SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

23 setembro 2020

Sondagem ou Imagem?

23 setembro 2020 7 Comentários

CONFESSO QUE FIQUEI ESTUPEFACTO AO LER ESTA SONDAGEM.


Nem tanto pelo "resultado" mas pelo método. Ela pode ser lida por aqui (clicar).

 

O que se pretende?

Não é saber as percentagens dos resultados nas eleições a realizar em 2020, mas passar a imagem de que um candidato é avassalador. Nem vou fazer considerações específicas pois se fosse outro dos quatro candidatos anunciados fazia, na mesma, este texto. Não é o nome que indigna, é alguém estar a querer passar uma ideia numérica, ou seja, objectiva de algo que não é possível medir.

 

Não é possível, nem tem nexo

Não tem pés, nem cabeça telefonar a 603 portugueses maiores de 18 anos acerca de nomes candidatos à presidência de um clube como se estivéssemos a fazer uma sondagem sobre qualquer assunto nacional: eleições políticas, estações televisivas, empresas ou produtos. Como se  os portugueses soubessem ao pormenor o que se está a passar com as várias candidaturas à presidência do Clube! Gostava de saber desses 603 quantos sabem o nome dos cinco candidatos a presidente da Direcção, tirando o actual presidente. Este não por ser candidato - alguns dos 603, provavelmente muitos dos 603, nem isso devem saber - mas nomeiam-no por ser o presidente da Direcção do «Glorioso». É inacreditável a «Aximage» prestar-se a um serviço destes. Eu quando questionado - penso que fui uma vez - acerca de eleições (talvez presidenciais) dei a informação tendo em conta valores de cidadania e respeito institucional, ou seja, "levei a sério" a sondagem! Agora se me perguntassem acerca de eleições para o Sporting CP ou o FC Porto só podia entender isso como alguém ou alguma empresa que estava a receber para eu me divertir, pois a minha opinião seria de galhofa, como é evidente. Até mesmo para o Benfica, não sendo associado, levaria as perguntas como um entretenimento! Se fosse para o Sporting CP ou FC Porto até me fazia passar por adepto desses clubes, pois entenderia isso como fazendo parte de uma sondagem estapafúrdia como foi esta!


Mesmo com informação fornecida pelo Clube 

Fazer sondagens com taxas de participação de 13 por cento, ou seja, abstenção de 87 por cento é impossível. Com a agravante da complexidade do sistema de votação (quatro classes de votantes: 1, 5, 20 e 50 votos) que torna impossível perceber percentagens pré-eleitorais. Muitos associados só sabem a quantos votos têm direito quando vão votar! Eis um quadro não oficial (ver uma das NOTAS FINAIS) nas penúltimas eleições, as de 2012! Como aferir resultados perante tanta diversidade e tão fraca afluência eleitoral? Só por brincadeira!


ELEIÇÕES REALIZADAS EM 26 DE OUTUBRO DE 2012

Total de associados SLB 25.10.2012

251 178

Total de associados SLB com direito a votar *

178 839 (71 %)

N.º Vt

Direito a votar

N.º votos

Votantes

N.º Votos

TA

1

32 744

32 744

3 946

3 946

88

5

26 215

131 075

6 123

30 615

67

20

62 002

1 240 040

6 664

133 280

81

50

57 878

2 893 900

5 942

297 100

90

Total

178 839

4 297 759

22 676

464 941

87

NOTA: * Inclui Casas (50 votos); Filiais e Delegações (20 votos); TA – Taxa de abstenção em relação ao número de votantes, em percentagem

 

Questões

Teria sido interessante, e nem assim credibilizaria a sondagem, quantos desses 603 se disseram Benfiquistas e destes, quantos eram associados, e a quantos votos teriam direito, pois tendo mais de 18 anos e um ano de associados podem votar nas eleições previstas, mas ainda sem confirmação, para 30 de Outubro de 2020.


Era conveniente a partir já do próximo acto eleitoral o Clube fornecer mais e melhor informação 

Para não haver confusão, também muito por culpa dos jornais, que não a solicitam. e se a solicitam não fazem nota disso ou que lhes foi negada. Por isso é habitual este tipo de desinformação!



Para que serviu a "sondagem"? Para influenciar através de opinião publicada a opinião pública, em particular, os Benfiquistas. E ainda mais os que são associados e pensam votar.

 

Alberto Miguéns


NOTAS FINAIS: 1. Os valores do quadro que se publica foram fornecidos por um funcionário do Clube na semana seguinte ao acto eleitoral. Eu bem tentei - e estava na Comissão Instaladora do Museu - obter a informação de modo oficial mas nunca consegui sempre com o argumento que "não vai ser utilizada no Museu, por isso não tem que a conhecer"! Ora eu como sou picuinhas com tudo o que diz respeito ao Benfica, seja considerado amiba ou baleia, formiga ou elefante, por "portas e travessas" obtive esses valores. Repito por um funcionário do Clube, pois também há bons funcionários no clube que são Benfiquistas, não há só funcionários bons de outros clubes no «Glorioso». Esse sendo Benfiquista entregou-me a informação pois considerou que era merecedor de a saber. O meu obrigado mas não deixa de ser informação não oficial.


2. Há um desfasamento no número total de votantes, ou seja, o somatório das quatro classes de votantes é de 22 675 e os totais são 22 676, mas apesar de não coincidir desisti de averiguar até porque no jornal do Clube a informação publicada até foi diferente. 



3. Também tenho a informação discriminada (1, 5, 20 e 50 votos) para cada Lista (A e B) tal como para os votos em branco, mas seria supérfluo estar a colocar mais quadros. Espero que a partir das próximas eleições o Benfica dê toda a informação prévia (quantos votantes por classe de voto podem exercer o seu direito tal como o total) e depois (quantos votos teve cada candidato com 1, 5, 20 e 50 votos).  


4. Percebe-se algum prurido. O número de 50 votos é tão absurdo que 32 por cento dos votantes têm direito a 67 por cento dos votos. Além da baixa taxa de participação (apenas 13 por cento dos associados com capacidade para votar exercem esse direito)! Mas é a realidade. E ambas podem ser mudadas. Começando por acabar com um desfasamento incompreensível entre 5 - 20 - 50 votos! Não tem sentido. E eu tenho direito a 50 votos, mas considero injusto ter dez vezes mais votos que um associado com nove anos, onze meses e 29 dias de filiação no Clube!

7 comentários
  1. As sondagens quase sempre são feitas para manipular a opinião dos votantes.
    Esta é mais uma das que são feitas "à la carte".
    Alberto foi certeiro a mostrar a total falta de adequação dos critérios à realidade eleitoral Benfiquista.
    Que neste processo eleitoral tenhamos um conhecimento informado de todas as propostas e que exista o respeito pela opinião alheia e acima de tudo pela vontade dos Benfiquistas.
    E que ganhe o Benfica.

    ResponderEliminar
  2. Sondagens em eleições de clubes são sempre absurdas pois se o universo eleitoral é constituído somente por sócios com direito de voto e esses dados são reservados obviamente o método habitual de fazer sondagens não faz qualquer sentido.

    Aproveito para lhe dar os parabéns por toda a sua actividade neste blog, com informação e documentos ímpares para o estudo e divulgação da história do Benfica.

    Tenho ainda um pedido/sugestão a fazer. Será que tem ou poderá ter acesso à lista de treinadores vencedores da Taça Ribeiro dos Reis? Era muito importante se pudesse fazer um post acerca disso. Faço parte dos editores da Wikipédia e nós pretendemos desenvolver os artigos sobre a Taça Ribeiro dos Reis, as edições e finais, os clubes e treinadores vencedores, etc. mas a escassez de fontes é grande.

    Obrigado!

    Vando

    ResponderEliminar
  3. Que coisa mais ridícula. E, a não ser que me tenha escapado, faltou ainda saber quais foram exactamente as perguntas colocadas.

    Para mim isto é equivalente a perguntar a uma amostra aleatória de portugueses quantas vezes tem de ir à casa de banho de noite por causa de problemas da próstata. Não importa se é homem ou mulher, se tem problemas de próstata ou não, qual a severidade do problema. Vai tudo a eito!

    ResponderEliminar
  4. O português também é tramado se não fazem as perguntas certas. Segundo a frase "Luís Filipe Vieira está no topo dos mais conhecidos e também o candidato que está em melhor posição para vencer as eleições" as perguntas que foram feitas terão sido algo do género "Quem é o candidato mais conhecido?" e "Quem acha que vai ganhar as eleições?". A minha resposta seria Luís Filipe Vieira. No entanto, se a pergunta fosse "Em quem vai votar?" a resposta seria distinta.

    ResponderEliminar
  5. Mais uma manobra à Vieira

    Se o Rangel teve 13% dos votos num contexto muito diferente o RGS é o JNL, no contexto actual do tinham 2 e 3%?

    Isto nem uma palavra merecia, mas enfim é o bebfica actual e mostra bem a podridão existente no clube, que de Benfica já tem muito pouco

    ResponderEliminar
  6. Compreendo as reservas expressas mas infelizmente isso acontece em todo e qualquer acto eleitoral seja ele de que natureza for. Sobretudo os mais mediáticos como é manifestamente o caso. O que deve fazer cada um dos eleitores encarnados? Pensar pela sua cabeça e não se deixar influenciar por sondagens, parangonas da CS ou a habitual verborreia que campeia em muitas redes sociais. Pela minha parte vou ler (e interpretar) cada um dos programas eleitorais dos candidatos que se apresentarão a sufrágio e depois decidir. Simples.

    ResponderEliminar
  7. Também é interessante a pergunta ser "quem acha que vai ganhar?" Eu vou votar num candidato mas acho que vai ganhar outro.

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: