SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

08 julho 2018

Já Não Há Flores Para Pepe

08 julho 2018 5 Comentários
COM A VERSÃO SAD'ÍCA D' OS BELENENSES A JOGAR NO ESTÁDIO NACIONAL RESTA ESPERAR CINCO TEMPORADAS ATÉ TER O VERDADEIRO CLUBE DE REGRESSO AO PRINCIPAL ESCALÃO.


O FC Porto vai deixar de poder homenagear Pepe junto ao memorial que surgiu no estádio das Salésias (denominado José Manuel Soares/Pepe) e transitou para o estádio do Restelo.

Homenagem de Pedroto por Pedroto
Não se tratando de Gloriosa História nunca cruzei informação mas como já têm questionado para este blogue o porquê dessa homenagem o que sei (e não sei o que é lenda e realidade, onde se cruzam e separam) consta o seguinte (contado por quem assistiu à primeira vez). José Maria Pedroto foi treinador do FC Porto em finais dos Anos 60 (1966/67 a 1968/69) e depois em finais da década de 70 (1976/77 a 1979/80) e pela terceira vez no início dos Anos 80 (1982/83 a 1983/84). Como futebolista fez a sua formação no Leixões SC (até 1947/48, com 19 anos). Depois rumou ao Algarve para cumprir o serviço militar em Tavira, jogando na Delegação do Benfica, em Vila Real de Santo António, o Lusitano FC (1948/49 e 1949/50). Consta que colocado em Lisboa, tentou sair da Delegação do Benfica para o...Benfica mas acabou a jogar no CF "Os Belenenses" (1950/51 e 1951/52). Daqui transferiu-se para o FC Porto onde jogou o que restava da década de 50 acabando como capitão. Esteve na conquista dos títulos de campeão nacional em 1955/56 e 1958/59 e na Taça de Portugal em 1957/58 não jogando a final. Foi enquanto capitão do FC Porto e ex-futebolista do CF "Os Belenenses" que teve uma «ideia política/diplomacia». Com o FC Porto sem expressão de popularidade (antes pelo contrário...) em Lisboa - sabendo o significado de Pepe para os adeptos - decidiu depositar, antes do jogo, uma coroa de flores azuis e brancas (as cores dos dois clubes) no memorial de homenagem a Pepe. Um gesto que seria repetido até 2017/18. Em 2018/19 já não será possível pois o encontro será no Estádio Nacional.  

«Teoricamente falando»...
Em início de Julho, a teoria ainda se superioriza àquela que poderá ser feita em Agosto. Até mesmo depois disso empurrando teorias e ideias até 7 de Outubro para o dia em que está previsto o "Clássico de Portugal" a jogar na "Catedral".

FC Porto: Vantagens e desvantagens
Calendário muito acessível até à 7.ª jornada. Supertaça conquistada, seis jornadas acessíveis e dois jogos na fase de grupos da Liga dos Campeões. O FC Porto terá óbvia vantagem mas falta saber que adversários e que situação "casa/fora" terá nas duas jornadas iniciais para a principal competição da UEFA. A nível do campeonato nacional podemos considerar que serão quatro jogos "em casa" e dois "em campo neutro" pois defrontará o CF "Os Belenenses" no Estádio Nacional e o Vitória FC em Setúbal, mas este continua a ser o "jogo oficial mais amigável que há em Portugal".

SL Benfica: Vantagens e desvantagens
Tudo dependerá de conseguir (ou não) ultrapassar as duas pré-eliminatórias para acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões. Tudo o mais são conjecturas ainda mais teóricas que as multi-teorias feitas neste momento.

CALENDÁRIO DE JOGOS ATÉ INÍCIO DE OUTUBRO (2018/2019)
Mês
Dia
Adversário
Competição
Local


A
G
O
S
T
O
01
QUA
04
SÁB
CD Aves
40.ª Supertaça
Aveiro/Neutro
08
QUA
3.ª Pré-eliminatória LC/1.ª m
12
DOM
Vitória SC (Guim.)
85.ª Primeira Liga.01
SLB/Casa
GD Chaves
Dragão/Casa
15
QUA
3.ª Pré-eliminatória LC/2.ª m
19
DOM
Boavista FC
85.ª Primeira Liga.02
Bessa/Fora
CF "Os Belenenses"
Jamor/Fora
22
QUA
4.ª Pré-eliminatória LC/1.ª m
26
DOM
Sporting CP
85.ª Primeira Liga.03
SLB/Casa
Vitória SC (Guim.)
Dragão/Casa
29
QUA
 4.ª Pré-eliminatória LC/2.ª m
S
E
T
E
M
B
R
O
2
DOM
CD Nacional
85.ª Primeira Liga.04
Choupana/Fora
Moreirense FC
Dragão/Casa
5
QUA

Jogos das selecções nacionais
9
DOM
12
QUA
16
DOM
12.ª Taça da Liga.1
19
QUA
64.ª Liga Campeões.1
23
DOM
CD Aves
85.ª Primeira Liga.05
SLB/Casa
Vitória FC (Set.)
Bonfim/Fora
26
QUA
Sem jogos
30
DOM
GD Chaves
85.ª Primeira Liga.06
Chaves/Fora
CD Tondela
Dragão/casa
O
U
T
3
QUA
64.ª Liga Campeões.2
7
DOM
FC Porto
85.ª Primeira Liga.07
SLB/Casa
SL Benfica
SLB/Fora
NOTAS: Em 23 de Julho, sorteio para a 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões; Em 6 de Agosto, sorteio para a 4.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões; Em 30 de Agosto, sorteio para as seis jornadas para a "fase de grupos" da Liga dos Campeões

Acorda, Benfica

Alberto Miguéns


NOTA: Quando o CF "Os Belenenses" regressarem ao principal escalão espero que cheguem já equipados À Pepe (mesmo sem os calções pretos com que Pepe sempre jogou), ou seja, havera "Os Belenenses" com origem certificada. Azul Belém!


Deitar "isto" para o caixote dos erros na História do Futebol Português:


Viva o cromático mais bonito de um jogo em Portugal sobre um relvado:



5 comentários
  1. Boa noite Alberto, já deves saber quem eu sou de tanto que te tenho escrito nas ultimas semanas, estou também a tentar fazer o histórico do futsal feminino, queria desta perguntar-te não pelas marcadoras, mas sim como é que eu próprio posso descobrir essa informação? Existe algum local onde possa consultar isso? seja pela internet ou mesmo presencialmente? O almanaque do Benfica terá essa informação? Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Benfiquista

      Não existe informação pública.

      Duas hipóteses: alguém que acompanhou os jogos quando nem notícia de rodapé eram no jornal O Benfica, no portal e na Benfica TV/BTV ou falar com alguém da secção, por exemplo Rita Martins.

      Saudações Gloriosas

      Alberto Miguéns

      NOTA: Até para a equipa sénior masculina terá omissões durante as cinco/seis temporadas iniciais...

      Eliminar
  2. É curioso que é um sentimento comum dos adeptos do Belenenses o facto de não gostarem do SLB. Igualmente curioso o facto de não terem o mesmo sentimento para com o SCP e em particular para com o FCP. Eles lá o sabem porquê mas acredito que historicamente até não será esse o único dos seus equívocos.

    A actual situação SAD vs Clube no CFB é algo de vergonhoso e no fundo previsível. Se não for bater no fundo então estará muito perto disso. Desde o abandono das Salésias nunca mais o CFB foi o mesmo. Curioso. O SLB precisou de sair das Salésias para se tornar o gigante que é e que será. O CFB saiu das Salésias e infelizmente continua e continuará o seu percurso de definhamento.

    ResponderEliminar
  3. Há ai uma coisa no calendário que me faz confusão: a primeira jornada da fase de grupos da taça da Liga.

    Ora se só os 4 primeiros tem entrada directa, quando e que o Rio Ave vai jogar a sua eliminatória? Enquanto faz a pré-eliminatória da Liga Europa?

    Mais uma à "Futeluso"!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Benfiquista

      Há a data alternativa de 26 de Setembro tal como a 3.ª jornada (a jogar na última semana de Dezembro) pode ser antecipada para 5 de Dezembro.

      Penso que o Rio Ave FC joga a 2.ª fase da Taça da Liga. A 1.ª fase é em 21/22 de Julho mas a 2.ª fase tem duas datas em alternativa: 29 de Julho ou 5 de Agosto.

      Gloriosas Saudações

      Alberto Miguéns

      Eliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: