SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

06 novembro 2018

Não Gosto Muito de Fazer Isto

06 novembro 2018 2 Comentários
ATÉ PORQUE A GRANDEZA DO BENFICA É TANTA, TÃO ELEVADA E SECULAR QUE...



No Benfica não se escolhe...excluí-se.

Mas como um dedicado leitor desafiou este blogue criticando a escolha do Benfica
Eis o "Onze da Formação" que eu proporia para enfrentar aquele onze extraordinário do AFC Ajax recheado de alguns dos melhores futebolistas mundiais do seu tempo. Não foram promessas. Foram certezas. Não são miúdos. São homens. Não tiveram carreiras episódicas (ou que ainda não se sabe se serão ou não), tiveram carreiras longas com Glória. Muitos foram TRIcampeões Europeus. E deixaram outros tantos de fora.


Esta equipa de miúdos do Benfica levava 10-0 da equipa apresentada pelo AFC Ajax
Até porque Eusébio foi formado no Sporting Clube de Lourenço Marques. Estreou-se (1 de Junho de 1961) com 19 anos e quatro meses no "Glorioso". Coluna estreou-se (5 de Setembro de 1954) com 19 anos e um mês. Guilherme Espírito Santo estreou-se (20 de Setembro de 1936) com 16 anos e onze meses...na equipa de honra sem passar pela formação vindo da filial, SL Luanda. Mas... os futebolistas do adversário iniciaram-se ainda crianças ou como adolescentes no clube mais popular da Holanda e de Amesterdão. Se o AFC Ajax deixou "de fora" outros tantos de qualidade semelhante aos que apresentou no gráfico, o Benfica também: José Bastos (Campeão Latino), Artur Santos (Campeão Europeu 1961), Humberto Fernandes (Campeão Europeu 1962), António Bastos Lopes (sete campeonatos nacionais e cinco Taças de Portugal, em 15 épocas) e Rui Jordão (melhor avançado português pós-Eusébio) por exemplo, iniciaram-se nas categorias de formação do "Glorioso". 

Destes onze... nove não passam de jovens com um futuro promissor como futebolistas. Mas para terem o nível do onze apresentado pelo AFC Ajax vão ter de levar muito pela frente e aguentar, melhorando cada vez mais


Como disse o dedicado leitor deste blogue
Quem fez esta escolha ou é cego ou é parolo. Eu digo. Pode ser as duas "coisas" em simultâneo. Ou até mais do que isso! Pode ser muito mais do que cego e parolo. Isto são miúdos (tirando Rui Costa e Eusébio, mas este nunca jogou nos juniores do "Glorioso") a defrontar muitos dos melhores futebolistas do seu tempo com conquistas - e que conquistas - nos respectivos palmarés. Até fiquei admirado de não colocarem o Renato Sanches no lugar de Rui Costa! O que passou se? Brincadeira de um miúdo dentro do Benfica a escolher miúdos, parecendo que o Benfica não teve Bicampeões Europeus formados no Benfica. E não teve! Para quem pensa que o Benfica foi fundado em 2003!


Espero que esta labreguice não seja um mau pronúncio para amanhã!

Alberto Miguéns

2 comentários
  1. Caro "Toni do Benfica",

    Se me é permitida a "colherada", recordo-lhe o onze base do Benfica há 40 anos, temporada 1978/79: Bento, Bastos Lopes (lateral direito), Humberto/Eurico e Alberto; Toni, Shéu e João Alves; Chalana, Nené e Reinaldo. Eram 9 titulares oriundos da Formação, e apenas 2 "estrangeiros": Bento e Reinaldo. Dos 9 Atletas formados no Benfica, todos eles foram Internacionais A!

    Dessa Equipa treinada por Mortimore em 1978/79, habituais suplentes formados no Benfica eram "apenas" 10: Zé Henrique, Fidalgo, Alberto Bastos Lopes, Pereirinha, Vítor Martins (pertenceu ao plantel, mas naturalmente não jogou), José Luís, Cavungi, Jorge Silva, Diamantino e Rui Lopes.

    Outra curiosidade, desse plantel constavam os irmãos Bastos Lopes, e os irmãos Zé Luís e Jorge Silva.

    Caro "Toni do Benfica", agora faço-lhe uma proposta, consegue identificar nos ultimos 60 anos (justamente quando começaram as competições da UEFA) um plantel do Benfica, com 19 Atletas da Formação? Em igual período, consegue identificar um onze com 9 Atletas titulares oriundos da Formação, e desses 9, todos foram Internacionais A?

    Saudações des_Portistas do Bairro da Graça

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já "asneirei", o Toni chegou da Académica na temporada 1968/69, então com 22 anos, e já com 3 anos de Briosa. Não é, nunca foi formado no Benfica. Peço-lhe desculpa!

      Eliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: