SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

16 outubro 2018

Vejo Muito Benfica na Cidade do Porto

16 outubro 2018 1 Comentários
QUANDO VOU À CIDADE DOS PORTUENSES. É FÁCIL ENCONTRAR NO "GOOGLE MAPS" SÍMBOLOS DO BENFICA NAS JANELAS. ATÉ MAIS QUE EM LISBOA.


Em Lisboa não há essa tradição ao contrário do que ocorre na cidade do Porto. Andam há mais de 24 horas a falar do Benfiquismo na Invicta.

Numa pesquisa rápida pelas onze da noite
Não foi difícil encontrar numa das ruas do centro do Porto «Benfica à janela» (clicar).

Ainda me lembro enquanto adolescente
Delirar com os "autocarros eléctricos" de dois pisos vermelhos e brancos a passar numa das mais belas praças de Portugal, os Aliados, enquanto em Lisboa eram todos a verde-e-branco. Depois, quando foi criada a carreira n.º 50 (Moscavide - Algés) pela Segunda Circular a CARRIS adquiriu una autocarros Laranja. agora está tudo amarelo como em Berlim.


Pelos estudos que tenho visto em forma de sondagem por região (feita há uns anos) publicada no jornal "A Bola"
No concelho do Porto era metade/metade com o Sporting CP quase residual, cerca de 50/45/5, respectivamente, para FC Porto, SL Benfica e Sporting CP. O FC Porto só tinha valores à volta de 60/70 por cento em Vila Nova de Gaia, Gondomar e Maia. Entre 50/60 por cento em Matosinhos (os leixonenses são quase todos Benfiquistas), Valongo, Espinho, Trofa e Santo Tirso. Mesmo na Póvoa de Varzim, Vila do Conde, São João da Madeira e Arouca o Benfica era maioritário. Vale de Cambra e Oliveira de Azeméis não me lembra (talvez por então não fazerem parte da AMP). Entre final dos anos 90 do século XX e 2018 deve ter mudado pouco.



Viva o Benfica (do Minho ao Algarve)

Alberto Miguéns

NOTA: Espero que no próximo Recenseamento Geral da População (Censo 2021) seja feita a pergunta fundamental para tirar dúvidas com sondagens dúbias. Se perguntam se temos micro-ondas ou objectos "de divertimento" a pilhas, também podem perguntar uma daquelas questões que temos gosto em responder?



Esta pergunta fez parte do Censo 2011:




1 comentários
  1. Bom dia caro Alberto Miguéns.
    Oliveira de Azeméis é maioritáriamente SLB.
    Temos a casa do Benfica nº8 com Basquet e Volei de formação.
    Não sei ao certo quantos associados tem a casa, mas sempre que existem eventos, a adesão é forte.
    Reconheço que actualmente a comunidade Benfiquista anda discreta devido ao ódio vigente (que também passa por aqui à semelhança do resto do país) e que foi agravado pelos adeptos da UDO que nos vê como o inimigos a abater no Hoquei, Basquet e até no 2º escalão do futebol.
    Pena não se mobilizarem da mesma forma contra azuis e verdes.
    Saudações benfiquistas

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: