SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

09 novembro 2018

Paz Podre

09 novembro 2018 4 Comentários
ESTE TIPO DE DIAS SÃO OS QUE MENOS ME AGRADAM DESDE QUE SOU ASSOCIADO DO SL BENFICA, OU SEJA, DESDE 19 DE JANEIRO DE 1979.


Nem é carne, nem é peixe. E se é está a apodrecer. Está-se sempre à espera do último jogo - aliás do último resultado - para saber o que vai acontecer ao treinador. Por muito que a Benfica Futebol SAD finja ignorar. Quem vê o Futebol e não olha apenas para ele sabe que é assim.

Com a instabilidade que existe
Se Rui Vitória fosse verdadeira aposta já tinha tido suporte mediático do presidente ou anúncio público de renovação/prolongação do contrato mesmo que fosse mentira. Luís Filipe Vieira costuma fazer o que viu fazer Pinto da Costa quando eram amigos. Aliás o Benfica é dirigido como Pinto da Costa dirige (ou dirigiu) o FC Porto. Só que numa versão mais pimba pois Pinto da Costa tem um nível de erudição e capacidade cultural superior ao nosso presidente. E de mafiosice também! E não o fazendo é porque os responsáveis da Benfica Futebol SAD estão à espera para perceber como se vai desenrascar Rui Vitória. 

Só faço balanços do contributo de cada um: dirigentes, treinadores e atletas
Quando estes encerram, em definitivo, o respectivo contributo para a Gloriosa História. Em tempos (19 de Maio de 2016) já escrevi acerca disso: Em Que Lugar Queres Ficar Rui Vitória? (Clicar)

Também abordei o assunto "regresso" de Jorge Jesus
Ainda que em função de Rui Vitória, em 11 de Junho de 2015: Os Seis Trabalhos de Rui Vitória  (clicar)

Tendo em conta o que já foi escrito
Muito já foi dito,mas muito mais haverá para dizer. Em breve será dito.

Os próximos jogos são cruciais
O Benfica nem está a saber aproveitar, na Liga dos Campeões, os calendários das competições nacionais serem feitos para facilitar "a vida" ao FC Porto, SL Benfica e Sporting CP. O Benfica tem jogado sempre nas jornadas do grupo E da Liga dos Campeões com mais 48 ou 24 horas de vantagem para os adversários. Vai voltar a ocorrer isso na 5.ª jornada. Eu já adivinhava (e queria) como escrevi em 26 de Outubro de 2018: Sorteio? Eu Quero é o 22 de Novembro (clicar)


 CALENDÁRIO DE JOGOS
(NOVEMBRO.DEZEMBRO/2018)
Mês
Dia
Adversário
Competição
Local
N
O
V
E
M
B
R
O
2
SEX
D 1-3
85.ª Primeira Liga.09
SLB/Casa
7
QUA
E 1-1
64.ª Liga Campeões.4
SLB/Casa
11
DOM
CD Tondela
85.ª Primeira Liga.10
Tondela/Fora
14
QUA
Jogos das selecções nacionais
18
DOM
21
QUA
22
QUI
FC Arouca
96.ª Taça Portugal.1/16
SLB/Casa
27
TER
FC Bayern Munique
64.ª Liga Campeões.5
Munique/Fora
D
E
Z
E
M
B
R
O
1
SÁB
CD Feirense
85.ª Primeira Liga.11
SLB/Casa
5
QUA
FC Paços Ferreira
12.ª Taça da Liga.02
SLB/Casa
8
SÁB
Vitória FC (Set.)
85.ª Primeira Liga.12
Setúbal/Fora
12
QUA
A.E.K. FC
64.ª Liga Campeões.6
SLB/Casa
16
DOM
CS Marítimo
85.ª Primeira Liga.13
Funchal/Fora
19
QUA
96.ª Taça Portugal.1/8
23
DOM
SC Braga
85.ª Primeira Liga.14
SLB/Casa
25
TER
NATAL
30
DOM
CD Aves
12.ª Taça da Liga.03
V.Aves/Fora


Derradeira oportunidade
O Benfica vai ter um jogo fácil, em 22 de Novembro (Taça de Portugal, frente ao FC Arouca, do segundo escalão, na "Catedral") depois de ter cedido meia dúzia de futebolistas que provavelmente farão, em média, cada um 60 minutos nas respectivas selecções. O FC Bayern Munique vai ser sobrecarregado nos jogos das selecções nacionais e depois tem logo um jogo para o campeonato nacional. Ou seja a "doer" ainda que não muito mas muito mais que o jogo do "Glorioso" e em 24 de Novembro. 48 horas depois! Não aproveites, não, Benfica. Depois queixa-te do árbitro!



Um dos maiores "cancros" do Benfica actual são os situacionistas às carradas que, dentro ou fora (em programas de televisão, artigos de jornal, foruns e blogues) fazem do Benfica um clube amorfo. Dizem que não se pode mudar pois está tudo bem. Os "inimigos" é que são culpados. Em Portugal só há um clube (Benfica) em que está tudo bem. Depois tudo muda ou quando tudo mudar, os situacionistas que são actualMENTE "uma floresta" vão dizer: Ainda bem que mudou! Estava tudo mal.

Vamos Benfica!

Alberto Miguéns








4 comentários
  1. https://ibb.co/eY2d3V
    Esta imagem é do filme em nome do pai, o realizador é Jim sheridan, Sabe qual é a ligação com o Gigante?!
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João Gil

      Não. Penso que é uma questão de enquadramento histórico tendo em conta o personagem ter como vivência e grata recordação enquanto está preso a estrondosa vitória do Man Utd FC sobre o Benfica na final da TCCE em 1968. É bom recordar que o Man Utd FC renascia das cinzas após o desastre aéreo de Munique e que os escoceses (através do Celtic FC) foram os primeiros britânicos a conquistar a TCCE, ou seja, sagraram-se primeiro campeões europeus que os ingleses.

      Saudações Gloriosas

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  2. Um post lucido.

    Já escrevi isto, por mais de uma vez, e repito: o Benfica precisa de alternativas válidas à presidência do clube, para que haja debate de ideias, confronto de opiniões.

    Da discussão nasce a Luz, e muito mal vão as instituições que cristalizam no tempo por falta de debate e diferenciação de estratégias para o futuro.

    O nosso presidente institui um caminho, com qualidades e defeitos, com um crescimento sustentado em termos de infra-estruturas, económicos e desportivos.

    Estrategicamente soube secar grande parte da oposição, tem ao seu dispor uma máquina de propaganda, a BTV, e só alguém com uma reserva moral e de Benfiquismo inquestionável, com ideias claras, eticamente inatacável, lhe conseguirá fazer frente.

    O Benfica não pode ter órgãos directivos perpétuos, 3 mandatos deveria ser o máximo, não pode ter sócios com 50 vezes mais peso nas votações, não pode ser questionado os méritos de quem é remunerado, nem a forma como o seu património é (não) escrutinado.

    Não deveria ser possivel o estatuido, só poder concorrer à presidência do clube quase às portas da morte(salvo o exagero).

    Os clubes de futebol são demasiado opacos, parecem uma réplica dos vícios do Estado e do Parlamento.

    Tenho amigos que dizem, tu serias um bom presidente, só pões os teus filhos à frente do Benfica - e existem muitos Benfiquistas assim, que, querendo uma mudança, devem avançar, para que nós sócios possamos ter várias visões para o nosso futuro, e podermos escolher um que nos honre e ao nosso passado.

    Não interessa se é Vieira ou fulano, interessa criar condições para que aconteça uma sã disputa para a presidência do clube.

    Viva o Benfica!


    ResponderEliminar
  3. A democracia continua bem viva, mas estão em confronto ideias antagónicas ainda que (por ironia) concorrendo para o mesmo fim. Só que o 'modus faciendi' difere substancialmente. É evidente que sempre houve e haverá motivos de crítica porque em cada homem habita um ponto de vista. Sempre defendi que tal como não se deve vir esgrimir com qualquer membro da família publicamente (por mais razões que possam existir), igual 'receita' se deve aplicar ao Benfica, a menos que existam outras razões como por exemplo 'questões de agenda'.
    Por mim que por diversas vezes não estou de acordo com determinadas decisões ou opções, tento encontrar sempre mecanismos internos para fazer chegar a minha discordância, crítica ou sugestão. É uma forma que tenho e continuarei a adoptar, seja qual for o Presidente ou o Treinador que se encontre em funções.
    Bem sei que existem personalidades (no sentido genérico do termo) que não gostam de passar despercebidas e as suas críticas ou sugestões só fazem sentido se forem publicitadas, uma faceta que nos levaria longe na análise...
    Observo alguma especulação a que não serão alheios os 'bitaites dos corredores' ou a cada vez mais intriguista onda destruidora dos média, sem excepção.
    Compete por isso a cada um avaliar o que está em jogo sem enveredar pelas 'palmas fáceis do seguidismo' ou do 'apanhar a onda do deita-abaixo', mantendo sempre a capacidade de análise e de crítica porque o Benfica está acima de todos nós...

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: