SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

08 fevereiro 2018

Um Glorioso Bíblico?! Esta Agora!

08 fevereiro 2018 4 Comentários
A PROPÓSITO DESTE BLOGUE TER ASSINALADO OS 134 ANOS DO NASCIMENTO DE JOSÉ ROSA RODRIGUES LOGO UM LEITOR SE LEMBROU...



O Benfica é como Jesus Cristo. Nasceu em Belém (os pais foram obrigados a recensearem-se em Belém) mas tinha ligação à Nazaré (de onde eram naturais José e Maria)! Que distam cem quilómetros na Palestina e por cá...também!



Não há qualquer dúvida que as redes da família Rosa Rodrigues (Catatau) vinham da Nazaré para Belém. É Daniel Santos Brito - balconista na Farmácia Franco e secretário do Clube, entre 28 de Fevereiro de 1904 e 13 de Setembro de 1908 - que o escreveu em 1950.



Os Rosa Rodrigues tinham armações para pesca na Ericeira desde 1886. A família Real fugiu de Portugal, após a implantação da República, em duas barcas (Bonfim, com D. Manuel e Navegador, com a Rainha D. Amélia) dos Rosa Rodrigues.




Uns anos antes...os Rosa Rodrigues transferiram a barca "Catatau" de Cascais para a Nazaré. Em 19 de Julho de 1891 estrearam-se na pescaria ao largo da Nazaré. Até estragarem as redes que depois vertiam para as futeboladas em...Belém (Lisboa). 



Um ano depois, em 1892 estabeleceram os "Banhos Quentes" para dar banho aos veraneantes. 



Um ícone na Nazaré que merece a aguarela que está aqui em baixo: 



O tempo muda mas a fibra deste Benfica mantém-se sempre "firme e hirto" e com redes nas balizas.

Abençoado Benfica

Alberto Miguéns

Em Stonehenge não sei como é o Solstício de Inverno (nunca o vi) mas o de Verão é uma das Maravilhas do Sistema Solar "aprisionado" pelos terráquios! Não havia o Cristianismo de dar ao seu símbolo e criador este dia de início de Inverno em que tudo cresce até começar a minguar no de Verão!

NOTA1: Cá por casa mantém-se anualmente a tradição do nascimento de Cristo (ao contrário da generalidade do Mundo Ocidental): não faz sentido ser consumista, atafulhando tudo e todos de ofertas e empanturrando-se de comida, comemorando uma data de nascimento de um ser cujos pais nem dinheiro tiveram para alugar uma cama num albergue, sobrevivendo com o bafo de um burro e uma vaca. Jesus que deve ter nascido na Primavera (havendo pastores no campo junto dos rebanhos) mas foi depois bem adaptado a um dia próximo de 22 de Dezembro, solstício de Inverno (menor dia - com Sol à vista - do ano) e ainda mais tarde - calendário juliano - a quase final de ano, pois o ano romano (antes da reforma de Júlio César) terminava em Fevereiro, daí ser acrescentado um dia de acerto de calendário de quatro em quatro anos lá com aquela "mania" que os romanos inventaram para o calendário: 28 de Fevereiro era "o sexto dia para as calendas" (de onde surgiu calendário) primeira Lua Nova de Março/Marte, deus da guerra. Era como a numeração: IX (falta um para dez!) Eram mesmo loucos:

NOTA2: Longe vão os tempos de dar banho aos meninos (e principalmente às meninas que eram um ás). Agora é tudo muito autónomo. Bons tempos de ir às barracas "portistas", na Figueira da Foz, para numa fisga demasiado pequena espreitá-las a mudarem de roupa!





4 comentários
  1. Estes cruzamentos entre a História do Glorioso com episódios da História de Portugal e Universal são sempre fascinantes. Há muita coisa interessante que se sabe e muito ainda por saber. Muito bom.

    ResponderEliminar
  2. Vou à boleia do Carocha: aprender mais sobre a história do Glorioso entrecruzada com estas pequenas histórias é um deleite. Saber que as primeiras redes do nosso Clube vieram da Nazaré é algo que nunca o saberia a não ser neste blogue do Alberto. Uma praia e uma localidade que me dizem muito, ou não tivesse sido aí que passei as férias da minha meninice.
    Este é daqueles artigos para guardar bem guardados...

    ResponderEliminar
  3. Caro Alberto, para quando um livro, que englobe todas estas fascinantes histórias que nos alimentam diariamente a alma? Cumps.

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: