Caso de Estudo (Dia 3) - Em Defesa do Benfica
A criação deste Blogue, ideia de António Melo, tem como objectivo divulgar, defender o Sport Lisboa e Benfica e a sua Gloriosa história. Qualquer opinião aqui expressa vinculará apenas o seu autor, Alberto Miguéns.

SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

01/07/2018

Caso de Estudo (Dia 3)

01/07/2018 + 3 Comentários
COMO PENSO QUE A ÉPOCA ANTERIOR E A ACTUAL VÃO SER SEMPRE UM CASO «À PARTE» NA GLORIOSA HISTÓRIA HÁ QUE  FAZER O INVENTÁRIO DESTA TRANSIÇÃO.




NOTA INICIAL: Só a partir de «NOVIDADES OU NEM ISSO» o texto é original. Esta primeira parte pode já ter sido lida (pois foi publicada) ontem.

O Benfica perdeu um campeonato e perdeu, mesmo, uma temporada que jamais podia ser perdida e que poderá ter consequências nas seguintes.
2017/18 - Já aqui foi abordado o assunto diversas vezes, desde a senilidade do presidente do FC Porto, à introdução do videoárbitro e à «oportunidade soberana» em pôr o FCP de pantanas durante anos... Desde saber-se que 2016/17 já tinha corrido mal a nível europeu - o Benfica dependeu da derrota do Besiktas JK, em Kiev, para não ser "despromovido" para a Liga Europa - até saber-se que o FC Porto estava a usar todos os meios para debilitar o Benfica. Tudo se sabia, parte importante foi ignorado;
2018/19 - Como vai o Benfica recuperar o tempo perdido e formar três plantéis seniores? Com dificuldades acrescidas devido ao que se passou em 2017/18! Sabia-se que Junho/Julho de 2018 seria ano/meses de campeonato do Mundo e que o segundo classificado teria quatros jogos (duas pré-eliminatórias) para ter acesso a uma Liga dos Campeões que também se sabia que iria distribuir mais dinheiro em 2018/19. Só não se sabia quanto, quando se iniciou 2017/18! E na última jornada o "Glorioso" ficou a depender do Sporting CP não vencer no Funchal para poder ser 2.º classificado.

Surpresas
Em termos de ausências apenas a de Samaris. Eliseu foi dispensado sem honra nem glória. Paulo Lopes já se sabia passar a outras funções. Raúl foi transferido num empréstimo, em princípio, a "fundo perdido". Diogo Gonçalves e João Carvalho rumaram a Inglaterra. Salvio (Argentina), Rúben Dias (Portugal), Zivkovic (Sérvia) e Seferovic (Suíça) estão no Mundial, bem como a aquisição: Ebuehi (Nigéria).
Em termos de novidades, o regresso de Ola John e Willock. Assim Carrillo (Peru) no Mundial tal como Kalaica e Chrien são incógnitas.

Dia 1 (28 de Junho)
Treino vespertino na "Catedral". Treino de conjunto. Nada a assinalar em relação aos plantéis da Equipa B e de Sub-23.

Dia 2 (29 de Junho)
Os mesmos 30. Nada de novo, mas também nada havia a esperar. São dias de treinos intensos, entrosamento, percepcionar o potencial individual, criar rotinas tácticas e recuperar os dois lesionados. «Dar tempo ao tempo». Preocupante a lesão de David Tavares que terá de se submeter a uma cirurgia complexa e de recuperação demorada. Boas notícias segundo me disse um "passarinho": Samaris (não conseguindo clube) apresenta-se em 8 de Julho (Dia 11). Os "eliminados" (Ebuehi, Zivkovic e Carrillo) chegam a 14 de Julho (Dia 17). A tempo da ida para Inglaterra! De Kalaica e Chrien não se fala. Nem de Ferro! Mas este nem no "quadro" me atrevi a colocá-lo. Mas estive tentado pois arredondava o plantel para 40! 

NOVIDADES OU NEM ISSO


Dia 3 (30 de Junho)
Dois aspectos positivos ou três. Dois na Rússia com Salvio e Rúben Dias a chegarem mais cedo. Agosto está à porta! O presidente assistiu ao treino. Certamente perceberá se está tudo em ordem ou há mais para ir fazendo de modo a garantir uma boa pré-época, a conquista do troféu de homenagem a Eusébio e um Agosto com gosto, ou seja, sete vitórias: quatro no apuramento para a Liga dos Campeões e três para o campeonato nacional.



PLANTEL PRÉ-TEMPORADA 2018/19
Futebolista
Pos
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
Número no treino
30
30
29









Bruno Varela
GR












Svilar
GR












Odysseas *
GR












André Ferreira
GR












André Almeida
DD












Alex Pinto
DD












Ebuehi
DD












Grimaldo
DE












Yuri Ribeiro
DE












Luisão
DC












Jardel
DC












Lisandro
DC












«Kalaícha»**
DC












Rúben Dias
DC












Conti
DC












Lema
DC












Salvio
MD












Ola John
MD












Rafa
MD
L
L
L









Heriberto
MD












Carrillo
MD












Cervi
ME












Willock
ME












João Amaral
ME












David Tavares
ME


Lesão grave no joelho esquerdo
Fejsa
MC












Samaris
MC












Pizzi
MC












Zivkovic
MC












Chrien
MC












Krovinovic
MC
L
L
L









Keaton Parks
MC












Chiquinho
MC












Gedson
MC












João Félix
MC












Jonas
AV












Seferovic
AV












Ferreyra
AV












Castillo
AV













NOTA: * O guarda-redes terá este nome no "Manto Sagrado"; ** Pronúncia em croata

Dia 4 (1 de Julho)
C

Dia 5 (2 de Julho)
C

Dia 6 (3 de Julho)
C

Dia 7 (4 de Julho)
C

Dia 8 (5 de Julho)
C

Dia 9 ( 6 de Julho)
C

Dia 10 (7 de Julho)
C

Dia 11 (8 de Julho)
C

Dia 12 (9 de Julho)
Início do estágio em Tróia/Portugal.

 CALENDÁRIO DE JOGOS (JUNHO.AGOSTO/2018)
Mês
Dia
Adversário
Competição
Local
J
U
N
27
QUA
28
QUI
Início da temporada de 2018/19
29
SEX



J
U
L
H
O
01
DOM
04
QUA
08
DOM
09
SEG
Início do estágio em Tróia
10
TER
FK Napredak (Sér)
Tor. Internacional do Sado
Setúbal/Neutro
13
SEX
Vitória FC Setúbal
Tor. Internacional do Sado
Setúbal/Fora
15
DOM
Início do estágio em St. Georges's Park (Inglaterra)
18
QUA
21
SÁB
Sevilha FC (Esp)
Particular
Zurique/Neutro
22
DOM
25
QUA
BVB 09 Dort. (Ale)
T. Internacional Campeões
Pitsburgo/Neutro
28
SÁB
Juventus FC (Itá)
T. Internacional Campeões
Harrisson/Neutro
29
DOM
A
G
O
S
T
O
01
QUA
Olympique Lião (Fra)
X Troféu Eusébio Cup
Algarve/Neutro
05
DOM
08
QUA
3.ª Pré-eliminatória LC/1.ª m
12
DOM
85.ª Primeira Liga.01
15
QUA
3.ª Pré-eliminatória LC/2.ª m
19
DOM
85.ª Primeira Liga.02
22
QUA
4.ª Pré-eliminatória LC/1.ª m
26
DOM
85.ª Primeira Liga.03
29
QUA
   4.ª Pré-eliminatória LC/2.ª m
NOTAS: Em 6 de Julho, sorteio para o 85.º Campeonato Nacional; Em 23 de Julho, sorteio para a 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões; Em 6 de Agosto, sorteio para a 4.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões

Vamos, Benfica!

Alberto Miguéns

3 comentários
comentários
  1. Sr. Alberto Miguéns , li o seu texto, que eu subscrevo inteiramente. Também ainda não me passou da "moleirinha" o autêntico FIASCO da época passada...que eu atribuo inteiramente ao nosso técnico principal e á nossa Direção. Todas as equipas têm um Diretor para o Futebol ( alguém com "peso", que terá como missão criticar e salientar certas incompetências e tomadas de decisão que toda a gente sente serem mal tomadas...menos a nossa "estrutura"!!!) Re-habilitámos o porto e fizemos com que os seus atletas subissem ce cotação e com esse clube que á beira do abismo. É obra. E não sou dos que consideram que a nossa "barracada" seja consequência da divulgação dos "mails" do Benfica ou dos ataques miseráveis da imprensa contra nós. A qualidade dos atletas que o Benfica tem vindo a recrutar, é no mínimo fraca. A exigência de Rui Vitória ,( quanto a mim…) é inferior aquela demonstrada por jj. Por fim, como é vincado, não é normal que nesta altura a equipa tenha perto de 40 atletas, com muitos sem saberem para onde vão. Vícios antigos são difíceis de erradicar, para prejuízo do clube.

    ResponderEliminar
  2. É bom Samaris voltar? Não traz grande coisa ao Benfica. Com o retorno do Alfa Semedo, é tentar vender.

    ResponderEliminar
  3. O que faz aqui o Luizão?
    A sua renovação não se justfica nem nunca foi noticiada.

    ResponderEliminar

Subscrever este blogue