SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

21 setembro 2018

SLB: Só Ligo ao Benfica

21 setembro 2018 8 Comentários
POR ISSO NÃO FUI DOS QUE AGRADECEU O SEGUNDO GOLO DO FC BAYERN MUNIQUE...ANTEONTEM!



Como comecei a frequentar a "Saudosa Catedral" em Janeiro de 1979 e logo pouco mais de um mês depois, em 28 de Fevereiro de 1979, "levei" com a monumental edição do jornal "O Benfica" dedicado ao 75.º aniversário - já escrevi acerca dele num texto, em 30 de Novembro de 2017: O Benfica - Fim de Uma Era (clicar) - fui formatado para um Benfica de velhos. Tendo 18 anos de idade. Menos 57 que o "Glorioso".   


Embevecido por conhecer a Gloriosa História
Bem desenvolvida nesse jornal e depois completada de onde muita da informação havia sido retirada, pois devido ao semi-fracasso de venda entre 1954 e 1956, no início dos Anos 80 ainda era possível - embora significasse fazer muitas poupanças noutros produtos - comprar, numa livraria (Multinova) ao funda da avenida da Igreja a História do SLB 1904 - 1954 de Mário de Oliveira e Rebelo da Silva. O certo é que desde os primeiros tempos habituei-me a procurar quando chegava às velhinhas bancadas do Terceiro Anel, os velhos associados que tendo alguns deles a idade do Clube - até mais velhos que o Clube - para contarem histórias acerca de como era o Benfica quando o conheceram. Algumas delas impossíveis de serem publicadas. Outras conhecidas mas sempre com um toque pessoal.



Entre dezenas de conversas, por vezes monólogos
De quem teria 85, 75 ou 65 anos nos anos 80 algo era transversal a todos eles. Ligavam pouco aos nomes. Diziam (alguns, não todos, mas muitos) que tos os futebolistas estavam de passagem. Muitos dos que estavam a jogar até poderiam surgir um ano depois como fervorosos (e velhacos) adversários. O que interessava era que naquele dia funcionassem como peça de um onze que se queria demolidor. E assim fiquei formatado para sempre. E hei-de "morrer", na bancada da Luz, assim! Ou seja, um dia - provavelmente sem o saber - será o ultimo jogo, deve ser assim com 99 por cento de quem frequenta habitualmente os estádios de um clube em todo o Mundo.

Nunca assobiei, nem assobiarei um futebolista com o "Manto Sagrado"
Mas aqui por opção própria pois, mesmo antes de ser associado, já entendia que se assobiasse era quem contratava ou colocaria a jogar determinado futebolista. É verdade. No final de alguns jogos na «Saudosa Luz» (mais) e na "Catedral" (menos, que a idade pesa) já assobiei e injuriei (embora seja mais árbitros) dirigentes e treinadores do Benfica «por causa de alguns futebolistas». Mas sempre respeitei quem assobia, embora já tenha sido desrespeitado por quem assobia enquanto em bato palmas. Mas é o meu espírito democrático - extra-Benfica mas consolidado ao ir conhecendo cada vez melhor a Gloriosa História - oposto ao situacionismo e servilismo.

Na passada quarta-feira
Fiquei "tonto". Quando ouvi aplaudir o golo que daria uma derrota certa num jogo em que era fundamental não perder pois seguiam-se duas jornadas em terreno alheio e num mini-campeonato a seis jogos, perder o primeiro "em casa" é meio-caminho para ficar em 3.º ou 4.º lugar. Depois pensei, talvez para me satisfazer. Com tantos bilhetes oferecidos através das empresas patrocinadoras deve haver uns quantos milhares de pessoas que nem sabem bem o que é o Futebol e podem pensar que «futebolista do Benfica um dia, futebolista do Benfica toda a vida». Pensam que foi o golo do empate! Depois "acordei" e pensei. Cada um tem direito à liberdade de manifestar o que muito bem entender. Nisto olhei para o lustroso camarote presidencial - que se vê bem do meu lugar anual - e vi sorrisos em alguns dirigentes (não todos!) do Benfica e pensei à Tolstoi:  

Todos os Benfiquistas felizes se parecem uns com os outros
Mas cada Benfiquista infeliz é infeliz à sua maneira!

A fulanização do Glorioso Futebol está a dar cabo de mim

Alberto Miguéns

8 comentários
  1. Uma perspectiva com que me identifico.

    ResponderEliminar
  2. e de mim também, eu que nasci em 1979... estou a morrer aos poucos... com tanto amor e satisfação pelos outros, esquecem-se do NOSSO BENFICA... toca a FOCAR no BENFICA.

    ResponderEliminar
  3. Eu comecei a ir a Saudosa Luz nos finais dos anos 60. Foi ai que vi, aprendi, absorvi a minha ideia de Benfica. Paixao que me acompanha ate hoje.
    Tempos tristes e dificeis os que, como benfiquista, estou a viver.
    Poder-se-a dizer que os tempos mudam, tudo muda. Verdade. Mas o Benfica actual nao mudou so para melhor. Tambem mudou e parece continuar a mudar para pior. O que e triste e uma grande perda.
    Abraco

    ResponderEliminar
  4. Por acaso, eu nasci em 1958, o meu primeiro jogo no inferno da luz foi BENFICA faionor se se escreve assim mas nao sou professor, nessa noite de gloria chovia torrencialmente e eu um puto talvez o mais feliz de tantos milhares 90 120 nao sei, pedi a um camone que entrasse com ele e lá fui, milhares de chapéus se erguiam, mas o que mais queria ver era o EUSÉBIO o melhor jogador do mundo e vi como ele mudou o resultado que nos era desfavorável.
    NOTA: nao digas mal do teu amor por os outro o invejarem, O BENFICA precisa de todos os Benfiquistas, dizem mal dele por terem inveja dele, dizem mal dele por ser o maior de Portugal, dizem mal dele por nao suportarem a sua grandeza, dizem mal dele por ter os melhores adeptos, vamos remar todos para o mesmo lado ate que a verdade seja verdade esperando pelos tribunais, e nao por cobardes sem ética sem moral nao olhado a meios para atingir os fins que todos sabemos quais foram desaguou no maior escândalo de CORRUPÇÃO no norte do pais que tem pelo nome de APITO DOURADO, os CONDENADOS estao referenciados todos sabemos os seus nomes, Benfiquistas nao se distraiam os INIMIGOS estao desesperados falidos, estao á espera de algum balao de ar, vamos lhe dar a ultima estucada final.

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde.
    Ainda não acredito que vi aplaudirem um golo do adversário no estádio da Luz!!
    Nem que fosse o Eusébio a marcar ao Benfica eu aplaudia!!
    Tenham decência e apoiem o Glorioso não os adversários!!!
    Tristeza destes Benfiquistas modernos (para não chamar outra coisa)!!Só enchem o estádio para ver jogar adversários do Benfica e ainda aplaudem os seus golos!!
    Sim, sim, os que lá estiveram e que aplaudiram o golo de um adversário, foram lá para ver jogar o Bayern, por isso aplaudiram o seu golo.
    Quando o Maxi ou Fábio Coentrão marcaram golo ao Benfica, não aplaudiram porquê?!!
    Tenham decência e apoiem o Glorioso e só o Glorioso!!!
    Muito, mesmo muito triste...
    Força Benfica (não é força Renato)
    Carrega Benfica (não é carrega Renato)
    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
  6. Eu sou da decada de 60 e também não aplaudi, limitei-me a ficar calado e a pensar que tinha sido bom para o puto mas muito mau para nós.

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
  7. Totalmente de acordo amigo Flávio Oliveira.

    ResponderEliminar
  8. Jamais aplaudirei um golo contra o Benfica e pouco me interessa se quem o marcou foi formado oelo Benfica ou não! Saudações Benfiquistas! Remar para o mesmo lado devemos todos remar, menos para o lado da corrupção e bandalheira!

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: