SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

05 maio 2018

Não Sabes? Inventa!

05 maio 2018 7 Comentários
NÃO ESTAVA A PENSAR ESCREVER ACERCA ESTE ASSUNTO MAS O FACTO DE QUATRO LEITORES DESTE BLOGUE TEREM COLOCADO A QUESTÃO LEVA A FAZER UM PEQUENO TEXTO.

Quando há jogos destes, entre o Benfica e o Sporting CP e o FC Porto ou outros encontros repetidos em Portugal ou do "Glorioso" frente a adversários estrangeiros com mais frequência logo aparecem "artigos cogumelos" em jornais, programas de televisão ou na internet a anunciar agora situações centenárias que nunca ocorreram ou não ocorreram com os pormenores que descrevem. O texto em causa é este (clicar) e não havendo paciência nem necessidade (ver NOTA FINAL) fica apenas a denúncia de duas mentiras e a consequente reposição da verdade. Muito das incorrecções que abundam ciclicamente a propósito destes jogos devem-se mais ao «jornalixo» (procurando o burlesco e o sensacionalismo) que ao jornalismo (informando com rigor).

O que se passou (utilizando uma transcrição rigorosa feita da página 2 do jornal "Os Sports" publicado em 12 de Dezembro de 1907):


História do Sport Lisboa e Benfica 1904/1954; I Volume; página 66; Mário de Oliveira e rebelo da Silva; 3.º fascículo; Lisboa; Março de 1954; edição dos autores 

Ora se isto foi o que se passou (desmentindo o que "querem", em 2018, que se tenha passado):



Alberto Miguéns

NOTA FINAL: Há muito que está previsto fazer a evocação desta data (1 de Dezembro de 1907) e deste jogo (Primeiro Dérbi de Lisboa) neste blogue, mas no dia 1 de Dezembro têm ocorrido sempre outros acontecimentos que têm inviabilizado essa publicação que terá vária documentação de Dezembro de 1907 pois, felizmente, o jogo e os acontecimentos estão bem documentados. Aliás já foi anunciado neste blogue para 2017 (clicar) pois seriam os 110 anos, mas nesse dia o Benfica jogou frente ao FC Porto.


Talvez em 2018 (111.º aniversário desse jogo) embora data "problemática" por ser sábado de jogos!
7 comentários
  1. Fico sempre abismado com preguiçosos e mentirosos. A ignorância cura-se se houver vontade de aprender mas a má-formação e a mentira por opção deliberada são muito mais complicadas de curar. É recorrente esta sofreguidão verde de tentar mentir sobre factos bem estabelecidos e de colocar nos outros os seus próprios defeitos. Ignorância ou mentira dá sempre em figura triste.

    Gastassem eles tempo e recursos em tentar revelar melhor a sua própria história da fundação e dos primeiros dias como tentam aldrabar a história dos outros que os incomoda por ser tão Gloriosa.

    Muito bom texto. E que um dia destes tenhamos o prazer de saborear esse texto-pitéu sobre o primeiro de todos os dérbis.

    Obrigado e Viva o Sport Lisboa e Benfica!

    ResponderEliminar
  2. Mas que grandes vigaristas! É que não há pachorra!

    ResponderEliminar
  3. O Sporting ganhou 2-1 ao Sport Lisboa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo da treta

      Os leitores deste blogue sabem ler e não são anónimos. O SCP ganhava por 1-0 ao intervalo e não ficaram no balneário à espera que o temporal terminasse impedindo o início do segundo tempo. Entendes?

      Saudações do Tetracampeão

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  4. Carissimo Sr.Alberto,onde posso consultar o livro "História do SPORT LISBOA E BENFICA 1904-1954"??Saudações gloriosas!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Benfiquista Amaral

      Na Biblioteca Nacional, Campo Grande, em Lisboa.

      Gloriosas Saudações

      Alberto Miguéns

      Eliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: