil conquistá-la que ter ambição em estar entre os melhores clubes europeus onde terá de haver mais qualidade e outro tipo de condições para que isso seja possível. E depois sempre é "um título europeu" embora tenha na actualidade pouco valor, muito menos do que até a Taça UEFA, quando esta não era uma competição onde vão caindo os derrotados nas pré-eliminatórias da Liga dos Campeões e mais os oito terceiros classificados da fase de grupos da Liga dos Campeões.

 

A actual Liga Europa é uma competição de derrotados

Em que se procura, na final, saber qual é o clube "menos mau" entre os que não conseguem jogar entre os melhores. Claro que jogando na Liga Europa o objectivo é, terá de ser, vencê-la. É essa a obrigação do «Glorioso» em 2020/21 se a temporada chegar ao seu final, ou seja, se a covid-19...deixar!

 

Como apoiante de Rui Gomes da Silva no dia em que fui convidado volto a referir os dez motivos que me levaram a optar por apoiar a sua candidatura

Não é que Bruno Costa Carvalho ou João Noronha Lopes não tenham estas características, o que penso é que não as reúnem de um modo tão equilibrado. E nem todas como a experiência recente de ser vice-presidente do Clube e dirigente na Benfica Futebol SAD, como escrevi em 10 de Outubro de 2020 (clicar).

1. Benfiquismo (exemplar desde sempre);

2. Tradição familiar Benfiquista (e longe de Lisboa);

3. Antigo hoquista do Clube (sabe bem quanto pesa a camisola);

4. Foi vice-presidente da Direcção nos dois melhores mandatos do actual presidente do Benfica (2009/2012 e 2012/2016);

5. Experiência como dirigente do Clube (2009/2016);

6. Exigente na Benfica Futebol SAD (2009/2012);

7. Presente em assembleias gerais importantes dos Anos 90 (esteve lá que eu vi e ouvi);

8. Coragem (sem medo em "reinos" adversos);

9. Programa eleitoral (equilibrado e versátil);

10. Sensibilidade para perceber as mudanças externas (nacionais e europeias, adaptando o Clube a essas mudanças).


Tendo um blogue não fazia sentido "fazer de conta"

Por isso assumi o apoio a uma candidatura mas também sei (e isso deixa-me de consciência tranquila) que os leitores deste blogue têm a capacidade e discernimento, por que são Benfiquistas que não se deixam influenciar com "cantigas", para decidir em quem votar e porquê. Sabem procurar informação e tomar decisões ponderadas. A última "coisa" que queria era aproveitar o blogue para influenciar os Benfiquistas. Que cada um pense no que é melhor para o Clube. E vote de acordo com isso. Eu vou fazer isso. Votar de acordo com aquilo que penso ser melhor. Se é? Logo se verá (se Rui Gomes da Silva vencer como desejo) ou não se saberá (se não vencer em 2020). Mas é Benfiquista para não desistir se tal acontecer. Acredito nisso, pois nunca falei com ele acerca disso. Aliás era de mau tom. Acredita que poderá ser já em 2020, porquê pensar em 2024! Viva o Benfica!


O importante é mesmo, e só, o Benfica! Em 30 de Outubro quem conquistar a presidência será o meu presidente! Até lá apoio quem já disse que apoiava.

 

Alberto Miguéns


 

10 comentários
  1. Este projecto deveria ser apoiado de forma transversal por todos os candidatos aos Orgãos Sociais do Clube.

    Há muitos anos que se sente a falta de um referencial completo, rigoroso, factual, assente em dados disponibilizados aos sócios.

    É frequente vermos ser usada a trafulhice histórica, a ignorância e a má-vontade alheia como armas para tentar diminuir o nosso Clube, nomeadamente dos seus feitos desportivos e das suas figuras históricas.

    Este parece-me ser um projecto virtuoso, que apoio e que espero de uma forma ou de outra venha a ser concretizado. A excelência, rigor de conhecimentos e a sua inegável seriedade tornam o autor deste blogue o homem indicado para liderar tamanho projecto.

    Pelo Benfica, sempre!

    ResponderEliminar
  2. Espero bem que este projecto avance. E quem melhor que o Sr. Alberto Miguens para o realizar.

    ResponderEliminar
  3. Todos os candidatos têm os seus defeitos, mas confiar num político para dirigir o Benfica não me parece uma boa ideia. Eu escolheria o menos mau de todos, L.F.Vieira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu gostas mais de ladrões de camiões e 4 classe certo?

      Eliminar
  4. Se for pela vitoria de rgs nunca ira realizar esse trabalho.Tenho muita consideração por si e fiquei espantado vomo pode apoiar tal criatura.O ministro que fez censura

    ResponderEliminar
  5. Eu não me importaria nada de ter uma(s) Liga(s) Europa(s) no palmarés! Independentemente do candidato ou do presidente que se seguir a este, a menos que sejamos comprados por um multibilionário, acho que as nossas pretensões na Liga dos Campeões não podem ir para além do "ir longe na competição" ou do ser o "clube revelação". Agora Liga Europa temos obrigação de entrar para chegar à final e vencer.
    Vou votar RGS porque esteve no melhor momento do clube nos últimos anos, porque tem um histórico muito maior na defesa do clube quer nos media quer dentro de portas do que o JNL e, sobretudo, porque tem sangue na guelra e a veia política ideal para saber lidar com grande parte da maralha do futeluso.

    ResponderEliminar
  6. Parabéns pela frontalidade, é o primeiro blog que assume o que lhe foi prometido em caso de vitória do candidato apoiado, era fantástico que todos fizessem o mesmo!

    ResponderEliminar
  7. Mais um post que demonstra a grandeza de um indefectível Benfiquista - assume a escolha, explica as suas razões, e deixa claro o seu envolvimento na candidatura, e posteriormente no Clube.

    Infelizmente, é com tristeza que vejo por essa blogosfera fora alguns seguidores, aliás, os seguidista de Vieira a tentarem denegrir a sua imagem.

    É este o Benfica que agora temos, sem qualquer respeito por outros benfiquistas que se atrevem a desafiar o actual Presidente do nosso Clube.

    Viva o Benfica.

    ResponderEliminar
  8. Caro Alberto, discordo da desvalorização que faz da Liga Europa. De um ponto de vista desportivo é tão atraente como as primeiras duas ou três eliminatórias da antiga taça uefa. A verdafeira diferença está nos prémios financeiros, factor que está muito afastado do ideal desportuvo e competitivo. Acho que cabe ao SLB prestigiar a competição

    ResponderEliminar
  9. Fico muito satisfeita com isso. O Alberto merece poder fazer uma coisa que eu sei lhe dará muito prazer. Nós seremos os maiores felizardos!

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: