SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

17 abril 2018

E Quem Nos Protege Dos Jornalistas?

17 abril 2018 0 Comentários
NA VERDADE QUEM ESTÁ A TRABALHAR NÃO DEVE SER IMPEDIDO DE O FAZER.


Já chegam os "penduras" que nada fazem e muito exigem. Mas...há sempre um mas...

Os jornalistas são peritos em porem-se a jeito
Embora nada justifique que sejam incomodados, muito menos impedidos de exercerem a sua profissão. O que se passa é que são vítimas dos órgãos a que pertencem, por estes não terem capacidade de auto-regulação. Pelo contrário, principalmente as televisões, todos (ou quase todos, menos os que ganham dinheiro com isso...) temos ideia que pelas audiências (ou seja, dinheiro, outra vez o capital) são capaz de tudo. TUDO!


Programas vis e abjectos
Instigam ao ódio e depois não querem ser odiados. Semeiam ventos e não querem colher tempestades. Inventam notícias e depois não querem ser notícia. Passam das redacções para a política e da política para os departamentos dos clubes, decalcando os vícios, traições, manipulações, mentiras, cobardias e oportunismos da «Política À Portuguesa» para o «Futeluso». Mudam de lado como quem muda de fralda.


Eu já fui vítima dos «jornalistas»
Há alguns anos, muitos ou não, depende do conceito que se tem do tempo, o Benfica perdeu logo no início da temporada um jogo em que foi bem «roubadinho» pela arbitragem. Uma escandaleira monumental. Depois de sair do estádio vi, ao longe, um foco de luz e alguém rodeado de adeptos a entrevistar os descontentes com o resultado que em vez de denunciarem a vergonha da arbitragem estavam a criticar internamente o Clube. Como percebi que era assunto desinteressante continuei a minha caminhada em direcção ao destino. Eis que do nada ou quase...

Surge um angariador para arranjar entrevistados que...
Ao aperceber-se da existência de um espectador (de bancada) do jogo que iria passar ao lado da manipulação mediática teve o descaramento de elevar a fasquia dizendo: «Não quer aproveitar para dizer mal do treinador!?» Eu ficando estupefacto, apesar de jovem, perguntei...meio-indignado, meio-incrédulo sentindo-me manietado e condicionado. «O quê?». E não é que o "angariador" (que continua activo nos media) repetiu a frase! Não me contive e retorqui qualquer coisa do tipo: Vocês pensam que conseguem fazer de todos os espectadores de Futebol um bando de parvos que vão atrás dos interesses oportunistas da Comunicação Social?! Virei costas e mandei-os a um sítio que eu cá sei...  



Nós os leitores/ouvintes/telespectadores
Se os jornalistas têm um, também temos de criar um sindicato, o STOP: Sindicato dos Tramados Observadores Pagantes. É que, pelos vistos, tendo em conta o caminho que isto ameaça levar, já faltou mais para os Benfiquistas inventarem, numa brincadeira inócua, apenas simbólica, as:

FP- 28 de Fevereiro


Alberto Miguéns

NOTA: Para a notícia do jornal Record (clicar)

Enviar um comentário

Artigos Aleatórios

Apoio de: